Não é Ranger mas é Power – XD+ #21

13
187

Sabemos que o setor de shoppings e REIT de varejo estão enfrentando uma piora nos fundamentos, tivemos há uns dias atrás mais um grande varejista decretando falência nos Estados Unidos, desta vez a Bon-Ton.

O número de calote em empréstimos a varejistas bateu um recorde no primeiro trimestre de 2018, relatórios afirmam que muitos players do setor estão lutando para implantar mudanças nos seus negócios enquanto que as dívidas vão pesando cada vez mais.

As empresas que vem pedindo falência são todas lojas de departamento. Ocorre que o mercado acaba generalizando e muitos REITs do setor de varejo, mesmo não tendo esse tipo de loja no balanço estão com cotações em queda.

Esse momento do mercado pode ser uma boa oportunidade para quem deseja comprar no longo prazo, porém é preciso sabermos se o ativo que estamos comprando não está dentro dessa área de risco. Isso que vamos tentar entender aqui sobre quão impactante pode ser isso para o fundo em questão. Será que ele é um ativo que merece estar na carteira? Ou possui um grau de risco elevado ?

Saiu mais um artigo no Ex-Dividend, para quem é assinante acesse o XD para conferir.

Conheça o Ex-Dividend Plus

Saiba mais sobre o Ex-Dividend aqui e aqui.

ASSINE JÁ

Previous articlePapo de Dividendo #44: Google – CVX – BA – GOOG – GPRO – FB – SSNLF – AMZN – GPS – RYAAY – DIDI – AABA – NTDOY
Next articleControle de gastos e receitas: Abril 2018

13 COMMENTS

  1. Olá Vdd,

    Eu ia deixar este comenário lá na página do artigo, mas não tem lugar pra comentar no xd+, fica a sugestão.

    Já é a segunda vez que você fala sobre este ***. Pesquisei um pouco sobre ele e encontrei no yahoo um artigo, do site benzinga, em que o analista Todd Thomas, da KeyBanc Capital Markets, fala sobre a deterioração dos fundamentos dele. O discurso parece com aquilo que você já tem falado há tempos, destes caras querendo pregar o apocalipse ****. Porém ele citou dois números específicos: a queda na receita ***, e uma queda na ocupação de 30 pontos base, ano a ano. Eu não vi esta queda no gráfico do artigo. Da onde será que esse cara tirou isso?

    • olá Diogo

      da cabeça dele porque os números públicos do ativo sao outros completamente diferente, de onde tirou que teve queda nas vendas dos inquilinos olha o gráfico que coloquei no artigo

      depois temos a taxa de vacância dele que em momento algum abaixou dos 95%

      30 pontos bases é 0,30 ou seja se vc teve 98,30 de ocupação num ano e no outro vc tem 97,99 vc acha que o negocio está falindo ? dá pra ver que não faz sentido algum os argumentos dele, é que ele trabalha com os números para fortalecer a tese dele, dá uma lida na conclusão do artigo que eu falo bem sobre esse tipo de pessoa e como a linha de raciocínio deles não parece funcionar na realidade.

      • Na verdade aquele artigo é muito superficial. Você fez uma análise muito mais profunda. Acho que o objetivo destes caras é só fazer alarde pra gerar especulação.

  2. VDD,
    Ainda não tive tempo de analisar os REITS pra compor a minha carteira que será basicamente de stocks e reits.
    Como você fez no começo? Fez uma e depois a outra? Ou ambos ao mesmo tempo?
    Eu estou na fase de compor a minha carteira de ações, que estudo e uma vez por mês aporto em uma e duas (na quantia que tenho disponibilidade, é claro).
    Eu não tenho ideia de quantas empresas comporão a minha carteira. Quero sim diversificar muito, ainda que meus valores sejam muito irrisórios.
    Conte-me um pouco da tua experiência e de alguns conselhos.
    PS: finalmente consegui inserir no meu blog os sites que acompanho e o teu é um deles e não é de hoje (já nos falamos há algum tempo).
    Obrigado e um forte abraço;
    @-@ Ativos for Change

    • olá AoC

      não tem muita regra quanto a isso, no meu caso na época eu montei a de stock e depois da de REIT, mas acho pelo momento “promocional” que os REIT vem passando talvez seria interessante começar por lá, não sei se vc já é assinante do XD+ mas lá temos uma carteira com os melhores REIT do mercado.

      eu no começo geralmente por ter um aporte baixo coloca a grana num único ativo, raras as vezes que conseguia comprar dois no mesmo mês, entao também fiz essa mesma linha de raciocínio q vc vai fazer, com relação a diversificação é muito importante independente do valor, recomendo quando finalizar a carteira não deixar que nenhum ativo tenha mais do que 10% do seu capital total.

      show vou te add Aki tb

      • Caro VDD,

        Valeu pelo retorno.
        Vou considerar sim na minha reflexão a questão dos REIT, acho uma linha de raciocínio interessante. Depois vou me inteirar também do XD!!

        Quanto a não deixar que nenhum ativo tenha mais do que 10% da carteira, também acho muito pertinente.

        Você pretende ampliar a tua carteira de ações e de Reit? Ou estas são a sua escolha do momento?

        Valeu e um abraço
        @-@

        • esse sao os jogadores que coloquei no time, se vc me pergunta-se se todos eles sao EXCELENTES pra comprar hoje eu te diria que não, até por isso falo pro pessoal, gente não sai comprando tudo que eu tenho porque tem coisa que eu comprei em 2013/2014 tem muito tempo e o ativo era top naquela época, mas hoje ele pode não ser tão top, também não quer dizer que virou lixo, senao eu ja teria tirado da carteira.

          alguns ali estão passando por uns momentos conturbados, ou as vezes até tem opções + interessantes no mercado, até por isso que eu criei o XD pra justamente o pessoal ter um Feedback do que eu acho de top no mercado hoje para se investir.

    • Ola Rich

      não achei ruim como vc imagina, cresceu receita e ffo recomprou acoes cresceu sss

      pq vc não gostou ?

      • Crescimento fraco, earnings tbm, aumento de dividendos de 2.2%, mal cobre inflação…para quem busca dividend growth não é muito animador.
        Apesar dos dividendos estarem seguros..crescimento da *** não é promissor não. Ninguem percebe ainda que o aumento dos combustíveis tem papel importante pq lá todos os **** são longe dos centros e isto vai impactar

        • vc está confundindo REIT com acoes, se vc quer grandes crescimentos aí vc deve investir em acoes, muitos comentem esses equívocos de misturar analise de REIT com ação que sao ativos com propósitos e perfis completamente diferente.

          claro que vai ter um REIT ou outro passando por um excelente momento, mas de modo geral os REITs crescem isso mesmo que vc está vendo, vc me parece aqueles caras que quer comprar um corola para andar numa estrada de chão, bolas se vc quer andar em estrada de chão, então compre uma pickup

          vc precisa de primeiro entender o básico sobre o perfil de cada ativo, senão vai acabar arrumando essa confusão toda na sua cabeça, mas enfim se vc não gostou blz tem outra inúmeros ativos lá no XD pra vc escolher só pular esse e seguir pra frente

          agora seu argumento dos combustíveis não faz sentido, primeiro que é hipotético o aumento afastar os consumidores, pode até ocorrer o inverso uma procura maior para buscar mais economia e depois vc não está considerando os carros elétricos, aí sim seria até interessante, aqui na Europa vc vai no mercado e já larga seu carro recarregando, entao o jogo vira a favor desses estabelecimentos do artigo.

  3. Olá VdD!
    Interessante análise do case. Obrigado pela dedicação (Dá trabalho!)
    Não sei se é possível avaliar a segmentação da clientela das lojas (existe o dado?) para análise do quanto ele pode ser impactado por esse lado caso haja uma queda no poder de compra ou outro fator que afete a clientela frequentadora. No pensamento sequencial de menor venda pelas lojas, menor lucro, fechamento das lojas, maior vacância, menor lucro do REIT, menor distribuição para os cotistas. Não tenho ele na carteira mas devo realizar novo aporte e busco oportunidades.
    Não sei se fui claro ou se estou falando besteira rsrsrsrsrs
    Forte abraço!

    • olá Belarmino

      não tem como porque ele so lança la pra nós os top inquilinos como default em todos os REIT.

      rapaz até bom vc me questionar sobre isso que até esqueci de comentar algo no artigo, e olha que revisei aquilo lá duas vezes kkkk

      bom o que eu havia esquecido de comentar que boa parte das propriedades dele estão localizadas em lugares turísticos, e ele faz isso propositalmente, isso é uma estratégia dele.

      então ele se beneficia de uma afluência não só da economia local, mas de turistas que vão aquelas regiões, e isso independente de crise ou não sempre tem muita gente indo pra America, isso acho um ponto muito importante que acabei não mencionando no artigo

      a minha visão é que isso minimizaria bastante essa sua preocupação, pois ao atacar essas áreas turísticas estaria criando automaticamente uma diversificação de rendas de clientes por regiões, por exemplo nos imóveis de Nova York e redondezas vc verá uma visitação maior de um publico mais canadense/europeu, já nas regiões mais próximas do sul terá uma presença maior de latinos, como Miami, se for pra outra costa será mais influenciado pelos turistas chineses/japoneses e orientais, enfim tem bastante diversidade isso é bom porque numa crise teremos mais chances de receber pessoas de outras regiões que não estão em crise, alem de pelo simples fato da estrutura dele e do tipo de produto ser mais voltado para quem quer economizar ele acaba se fortalecendo nesses momentos e as vezes até vende mais do que em momentos de bonança, inclusive outro dado importante que esqueci de mencionar lá é que ele foi o único fundo do setor que não cortou nem congelou dividendos na crise de 2008 isso so mostra a forca do seu balanço…

      caramba vou editar a conclusao e acrescentar isso lá kkkkkk valeu pelo questionamento

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here