Compras NYSE Abril 2014 – CVX

3
131

bacia-de-campos-420x282Nesse mês de maio segui montando a minha carteira de ações nos EUA. Meu foco tem sido em empresas consolidares no mercado americano e mundial o que chamamos aqui de Blue Chips, como é um mercado que não tenho tanto experiência quanto no brasileiro resolvi começar com um valor pequeno ir comprando empresas de analise e acompanhamento mais fácil, em resumo estou a fugir das small caps americana pela dificuldade que é analisar uma small cap.

Como eu mencionei no artigo sobre a compra da Baxter em abril eu efetuei a compra de algumas empresas, mas estou fazendo a analise desses ativos separadamente. Abaixo segue dados sobre a compra da:

Chevron Corp – CVX – 11

Chevron Corp – CVX

Chevron é como uma Petrobras americana, ela explora petróleo e qualquer outra coisa ligada ao produto, diferentemente da Petrobras ela consegue fazer a parte de refino entregando o produto acabado. Eu acho a Chevron uma das principais empresas americanas é impressionando como o pessoal consegue fazer essa empresa crescer, como é possível ver no meu quadro da empresa a receita e lucro quase que praticamente dobraram em 10 anos o dividendo saiu de 1,53 por ação para 3,90 sendo que ela manteve uma media de payout constante, consideramos que esse aumento é reflexo do bom desempenho dos lucros da companhia.

Vamos começar olhando as perspectivas da empresa, a Chevron começou a produção de gás natural na Angola aqui no Brasil também entrou em atividade o projeto Papa-Terra na costa do Ceara em parceria com a Petrobras ela iniciou a extração do primeiro óleo do projeto. Na Australia o projeto de gás natural a obra está em 75% concluída,  ao longo dos próximos 4 anos a Chevron prevê 15 novos projetos startups do mesmo gênero o que vai gerar um investimento na casa de U$ 1 bilhão incluindo dois projetos principais em aguas profundas no Golfo do Mexico, EUA – Jack / St. Malo e Big Foot que deverão entrar em operação em 2014 e 2015, respectivamente.

Projetos em operação recentemente e previsões de conclusão:

chevron projects

Bem diante dos grandes projetos que a empresa está tocando e nos próximos que virão da pra se concluir que se a boa administração permanecer é certo que a empresa irá crescer ainda mais, assim que esses novos projetos entrarem em operação irão fazer uma forte geração de caixa para a empresa. Principalmente os projetos de exploração de gás natural na austrália a empresa hoje possui apenas 19 bilhões em receita operacional em gás natural comparado ao total de 220 bilhões, o mercado de gás natural é algo ainda que pode ser largamente explorado pelo Chevron.

Os projetos em que eles trabalham são geralmente projetos que demandam um investimento pesado em capital financeiro e esse é o grande diferencial deles para a concorrência, os caras tem um caixa violento para investimento só pra se ter uma ideia eles estão separando para esse ano de 2014 U$ 39 bilhões isso é quase 1/4 a receita da Petrobras.

Enfim voltando agora para os números da empresa a receita e o lucro praticamente dobraram em 10 anos saindo de 155 bi para 228 bi e o lucro saiu de 13 bi para 21 bi.

Endividamento da empresa é mínimo perto do tamanho dela, praticamente pra mim ela não tem divida já que com menos da metade do lucro dela quita-se essa divida.

Fluxo de caixa livre ficou negativo essa ano, motivado pelo forte investimento da empresa, principalmente nos projetos da Australia, como o projeto está em sua reta final é previsto que esse ano de 2014 a empresa talvez repita esse fluxo de caixa livre negativo. Como o endividamento está baixo nada a se preocupar nesse caso.

Payout e dividendo por ação mantiveram dentro do padrão de crescimento.

Queda nas margens operacionais e no lucro por ação motivados em parte pelos investimentos na empresa conforme citado acima. Mesmo assim a empresa permanece pelo 4o. ano consecutivo como a empresa que possui a melhor margem a nível mundial de ganho na venda por barril de petróleo e a 2 melhor margem mundial de ganho na venda de óleo e derivados.

Veja abaixo os países em que a Chevron tem algum projeto em operação:

chevron operation

 

 

 

Previous articleChevron Corp – CVX
Next articleHSBC Holdings – HSBC

3 COMMENTS

  1. É vdd, acho que por essa não esperava, comentário num post sem comentários de quase 5 anos atrás e ainda sobre empresa de Petróleo (com esse mundo aí da eletricidade alternativa e carros elétricos)

    Segunda feira fiz o deposito para entrar para o clube dos que vivem de dividendos, até sexta feira deve estar chegando aí para você no hotmart. Po vdd, vc é um cara de TI, tem que ter uma logística de pagamento por paypal e bitcoin,ser mais descentralized kkkk

    Você acha que ainda vale a pena empresa de Petróleo? Digo isso porque a mídia adora falar que o reino do petróleo acabou e não sei oque… mas se fosse só pelo petróleo, eu não veria muito potencial nelas, mas acredito que elas mais do que isso, acredito que no futuro vai haver grande mineração submarina, tanto para gases quanto para outros minerais, e essas empresas de Petróleo já tem a base dessa indústria, fora que elas também estão investindo em energia alternativa. Sobre a questão dos postos de gasolina, ainda daria para aproveitar a questão das lojas de conveniências, e entretenimento nas paradas, e em vez de vender gasolina, vender energia elétrica para recarregar as baterias , manutenção e etc… Mas sempre tive dúvida quanto a ExxonMobil x Chevron, qual você acha que tem mais fundamentos, pergunto isso porque é difícil ter objetivo de alocar mais de uma petrolífera na carteira, já que seria “regredir ao passado”

    • Fala D

      pra vc como a coisa muda, tem muita empresa que eu investia antes que se vc falar pra investir agora me dá até ansia de vomito. Petróleo é complicado d+ sugiro dar uma lida aqui pq o problema nesse setor não é nem a questão dos carros elétricos, o problema é mais embaixo, alias mais acima pq o petróleo dos árabes ta mais pra cima kkkkk

      já cheguei a usar PayPal aqui no blog, até preferiria ele, mas teria que implementar por API e seria maior saco fazer o hotmart tem uma implementação mais fácil, mas antes aqui eu aceitava paypal e até bitcoin, agora não dá mais :(

      o problema do óleo no mar é o custo né, não da pra concorrer contra quem tem o negócio ali na ponta da areia. dá uma lida no artigo que eu linkei

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here