Compras Maio 2017 – VTR – DLR – FFCI11 – HGLG11

22
396

Digital Realty Trust - DLROs investimentos esse mês foram direcionados para os imóveis sejam eles REITs que são fundos imobiliários americanos ou FII que são os fundos imobiliários brasileiros. Compramos mais cotas do Digital Realty Trust – DLR além de outros ativos que vamos abordar mais abaixo.

Mês passado não comprei FII porque fiquei guardando dividendos para reinvestir no HGLG qeu custa carinho a quota, esse mês consegui comprar e ainda sobrou uma grana que foi investida no FFCI.

O dólar esse mês deu uma estilingada para o alto, com os escândalos de corrupção do governo Temer, o dólar saiu de $3,10 para $3,37. Aquele momento que você levanta as mãos pro alto e agradece por fazer o aporte logo no começo do mês. O UÓ que agora é Abacus Liquid que também é conhecido como Alexandre fez uma pagina para galera acompanhar o dólar hoje, deem uma conferida.

dolar

 

Ventas Inc – VTR

Esse REIT de healthcare é um dos que mais me agrada pela sua diversificação tanto de receitas quanto de inquilinos e geográfica, acho um dos melhores REITs de healthcare do mercado americano, pena que sua valorização anda sempre no topo.

O VTR tem crescido os dividendos em torno de 8% e o FFO em 11% desde 2001, é uma marca muito boa para um REIT do setor. O legal que esse crescimento não vem apenas de novas aquisições, mas o REIT vem mostrando a forca de seu portfólio quando demonstra um crescimento de 3,9% no same store.

Nesse ultimo trimestre tivemos um crescimento de 21% no fluxo de caixa operacional e 6% nos dividendos comparado ao ano passado. Fora adquiridos mais de 350 milhões em laboratórios de pesquisa, colocando uma fatia maior do segmento dentro do portfólio.

VTR portfolio

Digital Realty Trust – DLR

Primeira vez que aumento posição no DLR, a demora não foi nem tanto por conta de resultado, até porque os resultados apresentados pelo DLR são bem satisfatório, o REIT teve um crescimento de $1,40 para $1,51 nesse 1T17 comparado com o do ano passado.

dlr ocupacao

Quando se investe no DLR tem que se ter a noção de que o cambio pode afetar positiva ou negativamente os resultados do REIT, no caso deste ultimo trimestre os resultados foram positivos, mas nem sempre será assim, portanto tenho a consciência de que é algo como não recorrente. Tivemos um resultado de +13% considerando variação cambial da Libra e +3% contra o Euro.

Mas Viver de Dividendos se o REIT tem apresentado uma performance tão boa, porque não aportou antes novamente ? Se conhece minha técnica de aportes vai saber a resposta. O DLR hoje é supervalorizado, a sua cotação pelos resultados apresentados deveria ser $92,22 e hoje está em torno de $117,81 ou seja cerca de +28% acima do preço justo.

Na edição #4 da Revista Viver de Dividendos vou explicar quais indicadores utilizo nas minhas avaliações de valor justo, na edição #5 será um complemento a esse artigo e mostrarei os indicadores que utilizo para fazer o valor justo em REITs. Se tiverem interesse em saber mais sobre esse assunto, fiquem ligados ao lançamento das duas revistas.

Priorizo os aportes nas ações e REITs que estejam abaixo de seu valor justo, porém chega alguns momentos que precisa-se de usar o bom senso, nesses casos mesmo estando um pouco acima do valor justo é importante manter um equilíbrio da carteira. Por isso apesar de pagando 28% a mais no DLR entendo que vale o risco pois seu case de negócio é bem robusto e tende a apresentar crescimentos ainda maiores no futuro.

Credit Suisse CSHG Logística – HGLG11

Os FII no Brasil vem sofrendo bastante com a vacância que vem crescendo cada vez mais a medida que a crise econômica e principalmente politica no país vai se agravando. O HGLG11 está com 17% de vacância financeira, veja como esses números saltaram nesses últimos meses.

hglg11 vacancia

A única vantagem nesse fundo é que possui gestão ativa e que cerca de 40% dos contratos são atípicos. Nesses períodos de crise os contratos atípicos são um conforto para o investidor de longo prazo. Procure FIIs que tenham o máximo possível de contratos atípicos pois isso é uma segurança maior. Obviamente esse setor de galpões é muito difícil achar um fundo 100% atípico, ainda mais com uma boa diversificação como a do HGLG.

Tenho que me conformar com a situação econômica que não é lá essas coisas, e focar no meu plano de aportes.

Revista Viver de Dividendos

Investe na bolsa americana e não sabe como identificar empresas fantásticas para colocar na sua carteira? A Revista Viver de Dividendos é feita para lhe ajudar nos estudos de empresas da bolsa americana, toda edição estudamos um REIT e de uma empresa.

Pegamos o case de negócio de cada um dos ativos e mostrarmos a você na prática o que deve olhar e como procurar informações importante sobre as empresas e REIT.

Conheça a Revista Viver de Dividendos, nessa mês falamos da empresa com o melhor desempenho em 10 anos da industria química.

Compras Maio de 2017
Empresa Código Qtde
Ventas, Inc. VTR 6
Digital Realty Trust, Inc DLR 8
Rio Bravo Renda Corp FFCI11 291
Credit Suisse CSHG Logística HGLG11 1

Já atualizei a minha carteira com essa nova aquisição.

Enquanto isso…

11904702_969321833114332_5518621538384426948_n

Previous articleMelhores empresas de dividendos em 2017
Next articleImigrar para Portugal – Stage 1 completo – Imigração #6

22 COMMENTS

  1. VdD, eu de novo..
    Estou estudando do DCF e o DDM. Entendi que vc usa o método para escolher naquele momento onde aportar dentro do seu portifolio já montado.
    Me surgiu a seguinte dúvida:
    – Qual sua definição de portifólio montado?
    R1: Lista de empresas em que pretende investir (tendo ou não feito algum aporte em todas elas);
    R2: Todas as empresas da lista em que pretende investir já com aportes.

    Obrigado pelo tempo dispensado a nós leitores para criar o conteúdo esclarecedor e ainda ficar respondendo nossas perguntas. Parabéns.

    • Olá Sávio

      É empresa que já tem na carteira isso eu utilizo no aporte regular, naquela primeira compra eu não olho muito pra isso, vou escolhendo as empresas que me atraem e coloco na carteira, não me preocupo se ela está cara ou barata depois nos aportes vou fazendo esse balanceamento

  2. VdD, uma dúvida.
    Faz sentido, se eu for sair definitivamente do país continuar aportando em FII? Pensar em fazer uma migração para REITS aos poucos?

    • Olá Sávio

      Depende muito do seu perfil e objetivos eu por exemplo preferi manter parte do capital em fii mas não tenho feito novos aportes apenas deixando a bola de neve fazer seu efeito de juros compostos ao longo do tempo

  3. VD,

    É possível investir na Nasdaq pela DriveWealth?

    Abraço

    PS. Parabéns pela ótima revista. Estou adorando-as e mal posso esperar pela próxima edição!

    • Olá Mairlo

      Valeu pela força a outra está saindo já já o imago já está revisando meus inúmeros erros de português

      Sim vc consegue investir tanto na nasdaq quanto na nyse eu mesmo tenho algumas empresas da nasdaq na minha carteira

      • Não sabia q vc tinha ações da nasdaq, VD. Na aba da carteira só tem a categoria NYSE.
        Quais empresas vc tem da nasdaq?

        Abraço

        • CME – PAYX e se não me engano V também é de lá

          aquilo na pagina é só ilustrativo

          • VD,
            Vc só investe em ações que distribuem dividendos, tirando aquela que é um trade de valor?
            Não lhe agrada investir em empresas como o Facebook e o Google, que são apenas de crescimento?

      • E conta em bancos do exterior (eua e europa), vc tem?
        Estou querendo abrir contas no exterior, livres de taxas, com cartão de débito, mas não sei como fazer…

        • sim tenho

          geralmente essas contas pedem comprovantes de moradia, meio complicado fazer do Brasil sem residência fora, mas não é impossível

  4. Por favor, os REITS, Fundos Imobiliários americanos, os dividendos são mensais como os fundos aqui no Brasil? Grande abraço. Admiro seu trabalho.

    • Olá ocimar

      Alguns são mensais outros são por trimestre

      No entanto isso não faz a menor diferença pois quando se paga no tri eles juntas 3 meses e lhe pagam no final da no mesmo que pagar mês a mês

  5. Fala Viver,

    Bacana hein! Acabei de aportar, comprei 1 cota do HGLG também!

    Nem preciso falar nada, você já disse tudo acima, mas o fundo celebrou um contrato novo de locação, que reduziu a vacância para os 17%.

    REITS quem sabe um dia.

    Revista Viver de Dividendos: Aprenda com os melhores!

    Abração

    Blog Viver de Construção

    • Grande VdC

      Sabe o que é engraçado… nos usa se vc tem um REIT com 17% de vacância os investidores se descabelam já aqui no Brasil a galera tá Sussa e fazendo mais aporte no danado
      O fato é que o brasil não é para amadores

      Vê se larga esse patriotismos e vamos expandir seu patrimônio para as terras do tio SAN kkk

  6. Obrigado pela referência Viver!
    Estou de olho no EDGA, se cair mais uns 10% acho que compro, rs. Este mês comprei FAED a 199, PRSV a 485 e FEXC a 86. Fiquei muito triste de não ter conseguido comprar o XTED a 16 reais no dia daquele Panico na bolsa.
    Grande abraço!

    • Grande UO

      Tá aí esqueci mais um codinome da holding webinformado kkk

      Tô acompanhando o FAed e pensando em dar um aporte nele tb

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here