Balanço Comentado – Ultrapar – UGPA3 – #2018

Vamos nesse balanço comentado falar sobre os últimos resultados da Ultrapar UGPA3 nesse 1T18. Falaremos sobre o histórico da empresa até o momento e principalmente vamos abordar os maiores riscos da Ultrapar. Quer saber o que pode comprometer a Ultrapar e fazer com que ela perca cerca de 70% dos seus lucro ? Então confira no vídeo abaixo.

gosteiTodo o conteúdo do blog é distribuído gratuitamente e continuará assim pra sempre .  A única forma de remuneração é através da inserção de propagandas, portanto, se gostou do vídeo, por favor, clique no botão de “Gostei”, no topo do vídeo.  Desta forma, quando clicar na propaganda que aparece antes do inicio do vídeo, o blog será remunerado.

Tá rolando um debate nos comentários sobre as possibilidades de recarga do carro, particularmente acredito que no futuro a energia será transmitida pelo ar via wifi, parece loucura… nem tanto, já existem cases de celular que você não precisa mais de conectar cabo nele, recebe a energia via ar, onde vc estiver na sua sala o celular vai estar sendo carregado, confira no video abaixo.

Acredito que com isso as ruas devem ter algum dispositivo que envie essa energia diretamente para os carros. Assim sendo, não precisaríamos de postos para isso, nem nada de troca de bateria ou recarga como vemos hoje.

Outro complemento do leitor Cristian Gadelha foi essa noticia de que no Japão (sempre o ele na frente de tudo) já temos mais tokens de recarga do que bombas de combustível, essa aí é para os que acham que isso nunca iria ocorrer. Leia aqui.

Colabore com o blog

Todo o conteúdo do blog é distribuído gratuitamente. Acredito que a informação deve ser democratizada, minha ideia ao criar o blog, foi acima de tudo, ser um instrumento para ajudar o pequeno investidor a conhecer e compartilhar informações sobre a bolsa de valores e o mundo dos negócios. Por isso sempre estou a produzir conteúdos relevantes ao tema, trazendo vídeos e artigos atualizados.

joker LREN

Se você gosta do blog, se você já aprendeu algo por aqui, se você se identifica de alguma forma com o nosso trabalho realizado aqui e quiser demonstrar isso através de uma colaboração, utilize um dos botões na lateral do site para realizar uma doação única, agora estamos com a opção de bitcoin. Nós deixaremos nosso muito obrigado a você no nosso Papo de Dividendo. Já pagou seu dizimo esse mês? “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.” (Provérbios 11:24)

 

29 thoughts on “Balanço Comentado – Ultrapar – UGPA3 – #2018

  • 2 August 2018 at 14:11
    Permalink

    Boa tarde Viver de Dividendos. Primeiramente, parabéns pelos Balanços comentados, bem como pelo Blog. Trata-se de um excelente instrumento de obtenção de informações e orientações para quem, como eu, quer se aprofundar nos investimentos em ações, dado que não é fácil obtermos orientações para esses investimentos de forma confiável. Considero sua abordagem técnica, leve e, principalmente, com coerência frente ao mercado e ao mundo real.
    Tenho utilizado as técnicas que você orienta para analisar os balanços das empresas, entretanto, encontro dificuldades para compilar algumas informações, principalmente quanto ao endividamento dos bancos brasileiros, haja vista que possuo posição de quatro dessas instituições em minha carteira.
    Quanto as demais empresas, não encontro dificuldades para calcular o endividamento, consoante suas técnicas. Todavia, quanto aos bancos, devido a minha inexperiência, tenho encontrado dificuldades.
    Você poderia realizar um balanço comentado de algum Banco brasileiro, com foco principalmente no endividamento? Obrigado, um abraço e novamente parabéns.
    Mauricio.

    Reply
    • 2 August 2018 at 16:24
      Permalink

      ola MH

      não se analisa endividamento de banco igual empresa

      cara banco é uma parada completamente diferente de analisar, podíamos até fazer um post sobre isso, mas precisaríamos de mais gente interessada, vamos ver se a galera anima

      mas só pra não te deixar na mão vc tem que olhar alguns indicadores diferentes, esqueça tudo oq vc sabe sobre analise de empresa, banco é outro universo

      foco principalmente em IB, PDD, MB, PDD/LL, NIM, IC, CR, LCR olhe esses indicadores sao alguns termômetros para te ajudar a entender os numeros dos bancos

      recomendo a leitura desse artigo onde fiz uma pequena analise do HSBC lá em 2014 quando comprei o maldito, dá uma lida q talvez sirva de base pra vc se aprofundar ou entao aguarda o artigo que vai sair aqui (um dia sai)

      ps. as pessoas tem que aprender a fazer pergunta e ter mais modos, vc chegou na maciota e na boa intenção então pessoas assim eu sempre estou aberto a ajudar, agora tem uns mongolóides que chegam se achando e bancando o sabidão aqui, querendo humilhar e tal, pra esses vai levar pesada no peito mesmo, que esse post do MH sirva de exemplo para os demais de como perguntar com educação e pedir ajuda. #ficaalição #recadodado

      Reply
      • 3 August 2018 at 15:52
        Permalink

        Obrigado pela força VD, vou dar uma olhada nesse balanço comentado do HSBC publicado em 2014 e nos indicadores que orientou.
        Respeito e admiro muito seu trabalho e disponibilidade em ajudar quem quer investir no mercado de ações, sem falar na coragem de imigrar para outro país com a família e filho pequeno, não é para qualquer um, parabéns. Abrç.

        Reply
    • 5 June 2018 at 23:13
      Permalink

      massa CG vou ate adicionar no post.

      Reply
  • 1 June 2018 at 18:29
    Permalink

    Show!
    Parabéns, VD por um post tão interessante (assisti INTEIRO viu, rs)!
    Muito importante enfatizar esse ‘turn over’ dos carros elétricos e o quanto isso afetaria os 70% (“apenas” rs) da Receita da UGPA3.
    Porém, uma coisa me deixou em dúvida e gostaria de te fazer uma pergunta:

    Guerra na Síria (pra saber se o controle o petróleo será dos EUA, com ele saindo do Qatar ou se será Russo, com ele saindo do Iran – mesma reserva: Golfo Pérsico).
    Russia tomando a Crimeia (onde passa “todo” o gás natural para a Europa não morrer de frio) e com planos de explorar o Ártico (com MUITA reserva de petróleo).

    Venezuela querendo desvincular o Petróleo do Dollar e se F*! Lembrando que o ultimo que tentou desvincular o petróleo do Dollar foi o Gaddafi na Líbia (e teve uma morte brutal).

    Em resumo: Petróleo = Dollar… Dollar = EUA… PETRÓLEO = forte CONTROLE da economia. Minha pergunta é:

    Será que os EUA (que dentem maior parte das tecnologias com potencial para substituir o petróleo) irá mesmo deixar o petróleo em 2º plano antes de se esgotar a ultima reserva?!

    Forte abraço! =)

    Reply
    • 1 June 2018 at 19:42
      Permalink

      fala IL

      Obrigados pelas considerações.

      Bom vamos lá sobre o GN a guerra da Síria diz muito do que está em jogo e mostra que a Russia ta gastando uma fortuna pra não deixar a USA tomar o pais pois abriria as portas da entrada de GN na Europa, acho que a Guerra lá ainda vai continuar rolando, e a USA vai tentar isso de uma forma ou de outra, estão recuando pra sentar a poeira mas a coisa vai continuar

      Suécia ja alertou os cidadÕes de uma guerra eminente, em parte pelo aumento da presença militar russo naquela área, justamente atrás de energia

      O problema que vcs acham que o petróleo é só carro, gente petróleo é muito mais que isso ele é usado em diversas coisas e aproximadamente 50% é usado nos carros, entao pode ser uma fatia grande mas o petróleo mesmo com os carros elétricos ainda terá um papel importante na sociedade

      Reply
    • 1 June 2018 at 19:44
      Permalink

      e só pra complementar a forca de uma moeda não está no dólar, mas sim no poderio militar do país e o quão forte ele é para defender seus interesse e de seus aliados

      quando o ouro deixou de ser o lastro para as moedas o poder militar assumiu o papel, então ter ou não ter petróleo não fará o dólar mais ou menos forte apenas considerando isso.

      Reply
  • 31 May 2018 at 08:56
    Permalink

    Oi quanto tempo YouTube tiro vc do cino e tava como não inscrito.
    Por isso que não a chava você.

    Mas agora atualizado.

    Só queria que vc pudesse fazer um video de REit da Europa.

    Obrigado pela corretora.
    Ta muito boa.
    Parabéns pelo blog.

    Você pode me passa
    Alguma corretora da Europa do Reino unido, Espanha
    Outra ai que te acesso a Riet.

    E manda video de a até 3h que eu assisto por que vale apena e aprende.

    Vale mais um video seu de 3 4 horas do que um de 5min.

    Reply
  • 27 May 2018 at 15:20
    Permalink

    Fala Vdd, concordo com tudo, há apenas um único ponto que eu ressaltaria é que a questão de um carro levar 15 minutos para ser abastecido é com dados presentes. Há a possibilidade de nos próximos 10 anos essa tecnologia melhorar de forma tal a abastecer em 2 min talvez, e penso que a UGPA deve estar apostando nessa direção desde 2016

    https://noticias.r7.com/carros/bmw-e-ipiranga-firmam-parceria-para-a-instalacao-de-pontos-de-recarga-para-veiculos-eletricos-e-hibridos-09082016

    Um abraço

    Reply
    • 27 May 2018 at 15:52
      Permalink

      olá CG

      eu também acho que a longo prazo o tempo de recarga deve diminuir consideravelmente, com isso vc resolve um problema, mas o principal continua aberto

      a solar city (da própria tesla e que fiz questão de postar no video, não sei se assistiu tudo) desenvolveu um mecanismo no qual o usuário do tesla pode colocar umas telhas de captação solar armazenar isso numa gerenciadora que além de abastecer a própria casa do usuário irá abastecer seu carro, grátis meu amigo

      agora me responda: me diga como a UGPA vai concorrer contra projetos como o da solar city que vai entregar energia recorrentemente de graça ?

      cobre a cabeça e descobre o pé kkkkk e negócio é complicado o mercado é selvagem… bem vindo ao mundo real!

      Reply
      • 28 May 2018 at 12:30
        Permalink

        Hahahaha verdade, embora tivesse assistido o vídeo todo, não havia me atentado ao tamanho do problema que seria pessoas recarregarem seu próprio carro em casa!

        Reply
  • 24 May 2018 at 21:32
    Permalink

    VD, vou fazer uma pergunta que foge um pouco do foco do vídeo. Quando você mostrou a gigafactory fiquei imaginando várias empresas gerando sua própria energia com painéis solares. Você acha que as empresas do setor elétrico podem sofrer quedas nas receitas com o tempo? E quanto ao vídeo eu concordo contigo, até acho que o gás tá com os dias contados também.

    Reply
    • 24 May 2018 at 22:12
      Permalink

      energia industrial é outra coisa, quando se falar de energia com o setor corporativo a demanda é muito maior que a de uma casa, no futuro mais pra frente, talvez sim, mas a curto e médio prazo acho que seria muito difícil substituir isso por energia solar.

      Reply
  • 19 May 2018 at 23:01
    Permalink

    Aqui nos USA o que eu mais vejo são carros eletricos, os chamados Eletric Vehicle, onde até nas placas (license plate) vem identificados. Em alguns Estados, esses carros possuem certos privilégios, como pegar o Car Pool Lane, evitando trânsito.
    Existem inúmeros pontos de recarga de carros EV, e dependendo, se for carro alugado, por exemplo, pela Maven, vc não paga pela recarga.

    Reply
    • 20 May 2018 at 13:39
      Permalink

      Olá ECF

      ninguém melhor do que você pra falar sobre carros aí nos USA kkkkkk

      o numero de veículos deste tipo tem crescido de forma bem expressiva aí nos USA, talvez o pessoal no Brasil não tenha essa noção pois a coisa ainda vai levar alguns anos pra popularizar por lá, mas esse será um caminho sem volta, tão cedo não saberemos mais o que é queimar combustível pra irmos até um determinado ponto.

      Reply
      • 20 May 2018 at 13:48
        Permalink

        Espero que um dia o Brasil chegue a esse nível. Dependerá do Governo e das instituições que possuímos. Eles adoram um monopólio e regulação, evitando a penetração do mercado. O incentivo aos EVs são gigantescos. A Tesla nada de braçada aqui. Só carrão.

        Reply
  • 18 May 2018 at 23:37
    Permalink

    Se eu fosse um petroleira ameaçada por que não comprar participações nas concorrentes como fabricas de baterias painéis solares montadoras e por ai vai

    Reply
    • 19 May 2018 at 00:33
      Permalink

      Quanto ao gás temos muitos fornos e fogões elétrico .
      Para abastecer os carros pode ser que um dia seja igual Wifi FREE para os clientes ,umas placas solares e algumas baterias deixaria o custo muito baixo.

      Reply
      • 19 May 2018 at 09:37
        Permalink

        existem projetos hoje q vc consegue carregar o seu celular onde a energia é transmitida como se fosse um wifi, acredito que no futuro deve ser algo do tipo, tu vai passando na rua e recebendo energia via “wifi” não precisa de parar num posto pra trocar nem nada do tipo. se liga no video que vou anexar no post

        Reply
    • 19 May 2018 at 09:34
      Permalink

      é o que a tesla fez comprou a solar City

      agora nenhuma dessas empresas de petróleo tem feito tal movimento

      Reply
  • 18 May 2018 at 22:20
    Permalink

    Gostei da abordagem, sobretudo para ampliar a visão sobre o uso de novas tecnologias que impactam na sociedade. Vc fez uma colocação correta, o comando sempre é dado por quem detém o controle tecnológico, as patentes etc… o restante surf na onda ou sai fora.

    Abs
    Visconti

    Reply
    • 19 May 2018 at 09:43
      Permalink

      não tem como remar contra o avanço tecnológico Visconti

      ele sempre vai vencer

      Reply
  • 18 May 2018 at 20:15
    Permalink

    Esse lance do abestecimento elétrico acho que o que vai virar no fim das contas é os postos trocarem a bateria dos carros.

    O cara chega, deixa a dele seca e pega uma nova, paga um valor. As baterias terão algum indicador de vida útil que o posto se compromete a adquirir. Bateu o indicador, paga uma taxa, pega a bateria nova e segue viagem. Se brincar baté até os 2 minutos para abastecer com gasolina.

    Reply
    • 18 May 2018 at 22:31
      Permalink

      ola RS

      trocar a bateria do carro não é igual trocar a bateria do seu relógio vc teria que arrancar todo o assoalho, bancos e tudo do carro porque a parte de baixo inteira do carro é tudo bateria kkkkkk

      não conseguimos nem trocar a bateria dos celulares mais, vem tudo blindado quanto mais a do carro.

      Reply
      • 18 May 2018 at 23:07
        Permalink

        Hoje né? Eu acredito que no futuro será mais amigável. Mas concordo com relação a esse tipo de energia que se usa hoje perder espaço, mas resta ver como as empresas vão reagir/adaptar.

        Reply
        • 19 May 2018 at 09:38
          Permalink

          existem projetos hoje q vc consegue carregar o seu celular onde a energia é transmitida como se fosse um wifi, acredito que no futuro deve ser algo do tipo, tu vai passando na rua e recebendo energia via “wifi” não precisa de parar num posto pra trocar nem nada do tipo. se liga no video que vou anexar no post

          Reply
  • 18 May 2018 at 11:20
    Permalink

    Olá VDD,

    Parabéns pelo vídeo. Você tem razão sobre os carros elétricos, mas acredito que o Brasil vai fazer de tudo para barrar essas coisas devido a Petrobras. Eu tenho UGPA3, se ao longo do prazo começar a ficar ruim eu vendo minhas ações.

    Abraços.

    Reply
    • 18 May 2018 at 15:13
      Permalink

      ola CI

      eu acho que não vai ser uma questão do brasil querer barrar, até porque a petroleira não vive só do consumo brasil e muito menos só de consumo de carros o petróleo dela é usado em diversas outras coisas e oq vai impactar ela é o resto do mundo, entao barrar aqui ou não, na pratica não fará grandes efeitos pra ela

      e tem mais não adianta pegar o petróleo dela e jogar no tanque do seu carro kkkkk

      tem que refinar a parada e quem faz isso sao as empresas americanas e europeias que já estarão com a chave virada para o mercado elétrico, ou seja a demanda dessas empresas vai cair brutalmente e com isso vai subir o preço, regra básica de oferta e demanda… não adianta ter carro a gasolina se o combustível custar 10x + caro e ninguém ter grana pra abastecer

      seria o mesmo que o mundo inteiro usando computador e nós ainda mandando carta via maquina de escrever

      a chave da parada é como o governo vai fazer pra regular o abastecimento dos carros elétricos (se ele conseguir regular isso) porque o governo adorar regular tudo, vide Uber aí… provavelmente vai arrumar um jeito de taxar o consumidor pela captação de energia solar kkkkk se deixar nos cobrariam até pelo ar que respiramos… depois o vilão do professorzinho de história do colegial era os regimes monárquicos, mas isso é outro assunto!

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *