Controle de gastos e receitas: Abril 2018

35
36

Apesar da pequena queda nas receitas quando comparamos com o mês anterior, esse mês de Abril conseguimos aumentar nossa taxa de poupança devido principalmente a uma redução de despesas.

Abaixo o relatório com as minhas receitas e despesas deste último mês de Março:

 

Holding são rendimentos de empresas na qual não tenho sociedade com outras pessoas.

O Lucro sociedades é o lucro de todas as empresas em que tenho sociedade.

Outras receitas são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas.

Dividendos são receitas dos dividendos recebidos na bolsa de valores.

Taxa de poupança do mês: +52,26%

Se compararmos com o mês anterior, minhas receitas tiveram uma leve queda, isso foi motivado por uma redução no Outras Receitas, proveniente de projetos que tenho fora das empresas e que tiveram algumas receitas retidas, acredito que esse mês teremos um resultado mais robusto.

Comparando com 2016 onde recebi 33k, confira aqui no túnel do tempo, tivemos um rombo maior ainda de 24% de um ano para o outro.

Despesas – Resumo

A maior redução de gastos foi na esfera de alimentação onde tivemos uma queda de 3,7k para  2k. A subida do mês passado foi devido a viagem ao Brasil, isso porque por lá devido a necessidade do trabalho tinha que almoçar todos os dias na rua e isso arregaçou com o orçamento.

Tivemos uma redução de gastos com saude, isso porque como estávamos no Brasil aproveitamos para fazer alguns exames de sangue que aqui na Europa eles não fazem. Quando levamos a Laura no medico para pedir um exame de sangue dela, pra ver se estava tudo certo, a medica disse que não iria pedir porque só pede isso se realmente a criança estiver doente. A cultura aqui acerca de saúde é bem diferente da do Brasil.

No não recorrentes tivemos uma leve alta, isso foi devido aos gastos maiores com moveis e eletrônicos, onde compramos um notebook novo pra Sra VdD isso porque a Laura tinha quebrado o antigo, alem de um liquidificador e uma panela de pressão que aqui na Europa custa uma verdadeira fortuna. Enquanto que no Brasil isso é muito barato por aqui paguei 39€ ou seja praticamente R$170 numa maldita panela.

Net Worth

Net Wort, a grosso modo nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo, considera-se saldos de conta, investimentos e até mesmo dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente liquido.

 

Se meu net Worth no mês de março estava em 567k, nesse mês avançou para 576 de patrimônio liquido, cresceu 9 mil reais.

Estou com 80% investido no mercado de ações, 5% na poupança e 14% em liquidez imediata na conta. Lembrando que não possuo divida alguma.

Veja abaixo um resumo do meu orçamento nesse mês e acompanhe os outros meses:

Gostou dos gráficos do aplicativo? Saiba aqui como adquirir o Banktivity, compre utilizando o link do blog para cair umas balinhas para nós.

Conclusão

As receitas tem se mantido dentro de um padrão na faixa dos 25k. Isso tem sido bem difícil de manter, já que nos meus negócios a inadimplência dos clientes tem crescido cada vez mais, reflexo provavelmente da crise que vem se agravando, e realmente estamos fazendo malabarismo e matando um leão por dia para manter as contas no nível ideal.

Para nossa felicidade a concorrência tem sido muito incompetente, exatamente na hora que não deveriam ser, e como não somos bobos estamos aproveitando para ganhar terreno em cima deles. Isso por si só tem gerado uma demanda de trabalho, e por conta desse crescimento estamos tentando conciliar esse aumento de trabalho com a cobrança dos inadimplentes. Vamos tentar nesses próximos meses reduzir um pouco essa inadimplência para até podermos respirar melhor.

O lado bom do balanço é que estou conseguindo ter uma redução nos gastos e isso tem me permitido aumentar o meu net worth, sei que não será assim o ano todo, pois ainda tenho que comprar algumas coisas para dentro de casa, mas vou tentar manter esse equilíbrio nos gastos.

 

Enquanto isso…

Nosso whatsapp

Se você ainda não nos adicionou no seu WhatsApp, entre aqui e enviei uma mensagem para trocarmos ideia.

35 COMMENTS

  1. Você que “cobra” os clientes inadimplentes? nessas horas você tem que estar bastante alinhado com o sócio né? pois qualquer coisa fora dos trilhos ele pode querer dizer que a culpa é por você estar ausente fisicamente, mas espero que esteja tudo certo !!!

    • não, eu cuido da parte de desenvolvimento e ele quem cobra os clientes inadimplentes, ocorre que como estamos espremendo os custos ao máximo ele além disso tem cuidado da migração dos clientes, por isso entendo que não consegue fazer as duas coisas com maestria porque realmente é complicado, mas as migrações serão temporárias, até o final do ano capaz de resolvermos isso em definitivo, entao até lá vamos tentando receber o máximo que podermos aí depois pegamos os caras que ficaram mais agarrados.

      não tem esses questionamentos deu estar longe porque independente de estar perto ou longe a produtividade continua alta, o fato de estar longe não atrapalha nesse sentido, se vc está entregando resultados é isso que importa e não onde está

      como disse num outro comentário por frugal, vc tem que manter a equipe motivada sem isso a coisa não funciona

  2. Fala Viver de Dividendos!

    Fiquei de perguntar uma lista de livros de investimentos. Gostaria muito dessas recomendações!

    Obrigado!

    • olá TCD

      tem perdido um comentário que passei uma vez num post… as vezes o pessoal me pergunta eu tenho que acabar tentando fazer um artigo sobre isso qualquer hora

    • mas a maioria da minha literatura é mais voltada pra economia e não investimento propriamente dito, eu não curto muito os livros que tem ai sobre investimento, acho que vc pega muitos livros q vc tira 1 ou 2 pontos legais e a grande maioria nem isso entao prefiro focar mais nos conceitos da coisa, o foco a meu ver deve ser entender sobre mercado e economia e como esse dinâmica da lei de oferta e demanda funciona entre outros tópicos (claro sem a necessidade de entrar naquela parte de economia técnica pq vc não vai precisar de ficar fazendo conta igual loco pra entender como funciona a dinâmica das forcas do mercado)

  3. Grande VD blz?
    Eu acho que ficaria legal se vc desse uma discriminada em euros das suas despesas por ae.
    Vc esta vivendo na Alemanha, certo?

    Tipo, valor do aluguel, supermercado e contas basicas só pra gente ter uma noção do custo de vida na Alemanha.

    Tb acho interessante vc dolarizar ou colocar em euros o seu patrimonio ja que vai viver por aí mesmo, o real é apenas uma ilusao.

    Vc nao acha que está prejudicando os seus negócios no Brasil por estar morando na Alemanha?

    Abraço!

    • Fala Frugal

      Pow bem legal essa sua ideia, eu fiz algo parecido quando morei em Dublin, relembre aqui. Acho que dá pra fazermos algo a nível Alemanha também.

      Apesar que algumas coisas eu já comentei aqui nos posts como por exemplo valor do aluguel eu falei aqui mas boa parte das despesas eu venho sempre jogando nos posts os detalhes, mas é legal fazer um post sintetizando para galera que não acompanhou todos os posts desde o começo da minha vinda pra Alemanha.

      Quanto a empresa, melhor até do que eu imaginava, a prova disso é o desempenho do nosso negocio que está crescendo a cada mês tanto com a entrada de novos clientes quanto com o aumento de ticket medio de recorrência sobre os já existentes. Mas confesso pra vc que não é facil, liderar equipes a distancia é muito mais complexo do que presencial, isso porque vc precisa de trabalhar com a motivação do profissional, entao quando vc tá ali fisicamente só a sua presença já faz o cara trabalhar, agora quando vc não está ali olhando o desempenho nada vai fazer ele trabalhar alem do fato da motivação, pra vc ter uma ideia antes da fusão o meu sócio levou 2,5 quase pra desenvolver um modulo do sistema, um modulo grande, que gera muita receita pra empresa, nos refizemos do zero esse trabalho, não aproveitamos nada do projeto anterior porque era outra linguagem e estrutura, levamos 1 ano desde o inicio até a primeira instalação, entao isso vc só consegue com a motivação.

      Agora manter o profissional motivado por longos períodos de tempo é o verdadeiro desafio, eu tenho desenvolvido algumas técnicas nesse sentido e quero até grava no futuro videos a respeito disso na nossa serie de empreendedorismo que temo no canal. Alguns insights que peguei lendo a biografia do Bill gates foram fundamentais nesses últimos meses pra engajar a equipe ainda mais nos projetos. Enfim papo demasiadamente longo pra um comentário, fica pra um video mesmo :)

      Sucesso e ve se não some hein kkkkk!

  4. Aproveitando a imagem dos presidentes, queria saber sua opinião sobre o candidato a presidente João Amoêdo do Novo 30, você tem alguma opinião formada sobre ele?
    Se souber quem é ele, gostaria de saber sua opinião sobre o que você conhece sobre ele e como ele poderia beneficiar nosso mercado financeiro, caso ele venha se tornar presidente, ou não rs

    • fala FO

      sonho é ter 50% de poupança isso que me deixa mais feliz kkkkk mando sim!

      • Ontem eu passei 8 horas atualizando minha vida financeira desde quando quebrei em 2009. Descobri que teve épocas que eu aportava em CDB e LCA cerca de 80% do meu salário… você sabe, vim pra Austrália e precisava de um break pois 7 anos de batalha foram excitantes, mas agora, depois de 2 anos esquecendo um pouco essa vida de investimento eu estou tranquilo pra começar novamente ⚡️⚡️⚡️

  5. VdD; Parabéns.. resultados consistentes ao longo do tempo é para poucos..
    Receitas e despesas controladas é sinônimo de sucesso com certeza

    Abraços!

    • Valeu PJ tem que ficar de olho senão agente perde o controle, despesa é igual cabelo tem que tá sempre cortando porque sempre cresce.

  6. Que apelação essa sua foto ai
    Obama foi o melhor presidente dos EUA…já Lula o pior dos Brasil!

    • vc quiz dizer melhor presidente dos EUA para a China né porque para os americanos ao cara só fez diminuir a America

      acessa esse artigo e lá tem o enquanto isso aí veja o video que eu coloquei, Obama é uma verdadeira farsa a maior já montada na história dos USA

        • não tem nada a ver com isso, mas sim porque ele destruiu com toda a politica externa americana entre outras inúmeras medidas socialistas

        • Você que está colocando a questão racial Rich, hora nenhuma o VD disse que havia esta correlação que você está fazendo. Obama foi um péssimo presidente e você é racista.

          • só faltou ele me xingar de facista e grita gopi no final do comentário rsrsrsrs

        • “Só pq o cara é negro” pelamor, essa não cola mais. O cara foi e é um incompetente msm. Acabou com a diplomacia americana, afundou a economia, e deportou milhares de imigrantes. Negro de Manhattan. Lixo de ex presidente.

    • O que o Obama fez em 2 mandatos? Qual legado ele deixou? Moro aqui nos USA e nesse governo Trump, tem empregador ofertando a mais para atrair os empregados. Obama foi um lixo aqui. GO TRUMP

      • ele assiste muita #globolixo aí acha que nos Estados Unidos todo mundo odeia o Trump e ama o Obama, fui ai no começo do ano e impressão que tive conversando com o pessoal foi o contrario, o pessoal tá vendo o quão ruim foi a administração Obama mas a globo nunca vai mostrar isso aí o cara fica abitolado achando que Obama foi uma maravilha.

        • Organizações Globo é praticamente o aterro central da mídia. Omitem notícias a cada momento. USA com a Administração Trump está trazendo crescimento ao país. Engraçado quando teve o referendo falso na Venezuela, a Globo não mandou nenhum correspondente pra Caracas. O pessoal falou “from Manhattan to the World”. A única marca da administração Obama é de ter sido o único “presidente negro”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here