Como medir o crescimento dos lucros e receitas com Estimize

9
1325

socialfinance1-1024x932_featuredQuando fiz o artigo sobre como calcular o valor justo de uma ação utilizando o método de Fluxo de Caixa Descontado tinha deixado uma dívida, fazer um artigo explicando como aprimorar sua avaliação sobre a perspectiva de crescimento dos lucros de uma ação. O modelo de DCF é muito simples de usar, porem achar a taxa de crescimento futuro dos lucros que esteja mais próxima da realidade é um desafio, para ir aprimorando essa acusação utilizo o Estimize.

Estimize é uma ferramenta de big data que se apoia nos estudos de “Conhecimento das massas” no livro proposto por James Surowiecki,  a ideia básica é que o conhecimento das massas tem de a ser mais preciso do que de um pequeno grupo de especialistas. Isso é facilmente identificado no Estimize uma vez que as avaliações da comunidade do estimize tende a ser muito mais precisa do que as dos analistas de Wall Street, basta olhar os dados do site.

Vamos fazer um passo a passo aqui pra você fazer uma melhor avaliação do crescimento da receita e lucros de uma empresa:

  • Primeiro você precisa entender o que a empresa faz, tente identificar as diferenças e semelhanças dos segmentos chaves nos negócios da empresa, caso ela tenha mais de um.
  • Desenvolva uma perspectiva baseada numa tendência histórica, olhe os resultados dos trimestres anteriores eles podem dar dicas preciosas para mostrar a linha de tendência da empresa.
  • Depois de identificado os pontos históricos de tendências comece a se perguntar porque a empresa está tendo um crescimento ou queda nas receitas/lucros. Na ponta positiva seria a introdução de um novo produto, uma nova aquisição ou fusão, um novo cliente de peso aumentando as receitas. Na ponta negativa temos mudança de hábitos de consumo dos clientes, mudanças tecnológicas.
  • Olhe o mercado chave da empresa. Uma empresa é impulsionada principalmente pelo que está acontecendo no mercado onde seus clientes finais estão inseridos. Se uma empresa faz aparelhos celulares então seu mercado é composto de assinantes de telefones celulares, se uma empresa vende seguro saúde a expectativa etária dos habitantes podem influenciar seus resultados. Intensificando os mercados finais da empresa você pode entender melhor o potencial de crescimento das receitas/lucros.
  • Inflação pode afetar alguns resultados, muitas empresas tendem a ter um crescimento dos resultados por conta de um aumento da inflação, portanto é preciso entender se os produtos da empresa são de demanda elástica ou inelastica.

Pega-se todos esses pontos, juntando-os e misturando-os com um pouco de expertise para então determinar uma taxa de crescimento da empresa. No vídeo abaixo faço alguns exemplos práticos de como medir o crescimento dos lucros e receitas de uma ação.

Resumo de resultados 3T15

O Estimize além de servir para aprimoramento da sua avaliação de taxa de crescimento das empresas que tenho na carteira, também utilizo como uma agenda na hora de pegar os resultados e acaba sendo uma forma de me forçar a ir acompanhando as empresas mais de perto.

Já postei aqui no passado um resumo de resultados do 2T15, sempre quando começa um tri novo eu coloco numa tabela as minhas estimativas, da comunidade e dos analistas e comparo os resultados reais, além de me dar os resultados de forma bem resumida mostrando as que tiveram um resultado melhor ou pior que o tri anterior, algo como o mostrado abaixo:

resultados 3t15

Para aqueles que investem, como eu, em empresas de Crescimento de Dividendos é muito importante ir acompanhando a taxa de crescimento de receitas e lucros para poder garantir que a empresa irá manter um pagamento de dividendos sempre maior que o ano anterior. Por isso é fundamental colocar numa tabela ou algo do tipo um big picture da sua carteira de forma que fique fácil de manipular essas informações.

 

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=0 title=”Receber novidades por e-mail” subscribe_text=”Gostou do blog? Então se inscreva no campo abaixo para receber as atualizações via e-mail e curta nossa pagina no Facebook.” subscribe_button=”Inscrever!”]

Previous articleBVMF: Compras Outubro 2015 – WEGE3
Next articleReceita e despesas: Outubro 2015

9 COMMENTS

    • Não existe Jorge. Isso é só no mercado americano.

      Sim existe. Empresas fantástica, patrimônio dolarizada, estabilidade economia, mercado de escala etc etc

      • Interessante a ideia mesmo. Estou voltando a investir agora e achei o seu blog pesquisando sobre o Banktivity, atualmente uso o YNAB.

        Investi 1 ano e meio na BVMF fazendo aportes mensais, mas tive uns problemas e tive que liquidar tudo. Já estou a quase 2 anos sem investir e estou voltando esse ano, e lendo o seu conteúdo estou avaliando investir no mercado americano.

        Você chega a ter alguma estratégia do gênero, investir no mercado brasileiro e americano ? Ou esta concentrando tudo la ?
        Se ainda investe no brasileiro, que ferramentas de análise você usa já que não tem nada igual as que você mostra sobre o americano ?!

  1. Qual a ferramenta que voce usa alternativa ao Estimize para fazer analise das empresas brasileiras ?

    Existe alguma vantagem especifica em investir no mercado americano em relação ao brasileiro ?

  2. Amigo, tenho uma dúvida, o formulário W8 não isenta o investidor estrangeiro nos EUA de pagar os 30% sobre os dividendos? pq vc paga todo mês no carne leão se vc não repatriou o dinheiro pro Brasil? Eu achava que poderia reinvestir o dinheiro sem precisar pagar esse imposto sobre os dividendos. Sendo assim não seria melhor não investir em nada que pagasse dividendos?

    • Olá Tomaz dê uma lida nesse artigo explico sobre o W8. Porque a receita diz q vc tem que pagar quando receber, leia esse mesmo artigo referenciado que tem explicando os tramites lá.

      Se vc tivesse com o dinheiro aqui no Brazil vc também iria pagar imposto sobre dividendos. É da mesma forma, só que as empresas brasileiras retiram o imposto direto na fonte, se vc acha que está recebendo sem imposto, ele já foi debitado antes de passar para a sua corretora, ou seja dá no mesmo que nos USA.

      Vc precisa entender que quando a empresa paga dividendos o valor é descontado da ação da empresa, se ela não pagar vai recomprar as ações ou reinvestir os lucro e a cotação da empresa vai subir, com isso vc terá que pagar mais ganho de capital, vai dar na mesma vc vai pagar imposto da mesma forma porque seu ganho de capital será maior.

      Agora eu não gosto de usar nos meus investimentos a estratégia de colocar na carteira de buy and hold empresas que não distribuem dividendos, por vários motivos (que não teria como aborda-los via comentário) não seguiria nunca essa linha que você sugere. Vc precisa entender qual o objetivo que você está montando a carteira, se é trade de valor, se é longo prazo, se é curto prazo, enfim precisa saber o que está fazendo pra não misturar alhos com bugalhos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here