Usando a plataforma PenseRico

Hoje vou escrever um pouco sobre as principais funcionalidades da plataforma PenseRico, e o seu ranking com base em valor.

Como funciona o ranking?

analise fundamentalista

 

O ranking da plataforma leva em consideração os indicadores com base em valor, e seleciona de forma decrescente as empresas mais atrativas. Ou seja, as primeiras empresas exibidas na plataforma são as com resultado da soma dos indicadores mais atrativas para se investir.

Excluímos do ranking empresas sem negócios nos últimos 3 meses, e empresas com P/L e/ou P/VP negativos. Além disso, os valores da cotação das empresas na plataforma são atualizados diariamente, no período da madrugada.

Usando como exemplo TAEE11, ao colocar o mouse sobre a janela da empresa, temos algumas informações:

Detalhes da empresa na plataforma PenseRico Aqui vemos o PL, que é o valor do Patrimônio Líquido, o LL, que é o Lucro líquido, e o D, que é a Dívida bruta (no caso dos bancos, trocamos este indicador pelo PDD/Crédito, falarei sobre este em outro post). Além de exibir no texto e cor de cada um destes indicadores a evolução destes nos últimos anos.

Ainda nesta janela, temos abaixo outros 3 indicadores: o primeiro mostra se o foco da empresa tem sido dividendos ou crescimento, o segundo mostra o resultado operacional, se está positivo ou negativo, e o terceiro os prêmios da empresa.

Passando o mouse sobre cada um dos ícones desta janela temos um texto, que nos indica com mais detalhes o resultado.

Clicando com o mouse na janela de uma determinada ação, abrimos outra aba com mais detalhes sobre a mesma. Na primeira aba, temos os gráficos, podendo ser alternados para exibirem os dados anuais.

Detalhes na plataforma PenseRico

 

Na aba seguinte, Indicadores qualitativos, temos os principais indicadores da empresa, assim como os dados dos últimos anos. Colocando o mouse sobre um respectivo valor, a janela altera mostrando os valores de cada trimestre. Para saber mais sobre os indicadores, recomendo a leitura dos posts iniciais que fiz neste blog.

Na aba seguinte, Fluxo de caixa, que é o coração da empresa, temos os respectivos valores deste da empresa.

 

Filtro plataforma PenseRico Existe também um botão no canto superior direito, que eu destaquei em caneta amarela, o qual nos permite selecionar ou excluir determinados tipos de empresas, conforme desejarmos. É só desmarcar as janelas que não quer a exibição na plataforma, e clicar novamente no botão de roda de engrenagem, que a plataforma atualizará as ações do ranking, retirando aquelas que se encaixavam no perfil não selecionado.

Voltando a falar do ranking, Outro ponto bacana dele é exibir small caps (que são empresas fora do radar dos grandes players pela baixa liquidez das ações) com bons indicadores, e que eu mesmo não conhecia, como é o caso de AFLU3 e EEEL3. Gostei dos indicadores destas, e mais a frente vou estudar a fundo para ver se já cabe um investimento, e quais são os riscos de cada uma.

Ressaltando que as empresas do ranking não são recomendações de compra/venda. Ela facilita o investidor, pré-selecionando empresas atrativas com base em valor, para na sequência analisarmos estas com mais detalhes.

Gostou do blog? Então se inscreva aqui para receber as atualizações via e-mail e curta nossa pagina no Facebook.

12 thoughts on “Usando a plataforma PenseRico

  • 4 November 2017 at 11:20
    Permalink

    Ola meu caro viverdedividendos! muito bacana a plataforma de analise… estou realmente interessado em focar meus estudos somente por aqui. Roco cotenúdo. Parabens!

    Reply
  • 1 November 2017 at 16:32
    Permalink

    Olá, meu maior problema é achar um site que dê os dados certos da companhia. Analisando três desses sites, inclusive este, há diferenças com o que está no site da BMFBovespa.
    Em quem confiar no momento de realizarmos uma análise com base em dados da empresa?
    Eu utilizo os seguintes indices:
    PL, ROE, P/VPA, DY, DL/PL, DL/EBITDA.
    Posso confiar nos dados desses indices nesse site?

    Reply
    • 1 November 2017 at 17:34
      Permalink

      Oi Andre, a plataforma captura dados diretamente da CVM, que por sinal é a mesma fonte que a bovespa usa. Divergencias nos numeros podem ocorrer por conta de representações de balanços, ou seja, algumas emprrsas até mesmo meses depois, podem mudar alguns números e reapresentar o balanço. Fora isso, se informar alguma divergência por favor nos comunique no nosso forum.
      Abs Cadu

      Reply
  • 24 October 2017 at 17:24
    Permalink

    Muito interessante, VDD! Agora que vou começar a estudar mais sobre ações, focarei na PenseRico também.

    Os dados são para empresas internacionais tb?

    Reply
    • 24 October 2017 at 19:25
      Permalink

      fala Enriquecendo

      no momento estamos fornecendo apenas empresas brasileiras, mas já estamos desenvolvendo a parte das ações americanas, em breve teremos novidades nesse sentido.

      Reply
  • 23 October 2017 at 13:22
    Permalink

    Legal a plataforma! Vou utiliza-la para estudos no lugar do site Fundamentus. Lá se não me engano não tem Fluxo de caixa…

    Reply
    • 23 October 2017 at 19:15
      Permalink

      Olá II

      Boa cara, o problema do fundamentos é não ter dados históricos dos indicadores, vc pega um LPA, VPA, ou outra coisa do tipo e quer acompanhar os anos por lá vc não consegue ver, e na analise é fundamental ver a evolução dos dados.

      Reply
    • 23 October 2017 at 00:36
      Permalink

      Bacana o projeto UO

      Reply
    • 21 October 2017 at 14:14
      Permalink

      Olá SB

      Pra quem opera a nível Brasil a plataforma hoje é uma das melhores do mercado.

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *