Controle de gastos e receitas: Janeiro 2018

Demos o primeiro passo na caminhada de 12 degraus até o final de 2018. Mais alguns avanços rumo a nossa tão sonhada independência financeira. Esses dias estava sentado largado no sofá pensando: O que (você) faria se chegasse no end-game da IF?

Será que pararia, será que diminuiria o ritmo, ou será que tudo isso é um vicio que vai fazer-me querer dar sempre o próximo passo, sempre querer mais…

Pensando um pouco eu acho que continuaria, acho que iria querer mais. Talvez você lendo isso, diria que eu seria apenas mais um cara ambicioso. Mas não! O meu prazer não está em chegar no end-game, mas sim no trajeto até lá. Se você chega no destino e não tem um novo desafio, você começa a morrer.

Se pra você junta grana um martírio, se você está contando nos dedos a hora de chegar no end-game. Então meu amigo sinto lhe informar, você nunca vai chegar lá. E se chegar, tenho certeza que estará infeliz.

O importante é a caminhada, os desafios, as dificuldades superadas, os aprendizados, as passos atrás que teve que dar por uma besteira que cometeu, enfim.. nisso eu sou muito a filosofia do Nietzsche.

Acho que um cara que já leu todos os livros do Nietzsche e já comeu a Zarathustra de cima até embaixo pode-se declarar um Nietzscheano. Entre tantas coisas fantásticas que Nietzsche dizia uma das que mais me chama atenção era que a felicidade estava na dor.

Aquilo que não causa minha morte, torna-me mais forte

Escutando isso você pode achar que o cara é maluco, como alguém pode achar que a dor é boa? Calma você vai entender já já… Esses caras nasceram na era errada, acho que era pra ele ter nascido daqui uns 1000 anos. Vamos fazer um esforço, abre a sua mente pro que o Nietzsche disse e aqui vai uma matéria para você ler: Highest suicide rates are in happy contries.

Um recente estudo da universidade de New York Hamilton College detectou que o índice de suicido era maior em países com indicadores maiores de “felicidade”, acho que podemos traduzir para alta qualidade de vida, como uma Suíça.

A universidade levou um baita tempo pra identificar o que o Nietzsche disse a tempos atrás. As pessoas que vivem nesses países tinham tudo fácil, boa educação, boa cultura, acesso a saúde e segurança de qualidade, bons salários e acesso fácil a bens de consumo. Enfim, a vida deles era muito “fácil” tudo que eles quisessem eles teriam, e aí que está o pulo do gato, quando não se tem sofrimento, sacrifício para algo não se tem a real felicidade.

Guarde isso contigo e lembre-se naquele momento que você falar: mano porque essas coisas ruins só acontecem comigo, porque comigo tudo é difícil, bem não reclame e não desista pois é aí que está a sua felicidade!

Abaixo o relatório com as minhas receitas e despesas deste último mês de Janeiro:

Holding são rendimentos de empresas na qual não tenho sociedade com outras pessoas.

O Lucro sociedades é o lucro de todas as empresas em que tenho sociedade.

Outras receitas são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas.

Dividendos são receitas dos dividendos recebidos na bolsa de valores.

Taxa de poupança do mês: +36,82%

Chegamos no final do ano e minha taxa de poupança ficou acima dos 35% e abaixo dos 50% que era minha meta. Manter abaixo dos 50% é tranquilo o negócio complica é na outra ponta, conseguir mante-la acima dos 35%.

Minha expectativa é que esse ano terei uma boa taxa de poupança, bom pelo menos não tenho nada grande programado para ocorrer durante o ano, mas vai que surge né. De modo geral acho que só mais pro meio do ano em diante que vou conseguir ter os melhores crescimentos na taxa.

Net Worth

Net Wort, a grosso modo nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo, considera-se saldos de conta, investimentos e até mesmo dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente liquido.

 

Meu net worth no mês anterior foi de 527k e esse mês está na casa dos 535k.

Estou com 80% investido no mercado de ações, 5% na poupança e pouco mais de 14% em liquidez imediata na conta. Lembrando que não possuo divida alguma.

Veja abaixo um resumo do meu orçamento nesse mês e acompanhe os outros meses:

Gostou dos gráficos do aplicativo? Saiba aqui como adquirir o Bankitivity, compre utilizando o link do blog para cair umas balas juquinhas para nós.

Controle de Gastos – Resumo

Pensei que iria gastar bem menos em alimentação nesse Janeiro, mas o negocio foi tão ruim que acabei gastando quase o mesmo tanto que o mês de Dezembro, vamos ver se esse mês conseguiremos ficar dentro da casa dos 2k.

Gastos com utilidade também foram maiores, parte motivado pela Vodafone que acabei mudando de plano e tive que pagar duas recargas, não entendi muito bem o rolo que eles arrumaram, mas fato que reduzir meu plano pré para 13 euros por mês. Também tivemos 800 reais de gastos com Luz e Gas, isso porque sem querer acabei pagando a conta de Janeiro e Fevereiro no mesmo mês, não vi que tinha agendado uma transferencia pra conta da operadora e acabou indo duas vezes.

A boa noticia aqui que a minha Luz e Agua reduziram drasticamente para esse ano. Quero até ver se faço um video sobre isso, mas basicamente vou pagar aqui na Alemanha de luz e gas o que pagava em Portugal de gás, graças ao Putin e as Usinas nucleares, e eu finalmente acho que estou começando a entender como funciona o sistema de luz e gas deles por aqui.

Tivemos uma redução nos gastos com saúde, isso foi porque o mês passado tinha comprado um óculos novo. Os gastos com animais caíram bem, isso porque nenhum deles resolveu ficar doente no mês, aleluia.

Não recorrentes vieram bem acima de dezembro e isso deveu-se a um gasto de 4,9k com impostos de carros, ocorre que vendi a minha moto e a menina tava com vários anos de IPVA em aberto, eu não estava andando com freqüência e a policia não conseguia me parar mesmo, então acabava barrigando o pagamento.

Eu já tinha vendido ela antes, mas o cara desfez o negócio dias depois. Devido a crise, como estava difícil pra conseguir cash vivo resolvi partir para uma troca por um Peugeot 206, então tive que pagar os documentos de 2018 do carro novo para poder passar para meu nome, lembrando que ainda tenho uma Palio Weekend da troca do HB20 que fiz com minha irmã, também teve o IPVA do Palio e somando tudo deu essa pancada no meu coração :(

Além disso tivemos os gastos com a renovação do passe transporte da minha esposa para o próximo semestre, além de umas taxas na faculdade, dando um total de 1,1k de resto foram pequenas despesas.

Conclusão

Tive um crescimento na minha receita, motivado pelos dividendos que quase ultrapassaram a casa dos 2k, mas isso contaremos no post de dividendos. De modo geral, achei que gastaria menos que em dezembro, mas não rolou. Passei um pouco, o que acabou anulando a nível de taxa de poupança o meu aumento na receita.

 

 

Como podem ver acima o mês de Fevereiro já começou com uma pancada de 11k com as passagens dos USA e Brasil, além disso vai entrar na conta um iPhone X então vou acabar sentindo saudade do que gastei em Janeiro rsrsrsrs

Bônus Pack – Perry Rhodan

Você curte ficção cientifica? Bem tem uma série Alemã muito foda (não tem outra palavra pra descrever essa série). Eu conheci a séria na casa de um tio que tinha desde o exemplar 1 até os 600 e poucosss… a única coisa que pedi para o meu tio na vida, foi quando ele morresse me desse os livros do Perry Rhodan. Lembro como se fosse hoje… o corpo do coitado mau tava fedendo no cemitério e eu já tava lá na porta da casa da minha tia pra reclamar minha herança.

Meus exemplares ficaram na casa da minha mãe, quando voltar ao brasil posto umas fotos deles e vou fazer um post especial aqui no blog sobre a série que coloca Star Wars e Star Trek no bolso.

Quando comecei a ler a série ela já tinha sido descontinuada aqui no Brasil, mas na Alemanha continuava a publicar exemplares, para minha felicidade uma editora no Brasil resolver começar a traduzir os exemplares. A SSPG começou vendendo os livros fisico, comprei quase todos físicos que eles venderam, daí a serie não conseguiu se manter a SSPG suspendeu, depois os fãs resolveram mandar varias cartas pra eles e retomaram a serie, só que agora apenas no digital. Tenho comprado os exemplares do Kindle e recomendo a todos a lerem essa serie.

É uma séria muito boa, dá uma pesquisada no google e veja as opinões de quem já leu Perry Rhodan. Visite o site da SSPG e compre um exemplar lá de teste, cada exemplar sai por menos de 10 temers, muito barato, e vc vai ver que a qualidade da série é fantástica.

Não to recebendo um tostão deles aqui pra anunciar o Perry Rhodan, faço isso porque gosto muito da série e quero compartilhar com vocês.

Inclusive se alguém conhece a série deixa um comentário aqui embaixo para a galera que não conhece ter a noção de quão top é o Perry Rhodan.

Link Editora – SSPG – Perry Rhodan.

Nosso whatsapp

Se você ainda não nos adicionou no seu WhatsApp, entre aqui e enviei uma mensagem para trocarmos ideia.

14 thoughts on “Controle de gastos e receitas: Janeiro 2018

  • 5 February 2018 at 23:23
    Permalink

    Fala Vdd,

    Blz?

    Cara me diz uma coisa, como tu faz o lançamento dos dividendos das ações americanas. Falo em relação aos 30% de imposto. Pq no extrato da DriveWealth vem o crédito e logo abaixo o débito referente ao imposto.
    Tu faz os dois lançamentos no Banktivity?

    Abraço!

    Reply
    • 6 February 2018 at 07:20
      Permalink

      Fala TC

      O ideal eh fazer separado e criar uma categoria para esse débito do imposto assim no final do ano vc saberá o quanto pagou de imposto nos states pois precisará disso pra fechar o carne Leão.

      Porém fazendo isso vc perde o controle de crédito líquido de dividendo. E eu prefiro ter o controle líquido dos dividendos. Então lanço o dividendo já abatendo os 30% e anoto o imposto pago já direto no carne Leão.

      Reply
  • 2 February 2018 at 23:01
    Permalink

    Parabéns!

    Você é uma inspiração. Foi e vai à luta e os frutos estão vindo. Cada um faz o seu destino, não é? ;)

    Reply
    • 3 February 2018 at 11:57
      Permalink

      Olá LCB

      é aquele velho ditado de todo mundo vê as pinga que eu bebo, mas ninguém vê os tombos… valeu pela força

      Reply
    • 3 February 2018 at 11:56
      Permalink

      olá DIOberto Souza

      Parabéns pelo trabalho de divulgação da série. até adicionei o video da palestra aqui no post. se tiver algum conteúdo legal aí que possamos compartilhar aqui no blog me manda :)

      Reply
  • 2 February 2018 at 16:27
    Permalink

    Ae VdD que tal comprar uma moto ai na Europa, meter uma camera e sair gravando e mostrar para nós aqui no blog hehehehe. Só não vale andar com a máscara na moto senão vou achar que você é terrorista !!! kkkk

    Reply
    • 2 February 2018 at 18:20
      Permalink

      fala SP

      eu acho que aposentei das motos… depois que minha filha nasceu eu dei uma reduzida nas tentativas de morrer… agora só vou me matando aos pouco com coca e muito sorvete com chocolate, essa história de sair na pista a 190, 210 não rola, ultimas vezes que andei fiquei pensando, mano se eu morrer agora num vou nem vê minha filha crescer, aí bate aquela depressão

      e não adianta o cara comprar uma moto dessas e dizer que não vai correr porque não tem como, igual o cara que comprou de mim, disse que não é de correr que anda devagar, eu falei com ele que também era assim, só que esse negocio não dá pra tu andar devagar, qualquer toque no acelerador tu tá lá nos 170 sem esforço algum

      Reply
  • 2 February 2018 at 14:43
    Permalink

    VDD, parabéns pelas rendas.

    Cara, você tem mais de uma empresa? Pensei que seus rendimentos eram oriundos somente da sua fábrica de software.

    Consegui meu primeiro cliente para um projeto grande, em que estou gerenciando uma equipe, este mês. Vou revisitar seus vídeos.

    Abraços

    Reply
    • 2 February 2018 at 15:33
      Permalink

      obrigado enriquecendo

      pow camarada bacana que vc conseguiu um projeto novo, agora é socar scrum nessa equipe rsrsrs sobre a empresa é que a divisão após fusão ficou um troco muito louco, pra controlar melhor separei a parte que é minha mesmo e a parte que foi adquirida.

      Reply
      • 2 February 2018 at 16:09
        Permalink

        Opa, já to com a minhas colunas todas separadinhas kkkkk. Quais ferramentas vc usa pra gerenciar?

        Quanto as empresas, pelo o que entendi tem a ver com a questão de vendas, que vc trouxe seu comercial junto, algo do tipo né? Eu lembro de vc comentar isso nos vídeos.

        Abraços

        Reply
        • 2 February 2018 at 18:15
          Permalink

          uso o Jira aqui na empresa, pelos que já testei é o mais completo e flexível no mercado, mas é bem difícil de configurar, principalmente no começo, perdi um bom tempo batendo cabeça nele pra deixar redondinho

          não, eu trouxe minha cartela de cliente e comprei parte da cartela do meu sócio já que ele tinha uma clientela maior que a minha, então por isso ficou essas duas partes, mas isso é só ilustrativo na pratica o que importa é o que tem na conta se veio por A ou B não importa kkkk

          Reply
  • 2 February 2018 at 09:00
    Permalink

    Olá VDD,

    Boas reflexões. Quando eu atingir a IF eu não vou parar de trabalhar, mas vou sair do emprego atual, pois eu não gosto de ficar trabalhando em escritórios, embaixo de ar-condicionado. Acho isso um saco.

    Seu patrimônio está crescendo muito. Parabéns!

    Abraços.

    Reply
    • 2 February 2018 at 15:12
      Permalink

      olá CI

      trabalhar dentro de casa é muito bom, eu produzo muito mais em casa do que no escritório, mas tem hora que vc fica com saudade do ambiente, socializar e as brincadeiras enfim… vc fica com um contato mais frio quando passa a falar com seus colegas apenas pelo teclado.

      enfim acho que o ideal seria um pouco dos dois, talvez o cara poder ficar de casa e ir uma vez ou duas no escritório por semana aí seria o ideal.

      o problema que pra mim de onde estou só dá pra ir 1 vez no ano no escritório rsrsrs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *