Controle de gastos e receitas: Fevereiro 2017

Ter um controle de gastos e receitas é fundamental para se alcançar a independência financeira. A ideia do blog não é apenas servir como um diário de bordo, mas sim também, ser uma fonte de inspiração para aqueles que estão começando a trilhar esse caminho.

Ter uma boa taxa de poupança é o principal fator para o sucesso da sua independência financeira. Esse é o único atalho para encurtar esse caminho. A taxa de poupança, nada mais é do que o valor que você consegue economizar por mês depois de pagar todas as contas.

 

fevereiro17

Holding são rendimentos na qual não tenho sociedade com outras pessoas.

O Lucro sociedades é o lucro de todas as empresas em que tenho sociedade.

Outras receitas são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas.

Dividendos são receitas dos dividendos recebidos na bolsa de valores.

Acima mostramos os gastos e receitas do mês gerado pelo Bankitivity o app que utilizo para controle financeiro. Veja abaixo um resumo do meu orçamento nesse mês e acompanhe os outros meses:

Casa

 

Zeramos essa despesa esse mês, em comparação ao mês passado que havíamos gastado 4,3k de aluguel, esse mês como ainda estamos no Brasil e em casa de parentes ficou tudo no 0800. Agora acho que a próxima vez que vier aqui, vou tentar alugar algum apartamento pois é muito ruim ficar na casa de outras pessoas.

Pessoal

Essa categoria veio alta pois tem o custo das passagens, foi uns 4,5 k só nas lufthansas, capaz de ainda gastar mais porque vou ter que remarcar o voo de volta pra Frankfurt, não vai dar pra resolver todas as tretas aqui a tempo. Vou fazer um vídeo da série “Meu próprio negócio” daí vocês irão entender.

Além disso tivemos um gasto com a minha esposa que está precisando de fazer mais algumas aulas de inglês agora para aumentar a nota dela no IELTs, esses professores de inglês de fora não cobram barato e tivemos também a compra de um novo iPad isso foi lá em Frankfurt, mas a fatura do cartão caiu pra fevereiro, o leitor Jorge fica doido com as faturas trocadas kkkk

 

Outras despesas

Basicamente aí foi o gasto com o conserto da minha motoca, paguei a primeira parte agora esse mês de Fevereiro e a segunda facada deve vir em Março. Acabei dando um ajuste na motoca pra poder ir e voltar com ela do trabalho, como estamos com apenas um carro fica agarrado pois as vezes minha esposa precisa do carro por conta da Laura e acaba tendo que me buscar no trabalho.

Como a motoca estava parada aqui pedi pro mecânico dar uma troca de oleo, entre outras coisas e resolvi botar a menina pra esquentar os motores um pouco. Olha a foto que tirei hoje da menina:

Chega de programar por hoje !!!

Uma publicação compartilhada por Viver de Dividendos (@viverdedividendos) em

Resumo

 

gastos fev17

Tivemos uma queda de receita comparada ao mês anterior, mas o lado bom foi que as despesas também caíram. Tento controlar bastante isso, muitas vezes agente que tem negócio próprio fica com a receita muita variável e olha que o perfil da minha empresa é de receita estáveis, fico imagina a situação dos lojistas, nessa crise deve variar ainda mais as receitas.

Enfim, o fato é que tento gerenciar o máximo possível pra evitar de gastar mais num mês que foi ruim. Não quer dizer que fevereiro foi ruim, apenas que foi pior que janeiro, mas de modo geral o mês de fevereiro costuma ser o pior de todos para software house, depois ainda costuma refletir em Março.

 

Nessa conta de 11,5k de gastos estão dois não recorrentes grandes que é 1k da moto e 4,5k das passagens aéreas, retirando isso fico com uma despesa de 6k até um pouco abaixo da recorrência do mês anterior.

networth fev17

Pra finalizar acima o nosso Net Worth dos últimos 12 meses e como estamos evoluindo nossa bola de neve. No mesmo mês do ano passado tínhamos em conta R$ 133k esse ano temos 422k um aumento de 216% mas não se assuste é que ano passado não contabilizei todas as minhas contas pessoais.

Agora uma informação ali que está bem certa é o crescimento dos últimos 3 meses, esse está 100% certo. Tivemos uma aumento de 8,29% no nosso net worth que é um bom sinal, principalmente se levarmos em conta o que mencionei acima de dezembro e especialmente em janeiro nossos gastos terem sido altos.

Esse mês consegui poupar pouco mais de R$ 5.072,39 isso equivale a 30,43% da minha renda mensal.

26 thoughts on “Controle de gastos e receitas: Fevereiro 2017

  • 18 March 2017 at 23:37
    Permalink

    Caro, boa noite,

    Não sei se é permitido aqui, mas você poderia disponibilizar a planilha que usa para controlar seus gastos?
    Se não for possivel, agradeço mesmo assim.

    Obrigada!

    Reply
    • 19 March 2017 at 01:42
      Permalink

      não é planilha JC mas sim um programa, dá uma olhada aqui

      Reply
  • 4 March 2017 at 22:23
    Permalink

    Olá VdD, tudo bom?

    Eu sei que você não é adepto do método de comprar o último da carteira e que você tem um critério próprio.

    Porém, você já pesquisou sobre a metodologia do Guru Focus?

    É um pouco parecido com o seu, mas é um pouco mais elaborado.

    Eu traduzi os artigos para te enviar:

    https://translate.google.com/translate?depth=1&hl=pt-BR&ie=UTF8&prev=_t&rurl=translate.google.com&sl=en&sp=nmt4&tl=pt-BR&u=http://www.gurufocus.com/news/36158/gurufocus-research-what-worked-in-the-market-from-19982008-part-i-introduction-of-predictability-rank

    https://translate.google.com/translate?depth=1&hl=pt-BR&ie=UTF8&prev=_t&rurl=translate.google.com&sl=en&sp=nmt4&tl=pt-BR&u=http://www.gurufocus.com/news/36882/what-worked-in-the-market-from-19982008-part-ii-undervalued-predictable-companies-and-buffettmunger-screener

    https://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-BR&ie=UTF8&prev=_t&rurl=translate.google.com&sl=en&sp=nmt4&tl=pt-BR&u=http://www.gurufocus.com/news/39330/what-worked-in-the-market-from-19982008-intrinsic-value-discounted-cash-flow-and-margin-of-safety&usg=ALkJrhgiuJTJmHI4WxGW23lllaI853wCmg

    Acredito que isso pode aperfeiçoar ainda mais a sua análise.

    Um abraço

    Reply
    • 4 March 2017 at 22:56
      Permalink

      Não muito Carlos

      Não li a fundo, mas pelo que entendi eles pegam o P/L e dividem pelo crescimento do EBITDA do passado, o problema é aquela tecla que sempre bato, valuation sem projeção futura de ganhos não vai funcionar, o mercado não trabalha com o passado o mercado trabalha com perspectivas de ganhos futuros, ninguém compra ação pq ano passado ela pagou X ou Y, afinal ela já pagou, vc não vai receber essa grana, vc compra porque vc acha que ela vai pagar tanto nesse próximo ano, simples assim.

      Tem muita gente que usa o DCF lá fora, não to inventando moda não, isso já é largamente usado lá, pessoal aqui que ainda está usando esses métodos mais antigos como o balanceamento da carteira na qual vc transfere ao mercado a decisão de qual empresa vc deve comprar e vc sempre compra a pior empresa, enfim isso já falei no post sobre o DCF rsrsrs

      Mas novamente, nao deu uma lida a fundo em tudo, tem bastante coisa que concordo ali com o guru, como o lance de pegar empresas que crescem receitas, com fosso competitivo, isso tudo já aplico na minha carteira, mas isso é pra vc escolher a empresa a primeira vez, não como o método para aporte regular, talvez seja para outro propósito o método deles e vc está tentando usar uma coisa feita pra funcionar em A e vc quer colocar pra funcionar em B. Enfim mais ou menos nessa linha!!!!

      Reply
  • 4 March 2017 at 08:33
    Permalink

    Agora sim VDD, você mostrou um brinquedinho que adoro kkkkk. Vendi a minha pois estou fora do Brasil mas quando voltar irei comprar outra. Falarei disso em um post no meu blog, por enquanto estou falando de algumas viagens que faço pelo mundo e brevemente publicarei outro post.

    pode conferir aqui se quiser https://buscandooprimeiromilhao.blogspot.com.es/p/viagens.html

    Abraço!

    Reply
    • 4 March 2017 at 08:44
      Permalink

      Fala BMPM

      Vou dar uma olhada sim. Sigo o pessoal tudo só que tem hora que não dá pra comentar todos :(

      Sobre a motoca qual estilo vc curte ? É essas aí mais Sport ???

      Reply
      • 4 March 2017 at 08:56
        Permalink

        Comecei com motos igual investimentos, ou seja, bem pequeno kkkkk. Aprendi a andar numa biz e crypton da Yamaha na época, depois pilotei 125cc, depois minha evolução foi uma strada 200, Twister 250, Falcon 400, Hornet 600 Srad 1000, gosto mais das RR mas talvez eu compre uma Big trail como a BMW GS 1200 ou a tiger da Triumph pra poder fazer uns passos com a namorada.

        Reply
        • 4 March 2017 at 11:35
          Permalink

          Eu também segui essa linha das pequenas pras grandes. Comecei com uma Neo depois comprei uma Ninjinha aquela 250 da Kawasaki aí dei o next step para a Daytona 675R ai da foto.

          Essas motoca mais esportiva pra passear com as patroa não dá muito porque fica muito pesado. Teve vez de sairmos pra carnaval eu despachava ela de carro e ia de moto encontrar ela. Obviamente chegava horas antes dela na praia.

          Reply
  • 3 March 2017 at 19:08
    Permalink

    Grande VDD

    Parabéns pelo crescimento patrimonial!

    Aproveitando…

    Faz tempo que não vejo aquelas análises escritas ou até mesmo chats de empresas. Gostava dos seus insights!

    Pretende voltar a fazer agora com o fechamento do ano fiscal de 2016 das empresas da NYSE?

    Abs!!

    Reply
    • 3 March 2017 at 20:50
      Permalink

      Mudei um pouco a estratégia esse ano, estou focando esses estudos nas revistas, dá uma olhada aqui

      Reply
  • 3 March 2017 at 16:31
    Permalink

    Viver,

    Qual é o payout da sua empresa?

    Quero dizer quantos % do lucro líquido total vcs retiram como “distribuição de dividendos” e quantos % vcs reinvestem no próprio negócio?

    abraços

    Reply
    • 3 March 2017 at 20:45
      Permalink

      Fernando

      Isso é meio que feito mais na ponta dos sócios, na empresa ficam só 10% em caixa acumulado ao longo dos tempos, do percentual que retiro parte fica na minha empresa principal e a outra que uso pra gastos pessoais, reserva de emergências e investimento em ações eu lanço aqui.

      Meu sócio também guarda parte da renda dele, assim quando formos comprar outra empresa cada um entra com o que tiver e depois redistribui os percentuais de acordo.

      Reply
  • 3 March 2017 at 15:26
    Permalink

    VD, boa tarde.

    Parabéns pela moto. Ficou bem legal a foto.

    Queria te perguntar. Vc já comentou que gosta de utilizar os dados do morninstar.

    Vc chega a pegar a versão paga ou consegue extrair tudo o que precisa apenas utilizando a versão grátis?

    abraços

    Reply
    • 3 March 2017 at 20:43
      Permalink

      Valeu William, mas tava mais legal no real life a luz amarela da rua tava entonando muito melhor com as rodas, enfim problemas dos digitais e sua limitações

      quanto ao MS dá pra ir no gratis tranquilo

      Reply
  • 3 March 2017 at 08:21
    Permalink

    kkkk Obrigado pela parte que me toca. Ate o Senhor Viver de Dividendos tem o coração fraco, aposto que é pelo ronco da moto. kkk

    Resumiu bastante as categorias, ou tiveram mais categorias alem de casa que ficaram zeradas? Pode compartilhar como está ficando as suas categorias? Ainda estou amadurecendo as minhas, não quero colocar muitas nas gerais para ficar bem resumido e objetivo. Eu uso a Pessoal apenas para meus próprios gastos, achei curioso voce colocar gastos com viagem nela.

    Não sei se voce ja usou, mas tireis os ícones das categorias e coloque cor de fundo, achei bem interessante para chamar a atenção para gastos que eu preciso ficar de olho. Tipo Comer fora.

    Reply
    • 3 March 2017 at 20:39
      Permalink

      Falamos sobre isso aqui

      Reply
  • 2 March 2017 at 13:17
    Permalink

    Um bom conselho para economizar que o bilionário Mark Cuban recomendou numa entrevista é comprar em bulk. Ir em mercados que vendem no atacado e comprar itens que tem validade muito longa em grande quantidade (por exemplo pasta de dente, produtos de limpeza, etc) aí você pega descontos consideráveis e economiza bem. Comida não dá pra fazer muito porque estraga rápido (só enlatados dá). Abs.

    Reply
    • 3 March 2017 at 00:42
      Permalink

      Boa dica

      Eu faço isso direto, por exemplo o lenço humedecido da JNJ na alemanha é muito barato, compre logo uma quantidade suficiente pra 2 meses quando voltei pro Brasil, outra parada que faço isso direto é com os pacotes de fralda, compro as caixas maiores porque aí saem mais em conta e quando tem promo compro mais de 1 unidade

      tem varios produtos que dá pra usar essa estratégia

      Reply
  • 2 March 2017 at 12:07
    Permalink

    E aí Sr. Viver de Dividendos!!! Cara gostei do app, tem um interface bem legal !!! ao menos pelo que eu vi nas fotos na internet, pena que é pago rsrrs (sabe como é né…pessoal gosta de fazer conta de centavos rsrs). Mas o que eu achei legal do seu post, assim como outros blogueiros também já falaram, é fundamental o controle do que entra e sai, eu estou tomando essa coragem, nunca tive um controle rigido para evitar que eu mesmo me chateie quando eu passo do limite nos gastos, enfim !!! cada vez que eu leio sobre isso, vou melhorando meu controle !!! abraços !!

    http://stiflerpobre.blogspot.com.br

    Reply
    • 2 March 2017 at 12:28
      Permalink

      O Bankitivity é muito bacana.

      Agora SP recomendo começar com um App mais simples talvez um YNAB lhe ajude mais principalmente se está nesse Start do controle orçamentário.

      Reply
  • 2 March 2017 at 09:25
    Permalink

    VD,

    Poupar pouco 30% da renda? ehehe .. acho que tenho muito a melhorar ainda .. rs ..

    Abs,

    Reply
    • 2 March 2017 at 12:25
      Permalink

      Para de caô RO tu deve tá acima da marca dos 50% kkk

      Reply
  • 2 March 2017 at 08:25
    Permalink

    Que máquina essa moto aí hein, fique atento com os assaltos!

    Quanto ao post, muito bom. Esses dias postei sobre meu planejamento falho hehehe depois veja lá

    Abraço

    Reply
    • 2 March 2017 at 12:19
      Permalink

      Olá MP

      Só saiu de uma garagem pra outra kk mas a vantagem dessa moto que se o cara roubar é difícil de esconder não tem muitas por aqui igual essa.

      Vou dar uma olhada sim, tô com a lista de Feed da blogosfera acumulada

      Reply
  • 2 March 2017 at 08:02
    Permalink

    Olá VDD,
    Essa empresa sua sempre tem lucros. Se ela tivesse na bolsa daria para colocar uma graninha nela. Rsrs.

    Moto bem bacana.

    Abraços.

    Reply
    • 2 March 2017 at 12:17
      Permalink

      Olá CI

      Rapaz essa empresa tá sendo mais trabalho que dividendos kkk

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *