Gastos e receitas: Mar 2019

12
150

Apresentamos nesse post um resumo dos gastos e receitas deste mês de fevereiro. Controlar os gastos é algo muito importante para os seus investimentos. Nesse mês de destaque tivemos alguns gastos com viagem e um não recorrente enorme na categoria Casa.

Não basta fazer a grana sobrar no final do mês. Você precisa de conhecer em detalhes para onde a sua renda está indo. Acompanhar e ter um registro detalhado dos seus gastos é muito importante, não só na sua vida pessoal também como investidor. Por isso, que eu compartilho essas informações com vocês.

A idéia com isso não foi só orientar, no sentido de mostrar o caminho. Mas também servir de motivação. Tenho certeza que muitos, aqui quando chegaram, tinham a vida financeira bagunçada. Observando a maneira como eu trato isso, foram ajustando os seus controles também. É esse tipo de mudança que nós queremos fazer.

Resumo de receitas e despesas do mês de março 2019
Resumo de receitas e despesas do mês de março 2019

Holding são rendimentos de empresas na qual não tenho sociedade com outras pessoas.

O Lucro sociedades é o lucro de todas as empresas em que tenho sociedade.

Outras receitas são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas.

Dividendos são receitas dos dividendos recebidos na bolsa de valores.

Taxa de poupança do mês: +47,51%

Esse mês teve algo bem atípico. Tivemos que pagar o caução do novo apartamento. O caução entrou efetivamente nas despesas, mas para não bagunçar a coisa resolvi abstrair ele para não mascarar os resultados. Até porque ele na prática não chega a ser uma despesa. Se não ficar devendo o aluguel ou apresentar nenhum problema no encerramento do contrato, irei receber o dinheiro de volta.

Porém resolvi terá-lo do meu patrimônio, porque os “patrulheiros” de plantão, reclamam até do meu veiculo, quanto mais do caução. Porem para efeito estatístico vou manter a minha taxa de poupança sem ele.

Considerando o caução a minha taxa de poupança foi de 10% 😔 com um valor de quase 4k.

O meu Net Worth está considerando essa retirada do caução, mesmo com essa pancada conseguimos fazer o patrimônio crescer.

Net Wort, a grosso modo nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo, considera-se saldos de conta, investimentos e até mesmo dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente liquido.

No patrimônio tivemos um bom crescimento com +37k. É bastante reconfortante ter o seu patrimônio crescendo de um mês para o outro acima do que você poupou.

Mês passado tínhamos um patrimônio de 865k e agora chegamos a 902k. O milhão está ali na esquina. Vamos ver o quanto vou gastar com essa mudança, acredito que deve atrasar um pouco os planos de chegar no milhão.

Toda semana aparece um questionando minha estratégia aqui no blog. Então vamos fazer uma conta de idiota aqui. Se tenho 865k em fevereiro e em março termino com 902k tenho um ganho de 37k tirando o aporte de 4k eu tenho um retorno liquido de 33k no patrimônio.

Isso dá no mês 3,81% de valorização do patrimônio. Eu não vou ficar acompanhando rentabilidade todo mês aqui, talvez seja o último mês que poste isso. Mas é engraçado como postando isso some um monte de gente que ficava questionando o tempo todo, falando que minha estratégia está errada, que o que eles fazem é o certo.

Aí você vai ver a rentabilidade desse pessoal é 0,43% ao mês. Engraçado é ver eles comemorando como se fosse final de copa, como se eles fossem um Warren Buffett brasileiro.

Engraçado que você fala com esses caras que ele está fazendo errado, mostra pra eles que estão errados, comprova por números que existe outro caminho mais viável, mas mesmo assim eles preferem continuar dentro da caverna de Platão.

Eu não gosto de ficar fazendo essas comparações porque acho que cada um tem o seu perfil. E também acho que o mais importante são os aportes, mas enfim o pessoal parece que procura sarna pra se coçar. Isso me faz lembrar desse artigo que escrevi um tempo atrás: Não saia do seu caminho na bolsa de valores.

Agora eu posso estar sentado em cima de 1 milhão e ainda continuará aparecendo gente aqui dizendo que eu estou errado e que ele tem a formula magica. Aí ele abre a caixa preta e vc fica assustado com 0,5% de crescimento 🤦‍♂️

Despesas – Resumo

Nossa maior despesa nesse mês foi por conta da mudança para o novo apartamento. Estávamos morando em Duisburg uma cidade periférica de Düsseldorf. Duisburg é uma cidade mais barata de se viver que Düsseldorf.

Nossa estratégia era viver em Duisburg e colocar a Laura numa escola em Düsseldorf. Acontece que iria perder muito tempo de deslocamento, as vezes a economia que teria morando em Duisburg não compensaria o tempo perdido.

Depois disso resolvemos buscar uma casa em Düsseldorf. Não é a primeira tentativa disso, na outra vez não conseguimos alugar por falta de comprovação de renda. Desta vez, estamos menos confiantes e até mesmo sem muito interesse e voilà… quando você menos espera acontece.

O apartamento é um pouco menor que o nosso atual e o dobro do preço, porém fica num bairro bem localizado. Na Alemanha o seu filho tem prioridade nas escolas próximas a sua residência, nesse caso se você mora num bairro melhor terá acesso a uma qualidade de ensino melhor. Por optamos as vezes pegar uma casa mais simples porém num bairro com oportunidades de escola melhor.

Tivemos nesse mês que pagar um caução de 3k € e isso fez com que nossa despesa de casa fosse para 16k. Algo bem não recorrente. Nosso aluguel vai subir bastante também. Então essa despesa deve aumentar a partir do meio do ano.

A alimentação, por ficar comendo em restaurante todos os dias no Brasil, achei que iria estourar ficou dentro da média do mês passado, com 2,9k vs 2,5k do mês anterior.

Já os gastos com saúde tiveram um aumento de 700 reais para 2,5k. Isso foi por conta da Laura que ficou doente. Gastamos bastante com médico e remédios com ela. Boa parte desse dinheiro deve ser reavido no seguro saúde.

Na utilidade tivemos uma queda. Lembrando que mês passado tínhamos gasto 1,5k foi praticamente o pagamento excedente de Luz e Gás. Esse mês já veio dentro do padrão.

Não recorrentes

Tivemos um gasto não recorrente menor que o mês anterior. Antes havíamos gasto 8,8k e agora, nesse mês, fechamos em 6,6k.

Desses 6,6k boa parte foi por conta das viagens. Gastamos cerca de 4,9k com viagens. Reservamos um resort no Egito para passearmos em agosto deste ano. A passagem tivemos que comprar de cara, ficou em 4,3k nos três.

Além disso, tivemos os gastos com o Airbnb de uma viagem que vamos fazer, apenas eu e a Tatiane para Bélgica o mês que vem, isso ficou em 327 a hospedagem.

Também pagamos avista a entrada do Louvre que ficou em 330 para nós três e minha Mãe. Paris vai ser outra viagem o mês que vem, porém nessa vou levar minha mãe que vai estar a passeio lá em casa. A hospedagem de paris caiu pro mês que vem.

Depois de Paris vamos no festival das flores na Holanda. Um passeio que a Tatiane está organizando, diz ela que é muito bonito o festival das tulipas. Pagamos o ingresso de uma vez, ficou em 250 todo mundo já com estacionamento.

Esses dias postei no twitter que estava na reta final do Milhão. O VicLucro na thread se eu precisei de “me sacrificar” pra chegar nessa meta?

Achei legal a pergunta, porque já presenciei vários blogueiros que economizam bastante e ficam obcecados pra chegar na Independência Financeira – IF. E eu aqui no blog sempre bati na tecla que você não tem que “sacrificar” você ou sua família pra alcançar isso. Quem faz isso achando que vai viver melhor, ou vai ser mais feliz quando chegar na IF, está apenas se auto iludindo.

Porque a felicidade não está em chegar na IF, mas im na caminhada até lá. Você tem que economizar sim, tem que buscar aumentar sua taxa de poupança sempre que possível. Mas, não pode sacrificar sua vida por isso. Você tem que saber aproveitar a vida também, fazer aquilo que você gosta, as vezes gastar um dinheiro com uma viagem, com um eletrônico que você gosta, com aquele gamer que você curte muito, enfim viver a vida de forma saudável é mais importante.

Quem me acompanhou a mais tempo aqui, sabe que sempre fui de viajar. Que mesmo economizando e investindo sempre reservava uma grana para essas coisas.

As vezes viajar não é a sua vibe, sei lá… as vezes você gosta de ter um carrão, ou comprar roupa, não importa oque traz satisfação! Só tente buscar um equilíbrio saudável entre esses dois universos economizar vs consumo.

Não torne-se escravo de Independência Financeira

Veja abaixo um resumo do meu orçamento nesse mês e acompanhe os outros meses:

Gostou dos gráficos do aplicativo? Saiba aqui como adquirir o Banktivity, compre utilizando o link do blog para cair umas balinhas para nós.

Conclusão

Nossa receita teve uma queda -4% comparada ao mês anterior. Se comparamos com o ano anterior nos tivemos um crescimento de +33% na nossa receita total. Isso é muito bom, pois demonstra que nossas estratégias comerciais e de investimento tem dado bons frutos.

Aumentar em +33% seus ganhos de um ano para o outro não é uma tarefa nada fácil. Tenho trabalhado duro para isso. Literalmente são muitas noites sem dormir. Quando você começa a olhar esses números e esse crescimento e gratificante e motivador.

Até o momento estamos com um recebimento de 115k e um gasto de 59k isso nos coloca com uma taxa de poupança de +51% ou seja continuamos vivendo com metade do que ganhamos. Pode parecer pouco para muitos, mas é aquilo que falei acima, não tenho obsessão pra IF, viver com metade do ganha pra mim é uma marca muito boa!

Enquanto isso…

Um exemplo da estrada rumo ao milhão, enquanto você acha que está chegando lá o inesperado acontece!

via Gfycat

Previous articleFui tentar comprar um concorrente e olha no que deu #MN26
Next articleRick Chester recebe um proposta indecorosa #MN27

12 COMMENTS

  1. Oi VdD! Primeiramente gostaria de agradecer aos seus artigos, graças a ele tomei coragem de começar a investir na bolsa americana.

    Tenho uma dúvida sobre a Drivewealth no entanto. Estou tentando contato com eles pelo chat desde ontem (entrei diversas vezes durante o horário de atendimento), porém ninguém responde nunca e isso está me deixando com certo medo, pois já investi uma quantia razoável lá. Também enviei um e-mail ontem à tarde até agora sem resposta.

    Pela sua experiência eles demoram a responder mesmo?

    • ola Edu

      comigo sempre responderam rápido pelo Chat. Vc está falando em português ou inglês com eles ? se for ptg acho que demoram mesmo.

      essa semana mesmo mandei um email sobre uma duvida pra eles e me responderam.

        • vc tem que saber que o chat não é 24h

          preferencialmente entre em contato com eles por lá enquanto a bolsa estiver aberta.

          as vezes o pessoal manda mensagem no horário comercial do brasil e lá o fuso horário é diferente. dentro da sua conta mostra se a bolsa America está aberta ou não.

  2. Parabéns cara, seu blogue é fonte de inspiração… Estou nesta caminhada pela IF, e vejo sim a necessidade de aproveitar essa caminhada. Na verdade eu penso que tudo que é radical, não dura por muito tempo… tem que ser racional.

    Me diz uma coisa, não tem interesse em investir em outras moedas além do Dollar e Real ? Ex: Libras Esterlinas, Francos Suiços, Euro…

    • ola I

      valeu, bom saber que está tirando um pouco de coisa boa daqui.

      moeda não é investimento e sim reserva de valor, estuda sobre o Jeremy Siegel que vai entender isso rapidinho

  3. Fala VDD,

    Vc colocou a rentabilidade de seus investimentos esse mês. Mas se você comprar desde o início dos seus investimentos, quanto seria ? Aposto que se vc comparar com uma rentabilidade de 130% do Cdi ao longo desse tempo sua carteira de investimentos perderia, não é ?

    Abs

    • me apresente um investidor que saiu do zero e chegou na IF investindo em RF apenas?

      isso é igual enterro de anão, todo mundo diz que existe mas ninguém viu ainda…

      vc sabe pq ?

      • Vc nao vai publicar este meu comentário por que nao lhe convém, mas eu fui um, nunca investi em RV e hoje aos 47 sou IF. Jamais investi na bovegas nem nada disso e sempre segui o CDI com RF e hoje cheguei lá..alias faz algum tempo.
        PS: Não sou anão

        • so me explica como vc passou por hiperinflação, congelamento da poupança na era color e os outros calotes internos que o brasil ja aplicou para investidores

          das duas uma ou vc está mentindo ou ganhou alguma bolada e quer dizer que chegou la pela RF, eu voto na primeira, mas pra me desmentir terá que no mínimo abrir seus dados pra gente ver!

          faz o seguinte monta um blog e ensina o pessoal essa sua façanha, até eu quero aprender algo contigo, vc deveria ser estudado de perto #mito

  4. Parabens VdD! Te acompanho a alguns anos e fico feliz em acompanhar seu sucesso! Em relacao aos “comentarios maldosos” nem liga, cada um tem sua estrategia e a sua claramente esta funcionando muito bem! Espero que chegue no milhao nos proximos meses.
    Acho bem legal tambem que esta aproventando e viajando bastante com a familia. Para finalizar, concordo 100% quando diz que se deve aproveitar a caminhada rumo a IF. Vivo dizendo isso e me lembrando sempre, afinal só se vive uma vez!
    Abs!

    Executivo Investidor
    http://www.executivoinvestidor.com

    • ola EI

      sem dúvidas, não adiantar ficar igual condenado apertando a família toda, economizando cada migalha pra só dizer que chegou na IF. A que custo foi isso? O cara acha que ao chegar lá vai ser feliz, vai estar realizado, vai poder viver uma vida melhor porque não terá que trabalhar, mas verdade mau sabe ele que isso não trará felicidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here