Alfred app obrigatório para o Mac

4
1378

Como tem tempo que não faço um post de aplicativos, vou fazer um bônus hoje e trazer um dos apps que mais utilizo no dia-a-dia: o Alfred. Junto com o 1Password deve ser o aplicativo mais acionado no meu MacBook.

Pode ter certeza que no mercado sempre vai existir alguma aplicativo de terceiro que faz algo melhor que o nativo, no caso do Spotlight é o Alfred. Pra mim, o Alfred está no hall de aplicativos obrigatórios para o Mac.

Alfred é um app de Keyboard Launcher, ele basicamente substitui o Spotlight do Mac. Basta apertar Command + Space no seu mac e começar a digitar.

Agora se você nunca utilizou um Launcher no seu Mac, então o Spotlight pode ser um bom começo, já que vem nativo e pré configurado. Porém, caso já utilize o Spotlight, teste o Alfred que não irá se arrepender.

Alfred meu chapéu favorito

O aplicativo além de fazer tudo que o Spotlight faz vem com uma infinidade de recursos extras, como: Clipboard History, integração com o 1Password, Snippets e uma gama grande de automação com os Workflows.

Alfred o melhor launcher para Mac
Alfred o melhor launcher para Mac

Ele tem uma versão gratuita que irá entregar os recursos básicos de um Launcher, assim como o spotlight faz, uma pesquisa rápida de arquivos, web e aplicativos.

Mas se quiser tirar proveito do aplicativo de verdade, terá que adquirir o PowerPack atualmente em torno de 25 libras, no meu caso, comprei a versão vitalícia de 45 libras.

Quando comecei a usar o Alfred, passou uma semana eu já tinha visto que o PowerPack valia muito a pena. Vamos ver algumas coisas inclusas nele.

Clipboard History

Por padrão no Mac, você só pode manter um item na sua área de transferência, isso significa que se copiar um texto e depois ir num outro arquivo e copiar outro conteúdo ele irá apagar aquele texto que você copiou primeiro.

Para quem nunca utilizou um gerenciador de área de transferência esse recurso por si só já será um divisor de águas. Só lembre de quem te ensinou isso, pra voltar aqui e deixar um like pro 😂 Viver de Dividendos.

Seu histórico quando você digita: clipboard
Seu histórico quando você digita: clipboard

O clipboard history permite você manter um registro de tudo que copiou recentemente. Para quem trabalha com desenvolvimento isso não tem preço, 🤷‍♂️ tudo bem que agora o VS vem com Clipboard History.

Configurações do clipboard history
Configurações do clipboard history

Você pode manter texto simples, imagens, lista de arquivos, entre outras coisas por até 3 meses.

Snippets

Outro recurso matador do Alfred são os seus Snippets, que permite com atalhos colar um texto. Isso permite que você com um par de palavras expanda textos que utiliza frequentemente, como endereço de email, número de telefone, links e o que mais sua imaginação quiser.

Configurações do Alfred para Snippets
Configurações do Alfred para Snippets

Esse está também entre os recursos que mais utilizo no meu Alfred. Antigamente utilizava o TextExpander, mas quando esse moveu-se para o modelo de assinatura, cobrando um preço irreal, passei todos os meus Snippets para o Alfred.

Você pode definir um atalho para uma assinatura de e-mail
Você pode definir um atalho para uma assinatura de e-mail

Ok, o Alfred não tem o mesmo poder do TextExpander, mas para o básico que precisava atendeu-me bem.

1Password integração

Sem sombras de dúvidas se você ainda não utiliza o 1Password você está no mundo da pedra. Vamos presumir que se você chegou até aqui, já é um usuário de 1Password. Todo caso, devo fazer algum artigo sobre ele por aqui.

Alfred já abre o site com o login
Alfred já abre o site com o login

O Alfred permite que você acione os registro do 1Password e já inicie uma janela do seu navegador preenchendo o login do site.

Isso já irá lhe trazer uma baita economia de tempo no dia-a-dia.

Workflows

Esse sem dúvida é a cereja do bolo, se conseguir utilizar isso com sabedoria pode ser muito produtivo.

Meu workflow para cotação
Meu workflow para cotação

Vamos a um exemplo prático, eu preciso de pegar a cotação de uma moeda, basta digitar o Cmd+Espaço e o símbolo, seguido do valor, veja abaixo:

Alfred já traz a cotação
Alfred já traz a cotação

Ele vai buscar a cotação atual e já converte para as moedas que configurei para exibir, no caso o Euro e Dólar, mas se fizer a pesquisa em Euro ele vai me mostrar em Real e Dólar.

Se quiser copiar o valor, basta dar Enter na linha.

Quando muda a moeda o Alfred muda o resultado
Quando muda a moeda o Alfred muda o resultado

Esse é só um dos inúmeros workflow que utilizo, outro muito usado é para saber o crescimento em percentual de um número para o outro.

Quando público a revista do XD eu sempre mostro a evolução do resultados da empresa, inclusive usei o Snippet para colar esse link 😂, agora voltando ao assunto… Esse cálculo de percentual é um dos que mais utilizo.

Alfred mostra a evolução em % de 190 para 210.
Alfred mostra a evolução em % de 190 para 210.

Com os Workflows consigo integrar o Alfred com o Things, Mail, Skype, enfim quase todos os apps que tenho no meu fluxo de trabalho.

Pesquisa personalizada

Outra funcionalidade que utilizo com frequência é a pesquisa personalizada, por exemplo tenho uma pesquisa que busca no blog:

Basta digitar “vdd” e o texto que desejo localizar e o Alfred faz o resto do trabalho.

Tem uma lista de vários serviços que utilizo como pesquisa avançada.

Pesquisa avançada
Pesquisa avançada

Os que mais utilizo são: Google, Youtube, IMDB, Maps Google, Imagens do Google e MorningStar mas dá pra você configurar uma infinidade de sites.

Outro recurso matador é a pesquisa no dicionário. No meu caso, sou péssimo em português e até tento melhorar, mas tenho sérias limitações nesse idioma do capiroto.

A pesquisa no dicionário ajuda bastante.
A pesquisa no dicionário ajuda bastante.

O Alfred me ajuda pois eu posso digitar algo na pesquisa e ele me dirá se está certo ou errado, principalmente esses malditos assentos.

Conclusão

Alfred é um aplicativo para se ter na sua carteira de Apps, uma das colunas vertebrais de todo o meu fluxo de trabalho.

Se ainda não fez, recomendo pelo menos testar o Alfred no seu Mac.

Previous articleBalanço comentado 3T19 – XD #37
Next articleSaudi Telecom compra Vodafone – Papo #73

4 COMMENTS

    • eu fiz uma mudança nela para aceitar o símbolo da moeda então se digitar R$ ele irá converter para as demais moedas lá adicionadas no workflow isso pq no real ela vem como default BRL

      você também pode digitar o € (cmd+shift+2) e ele irá reproduzir da mesma forma a conversão pq no default ela vem como EUR

      dentro dela tem o link para o repositório oficial o bonus deve ser dado ao Jin eu só fiz essas pequenas mudanças para se adequar melhor ao meu fluxo.

      baixa aqui

  1. bom programa.
    uso linux.

    o clipboard é muito util pra quem digita muito documento.
    ele melhorar muito o ato de copiar-colar.

    o workflow é bom também.
    é como se rodasse comandos e parâmetros em sequencia, com scripts no linux por exemplo.

    esses programinhas é que fazem a diferença de produtividade no dia a dia.

    • linux é top pow

      eu usei por muito tempo o Debian ai envidei um pouco e fui pro Ubuntu depois enviadei de vez e virei usuario mac kkkkkkk

      a galera do Debian até hoje não fala mais comigo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here