Balanço Geral 2019

25
1513

Mais um degrau rumo a independência financeira completado, cada ano na bolsa é um step a mais concluído. Vamos fazer um balanço geral do que ocorreu no ano, foram muitas idas e vindas no nosso projeto de independência financeira.

Um ano novo é só um número, se você não ousar algo novo, arriscar e sair do comodismos, se você não buscar melhorar ele continuará sendo só mais rotina.

Mudar é importante, mas entender o que ocorreu no ano anterior também é fundamental para traçar os novos objetivos.

Por isso nós fazemos esse post de balanço geral, esse é o sexto ano que fazemos esse post, relembre o do ano passado aqui.

Imigração

Nesse balanço geral tivemos uma mudança de casa, estávamos em Duisburg, que foi a cidade que escolhemos para iniciamos nosso processo de imigração para Alemanha. Resolvemos começar por lá pois era uma cidade mais barata, porém a cidade não era a melhor opção em se tratando de qualidade de vida.

Tentamos mudar para Düsseldorf no início do ano, mas não tínhamos conseguido achar um apartamento. Tentamos procurar novamente, até que em Abril conseguimos um novo local, relembre aqui no episódio #25 da série de imigração.

Tivemos os custos com a mudança que impactou bastante nossas finanças, além das mobílias que tivemos que trocar algumas para o novo apartamento.

A novo apartamento subiu os gastos com aluguel. Nessa hora colocamos na balança qualidade de vida x economia, como sempre falo aqui no blog que o lance é buscar um equilíbrio dos dois.

Com a nova apartamento, fomos para um bairro mais nobre nessa nova cidade, o que permitiu que a Laura ingressa-se numa creche muito melhor.

A creche antiga era ruim, por morarmos num bairro de baixa renda e numa cidade ainda bem pior que Düsseldorf, explico um pouco sobre isso nesse vídeo #26 da série Imigração, acabamos ficando no zoneamento de uma creche ruim.

Além do apartamento, nesse balanço a Tatiane avançou nos estudos do Alemão. Começou a facilitar nossa vida um pouco. Foi um pouco puxado pra ela tentar conciliar a faculdade com o curso de idiomas, mas é algo fundamental para conseguir um bom emprego na Alemanha, não tem jeito, tem que saber o maledito do idioma.

A Laura também tem aprendido bem o Alemão, pelo menos as professoras e os conhecidos que temos aqui que falam alemão, disseram que ela está entendendo tudo direitinho.

Essa era uma preocupação minha, todo mundo fala que criança tem mais facilidade com essas coisas, mas eu acabo ficando preocupado mesmo assim, agora vamos ver como ela vai se sair na alfabetização.

A Tatiane vem buscando um estagio, mas a coisa não está fácil, ela chegou a ir em algumas entrevistas, porém até agora nada. Ela está se preparando para isso, tentando melhorar o Alemão e com isso certamente irá abrir mais oportunidades.

Nesse próximo ano agora de 2020, nós iremos renovar nosso visto. Um péssimo momento para isso, pois a cidade de Düsseldorf pede mais dinheiro em conta para renovação e justamente agora que tivemos que liquidar todas as nossas economias para investir na empresa.

Empresa

Nosso negócio vem crescendo de forma exponencial, as receitas vem subindo em média de +50% e o número de clientes ativando por mês está crescendo a cada mês.

Nosso planejamento para a criação de escala com as franquias está dando certo. Isso tem se refletido no balanço geral do ano passado.

Todo esse boom fez com que aumentasse a nossa base de colaboradores, entrou tanta gente na empresa que não tava dando para comportar mais na nossa sede atual. Tivemos que buscar uma nova sede, a dúvida era alugar ou comprar um novo imóvel.

Depois de analisarmos decidimos por comprar, falei sobre isso aqui nesse vídeo. Liquidámos todas as nossas reservas de emergência e colocamos na compra do terreno para a nova sede. Agora no próximo balanço geral de 2020 será o ano da construção.

Tivemos ainda nesse balanço geral do ano de 2019 a aquisição de mais uma Software House. Dessa vez, foi o Rick Chester que se juntou ao nosso grupo. Falamos sobre isso aqui no vídeo #26 da série meu negócio e aqui no episódio #27: Rick Chester recebe uma proposta indecorosa.

A empresa vem caminhando bem, apesar de todos os contratempos e desafios a nossa equipe como um todo é muito boa.

Esse ano de 2020 será um ano complicado para gerir esse crescimento, acredito que teremos a nossa maior taxa de crescimento, até porque a economia brasileira está começando a se recuperar e antes com a crise já havíamos crescido +50% imagina com o PIB aquecendo.

Na medida que nossa base cresce, também aumenta os desafios, pois estaremos em um local já sem limite para crescer com novos colaboradores e ainda preocupados com a construção da nova sede. Faz parte do jogo, é o que uma vez um cliente me disse sobre o business dele: ainda bem que é difícil porque se fosse fácil, todo mundo fazia 🤷‍♂️.

Blog

Conforme anunciamos ano passado, estaria lançando mais um site, coloquei esse site que trata de ajudar pessoas a entenderem o que está ocorrendo hoje e o que virá nos acontecimentos futuros.

Escatologia é um tema que muito me atrai, sempre estou lendo sobre o tema, então resolvi abrir esse novo canal de comunicação com vocês.

Desde 2014 que o blog não trocava a roupagem, agora esse último balanço geral, resolvemos atualizar o menino colocando uma cara nova.

Quem lembra do blog antigo? Ele era bem engessado, vinha os posts em ordem cronologica e uma barra lateral com acesso a menus e outras coisas.

Blog layout antigo
Blog layout antigo

Resolvi buscar um novo layout que permitisse o leitor separar por área de interesse, já que temos várias séries de assuntos diversos rodando em paralelo aqui no blog.

Com a mudança do blog, descobri que meu contador de acesso tava todo bugado e o blog tem bem mais acessos que eu imaginava, no contador defeituoso levava quase um ano e meio para fazer 1 milhão de views, agora com esse acertado faço isso em menos de 3 meses.

O que acabou resultando em vários posts de agradecimento, quem acompanha a mais tempo sabe que a cada milhão de View eu faço um post em uma linga diferente.

O último foi o de 4 milhões, agora ao invés de fazer a cada 1 milhão vou esperar bater os 10 milhões para fazer um novo post agradecendo, já estamos com 7 milhões 🙏 no momento da escrita deste post.

Tentando melhorar a velocidade, fizemos uma migração para um novo servidor, o que não adiantou muito e continuou a mesma 😰 bosta.

Para o próximo balanço geral de 2020 esperamos manter o mesmo ritmo, continuar firme e forte com os podcasts que voltarão agora em fevereiro e também fazer novos vídeos para as séries já ativas.

Pretendo dar um foco legal no novo site e continuar nossa série de estudos por lá, acho que esse ano chegaremos nos dias atuais, quando a coisa realmente começa a ficar interessante.

Taxa de poupança

Todo ano é a mesma ladainha aqui no blog, de gente querendo dizer que fazer X ou Y é melhor. Já cansei de falar que o mais importante não é a sua rentabilidade, mas a sua taxa de poupança. Não adianta ficar com obsessão pra buscar 5% de rentabilidade se seus aporte não sobem.

Seu principal foco deve ser buscar o aumento dos seus aportes. Preocupa-se em criar fontes alternativas de receitas, leia aqui como fazer. É muito mais inteligente focar na seu aporte, porque ele você consegue controlar. Não adianta fazer projeção de ganhar X ou Y no futuro de rentabilidade, você não tem o controle do mercado.

Abaixo a média de aportes:

  • 2016: 8,9k.
  • 2017: 11,9k + 33%
  • 2018: 18,7k +57%
  • 2019: 15,9k -15%
Aportes ao longo de 2019
Aportes ao longo de 2019

Nossa economia esse ano foi de R$ 191.462,67 isso dá uma taxa de poupança de 40,80%. Ano de 2018 foi muito bom pois consegui manter bem próximo dos 50% agora em 2019 acabei relaxando mais do que deveria e o indicador caiu para próximo de 40%.

Para quem não sabe tenho um range de 30% no mínimo a até 50% no máximo de taxa de poupança.

Ainda estou longe da zona de risco, mas esse ano quero manter as contas mais de olho, muito provavelmente vou tentar reduzir minhas viagens, elas impactaram um pouco os resultados, também tivemos duas idas ao Brasil e isso acaba pesando bastante.

Aproveitando que estamos falando de taxa de poupança separei um vídeo legal do prates explicando sobre isso, recomendo assistirem.

O Prates andava meio sumido aqui do blog, até porque não sei se ele ainda anda postando vídeos na internet.

O que ele disse é bem verdade, não podemos confundir desejo com necessidade, como esse ano será um ano de um gasto maior, vou tentar me ater apenas as necessidades.

Eu gasto quando tem que gastar, se precisar de puxar o freio de mão e reduzir minha qualidade de vida eu não tenho problema com isso.

Gastos totais

Você não consegue ter uma boa taxa de poupança se não controlar seus gastos na ponta do lápis. Ou nome caso, na ponta do aplicativo, conheça o aplicativo que me permitir ter o controle total das minhas despesas.

De acordo com a minha filosofia de taxa de poupança, quando as minhas receitas subirem a minha qualidade de vida tem que subir junto. Resultado: naturalmente teremos um aumento de gastos.

Gastos totais em 2019 do VdD
Gastos totais em 2019 do VdD

Os não recorrente que no balanço geral do ano passado foram quase a metade, esse ano deu uma reduzida. Vimos um bom aumento nos gastos com habitação, muito disso por conta do novo apartamento, conforme já falamos acima.

Ainda pretendo subir mais esse gasto de habitação, acredito que num futuro distante pretendemos mudar para uma casa em Düsseldorf, o que será bem difícil afinal se um apartamento aqui já é caro, imagina uma casa, mas isso é coisa bem pra frente.

Despesas pessoais veio em linha com o ano anterior, acho que pegamos pesado nesses gastos, vamos tentar dar uma segurada nesse ano, em média cada um de nós gastou uns 10k no ano, isso coloca abaixo da nosso teto que é 12k para cada.

A utilidade deu uma subida, acredito que por conta da mudança, acaba-se pagando um novo plano de luz e gás, e aí você pega a faixa maior, expliquei nesse vídeo #27 da série Imigração sobre como funciona a conta de luz e gas na Alemanha.

Apesar de um peso maior aqui ou acolá, o grande vilão ainda continua sendo os não recorrentes. Neles foram gastos 49k com viagens, isso é algo que precisamos de dar uma segurada nesse ano.

Também gastamos cerca de 19k com moveis e eletrônicos, pior que precisava de comprar um Mac novo esse ano e não sei como vou fazer para encaixar isso no orçamento.

Depois veio educação com 13k que teve essa alta por conta dos cursos de alemão onde os de boa qualidade não são nada baratos por aqui.

Minhas despesas totais cresceram em +42% foi um aumento muito alto, apesar da receita ter aumentado cerca de +7% ou seja o temor do ano passado se realizou nesse ano.

Agora aqui no blog não tem fantasia e eu não sou aqueles caras que gostam de pintar na internet que está tudo bem, que nunca erra e tals. Vacilei feio nesse acompanhamento, a coisa perdeu o controle.

O legal do blog que você vai vendo a trajetória rumo a independência financeira em tempo real, vai vendo as vitorias e acertos, mas também vê essas merdas que eu vou fazendo pelo caminho, os vacilos e os erros.

Aqui não é conto de fadas, mundo das idéias e coisas do tipo que você fica cansado de ver por aí pela internet com esses coach quânticos e digital influencer fakes, aqui é vida real mano, um cara como você que tá na batalha pra tentar chegar no seu objetivo.

Dividendos

Ano passado, havíamos travado uma meta de 31,2k em dividendos recebidos no ano ou 2,6k por mês na conta em dividendos.

Esse ano de 2019 conseguimos chegar em 31,4k levando-nos a receber por mês R$ 2.617,24 em dividendos.

Com a liquidação da minha carteira de FII, relembre aqui, e uma taxa de poupança menor por conta da construção da nova sede, acho que esse ano vai ser difícil de conseguir bater a meta dos dividendos de 2020.

Veja que gráfico bonito acima. O interessante que toda semana tem um aqui preocupado com a próxima crise na bolsa. Fazendo cálculos e mais cálculos para achar melhor momento de começar os investimentos. Alias desde 2012 tem gente que tá esperando esse fim do mundo. Enquanto isso olha como o meu gráfico de dividendos cresceu bonito.

Tivemos um crescimento de 42% nos dividendos recebidos de 2018 até esse ano. Isso é fruto dos crescimentos nos aportes, mas também do poder das empresas de crescimento de dividendos. Quem assina o XD+ sabe como isso funciona. Não adianta você dar ctrl+c + v na minha carteira que não vai conseguir fazer isso. Veja que esses ativos são de 2012, ou seja, seis anos atrás. Hoje o mercado é completamente diferente, por isso temos o XD+.

Muitas vezes o pessoal fica tão focado em rentabilidade, isso é completamente inútil. Quando se está lidando com um objetivo de investimento a longo prazo para aposentadoria, o mais importante é acompanhar os seus dividendos. Isso é que irá pagar suas contas, não o que você recebeu ou por acaso você pretende terminar como o meu vizinho.

Patrimônio

No ano de 2016 foi quando o meu patrimônio recuou pela primeira vez, foi a venda das minhas ações brasileiras, motivo explicado aqui.

Esse ano tivemos que vender toda a nossa carteira de FII, saiba o motivo aqui. Moral da história, nosso patrimônio em ações agora está 100% nos 🇺🇸 Estados Unidos.

Patrimônio nos investimentos, lembrando que é o valor de custo médio baseado na regra do IR e não o da cotação atual.
Patrimônio nos investimentos, lembrando que é o valor de custo médio baseado na regra do IR e não o da cotação atual.

Muitas vezes você vai ler ou escutar por ai histórias de investidores que são milionários. Geralmente ficamos sabendo desses casos quando eles já chegaram nessa meta.

O legal aqui do blog que eu comecei a montar o canal com vocês desde cedo, então tem leitores que estão junto comigo nessa trajetória desde aquela época.

Começamos a investir bem no final de 2011, quando na época tínhamos R$ 2.171,40 a barrinha quase não aparece ali no gráfico acima. Em menos de 8 anos saímos dos mil para os 640k liquido em investimentos na bolsa.

Não fosse a compra do terreno para nova sede da empresa, no qual tive que desembolsar 250k, certamente estaria bem próximo do milhão na bolsa.

Muitas vezes as pessoas podem achar que não conseguirão chegar lá no milhão, bem basta ter um pouco de paciência, como dizia o Warren Buffett: investir na bolsa é como ver a grama crescer.

Uma das idéias aqui do blog e servir de motivação para aqueles que hoje estavam na minha etapa minha lá de 2011, começando a construir seu patrimônio na bolsa. Se você tem dúvida se seria possível, esse blog acho que responde seus anseios.

Eu achei que meu patrimônio na bolsa esse ano seria negativo como foi o de 2016, mas até que conseguimos um modesto crescimento.

Nesse gráfico acima representa meus investimento exclusivos da bolsa e no abaixo representa o meu patrimônio total. Considerando, poupança, investimentos em bolsa, carros, imóveis e empresas.

Os investimentos são o custo médio via IR
Os investimentos são o custo médio via IR

Esse ano terminamos com o seguinte cenário:

  • Automóveis: 76k
  • Reserva em conta: 51k
  • Imoveis: 250k
  • Investimentos: 630k
  • Valuation empresas: 20kk
  • Total de patrimônio: R$ 21.525.510,31

Tivemos uma variação na parte de imóveis, com a entrada de 250k da minha parte na compra de 50% do terreno.

Nas empresas o valuation saiu de 15,6 milhões para 20,5 milhões. Baseado no crescimento das empresas nosso valuation aumentou em 5 milhões.

Rentabilidade

Antes de falar desse assunto vamos fazer uma pequena introdução sobre o tema. Apesar de falar sobre rentabilidade eu não baseio minhas decisões olhando para rentabilidade. Sei que para alguns pode parecer repetitivo. Ocorre que todo ano chega muita gente nova no blog e muitos vem com essa mentalidade de valorizar rentabilidade e Dividend Yield. Então antes de tomar qualquer conclusão sobre o que vou falar dê uma lida aqui.

Não acompanho mensalmente rentabilidade, mas no final do ano levanto os melhores e piores ativos da minha carteira. Lembrando sempre que isso não serve de base nem para me dizer se devo comprar ou vender um ativo.

Vamos mostrar as 3 top e as 3 piores retornos total da minha carteira, considerando dividendos.

Os 3 melhores ativos

  • Visa Inc – V: +244,36%
  • Colgate-Palmolive – CL: +112,74%
  • Norfolk Southern Corporation – NSC: +84,08%

Os 3 piores ativos

  • Park Hotels & Resorts – PK: -9,07%
  • Farmland Partners Inc – FPI: -21,03%
  • Tanger Factory Outlet Centers – SKT: -43,61%

Durante alguns anos o PQDQ11 e FLMA11 domínio o ranking de maiores rentabilidades, quando vendi esses ativos já tinha +300% de retorno sobre eles. Não acho que vendi mau meus FII, foi um bom momento.

Agora com a permanência apenas das Stock e REITs os percentuais de rentabilidade diminuem pois esses são mais novos na carteira e também tem re-aportes maiores sendo mais recentes nesses ativos, normal o preço médio deles subirem.

Na lista dos piores, tivemos uma queda maior ainda do SKT, ou seria uma melhora do FPI 🤷‍♂️ leia como quiser. Além desses tivemos a saída do KRG que passou para a ponta positiva e a entrada em seu lugar do PK.

Metas 2020

Sem sombras de dúvidas a nossa maior meta para 2019 será a construção da sede da empresa, se conseguirmos terminar esse ano vou me dar por muito satisfeito. Mas acredito que deve sair só pra 2022, porém não perderemos as esperanças.

As obras da empresa levará aproximadamente outros 500k dos nossos bolsos. Então não dá pra fazer muita coisa a nível de investimento esse ano. Apesar de não aportar como antes, vou manter a regularidade dos aportes, mesmo que tenho que mandar cem reais pra bolsa.

Também terei a renovação do visto, isso deve sangrar ainda mais nosso caixa. Para não falar na parte de mobiliar a casa que ainda falta alguns detalhes, na verdade bastante coisa ainda.

Por conta disso tudo forçando para a ponta dos gastos, vou ter que apertar meu orçamento, começaremos cortando as viagens, que ano passado foram frequentes, esse ano serão escassas.

Eu não me importo em cortar meu padrão de vida quando precisar, acredito que aí é onde muitos se embolam, a pessoa as vezes sabe que vai passar por uma fase complicada e continua no mesmo ritmo, ai não dá né, meio inevitável que o descontrole estará logo ali na esquina.

Vou reduzir bastante a nossa taxa de poupança, mas não por conta de manter gastos supérfluos, mas porque provavelmente a empresa irá ter gastos maiores e terei uma distribuição de lucro menor.

Na parte de dividendos lembramos que tivemos um baque da saída da renda mensal que os FIIs proporcionavam. Por conta disso resolvi subir a meta para 32,4k ao ano de dividendos, não sei se vou nem conseguir manter o que foi ano passado, mas vamos tentar, sonhar não custa nada.

E por fim o patrimônio em ações deve chegar próximo dos 670k, lembrando que nem a meta do ano passado consegui bater.

Chegou nos últimos dois meses olhei para minha conta, faço um aporte de 50k em cada mês e bato a meta ou deixo a grana estocada para a aquisição do terreno no final do ano, o dedo cocou para jogar na bolsa, mas nessas horas tive que ser mais racional e menos emocional.

  • Taxa de poupança: 30% a 35%
  • Dividendos R$ 31.200,00 (média de R$ 2.600,00/mês)
  • Patrimônio: 670.000,00

Conclusão

Finalizamos o ano de 2019, particularmente acho que meu saldo foi positivo, tivemos a conquista do primeiro milhão no patrimônio, empresa valorizou em +5 milhões, batemos a meta dos dividendos, apesar de não ter conseguido bater a meta de patrimônio e taxa de poupança, mas aproveitamos bastante o ano com muitas viagens e passeios.

Agora uma nova etapa, esse ano será um bom divisor de águas na minha principal empresa, estaremos focados cada vez mais em buscar crescimento esse ano, e juntos iremos enfrentar novos desafios.

Espero que continue me acompanhando durante todo esse 2020, que possamos trilhar um bom caminho juntos. Pode parecer meio frio nosso relacionamento, mas te garanto que muitas vezes você acaba sabendo mais de mim de forma anônima aqui do que de um irmão seu 🤷‍♂️, então apesar da distância, temos um mesmo objetivo: independência financeira. E que consigamos chegar mais perto dela nesse 2020.

Todo ano eu posto uma música do One Piece então segue a desse ano. O arco do Kaido pra mim o início do arco ficou muito massa com o Zoro andando pelas ruas japoneses medievais rumo a sua execução.

Previous articleFundo de supermercados – Dividendos Dez 2019
Next articleBalanço comentado 3T19 – XD #37

25 COMMENTS

  1. VDD uma sugestão de conteúdo:

    escreve sobre cultura de “direita” e “esquerda”.
    por exemplo, faz resenha de uns filmes, documentários etc, focando sobre o viés do autor e da história.

    exemplo: senhor dos anéis é conservador ou liberal? ehehehe

    deixo aqui três sugestões de filmes pra você assistir, mesmo que não queira fazer resenha.
    vale a pena, por serem filmes de fatos reais históricos.
    serve para aprender um pouco mais.

    vamos aos 3 filmes:

    Closing Gambit (2018): documentário, qualidade mediana.
    https://www.youtube.com/watch?v=P63mq4LZgUU
    Sobre dois russos que jogam a final do mundial de xadrez.
    Sendo um protegido/queridinho e outro foragido da KGB/URSS.
    Tem tanta tramoia chula nos bastidores que seja ser “engraçado”.

    Afterimage (2016): biografia, qualidade alta obra-prima.
    https://www.youtube.com/watch?v=6rfzPErD1C0
    História do final de vida do talvez MAIOR artista da Polônia Wladyslaw Strzeminski.
    https://en.wikipedia.org/wiki/W%C5%82adys%C5%82aw_Strzemi%C5%84ski
    Foi humilhado pelo governo socialista, fascista, comunista, Stalinista.
    Quebraram todas as obras, impediram de comprar tinta, cortaram comida, confiscaram os bens/casa.
    O diretor do filme Andrzej Wajda é craque, tem outros filmes bons.
    Fotografia do filme é linda, as cores (das pinturas, dos itens comunistas) destoam das paredes ruas cinzas velhos).
    Interpretação do atores protagonistas são muito boas.
    A cena do bandeirão vermelho sendo hasteada é simples e marcante.

    The Internet’s Own Boy: The Story of Aaron Swartz (2014): documentário, qualidade boa.
    https://www.youtube.com/watch?v=RvsxnOg0bJY
    Biografia do programador Aaron Swartz
    Ele (co)criou: linguagem Markdown, feed RSS, Reddit, Watchdog.net, Creative Commons, framework “web.py” etc.
    Morreu com 26 anos e era meio precoce (cocriou o RSS com 14 anos rsrsrs).
    Ele foi preso por fazer download em massa de milhões de pdfs de artigos científicos no JSTOR.
    Preso por fazer download de modo legal.
    Depois se matou.
    https://en.wikipedia.org/wiki/Aaron_Swartz.

    E aqui agente produz filmes comédia romântica pastelão padrão novela globo.
    Com lei Rouanet ganhadores de Oscar, ursa, Emmy, globo de ouro e cannes, claro :)

    Um abraço.

    • esse ultimo ai parece interessante, vou colocar na minha lista.

      rapaz tava de passagem agora no br e fui tentar ir no cinema pra assistir o ultimo filme do star wars qdo dei por mim havia saído pq o cinema entupiu as salas com aquele filme de comedia brasileira, sei lá o nome só lembro que tinha Mãe e peça, mano fiquei pistola e mandei um email para o cinema reclamando.

      tanta historia legal pra se contar no brasil e só sabem fazer comedia

      • pra mim, o segundo filme é o melhor.
        O diretor é craque de cinema.
        E pra quem gosta de filme bem feito.

        Este terceiro é bom para os nerds programadores.
        Eu acho que o filme tem um viés de esquerda.
        Ainda assim vale a pena vê-lo.

        Acho que antonio fagundes disse que “brasileiro só vai ao teatro pra ver comédia”.
        E que se colocar drama ou algo novo experimental, fica vazio.
        E os comentaristas virão com aquela velha desculpa de que “a vida do povo é sofrida e que eles querem sorrir”.
        Eu já acho é que o publico não quer e nem consegue pensar em conteúdos mais elaborados rsrsrs.

  2. Parabéns cara, tenho aprendido muito com os seus posts.
    Não pense em entrar no mercado de ações de outro país ? algo em Euro ?

    • ola I

      eu sempre recebo isso no whats kkkk e sempre respondo o pessoal por la explicando, mas não eu não tenho intenção disso, qualquer coisa manda msg la q te explico, mas vai demorar pq deve tá uma fila grande pq fiquei parado la esses dias tudo

  3. Olá VdD,

    Parabéns pelo resultado. Crescimento exponencial e com solidez.
    Aqui na blogosfera vc, o Frugal e o Investidor Heavy Metal são a minha inspiração pelo histórico de empreendedorismo. Adoro assistir os seus vídeos.

    Uma dúvida conceitual que gostaria de te perguntar:
    1) Como você fez para conseguir calcular o valuation da sua própria empresa?

    2) Este valor que você atribuiu ao seu aumento patrimonial corresponde ao valor de 100% da sua empresa ou apenas em relação à sua parte da sociedade?

    No caso de você ter calculado em cima do valor de 100%, o correto não seria ainda depois você multiplicar pelo percentual que você tem na sociedade para saber quanto de fato corresponde a você para computar no seu patrimônio?

    Essas dúvidas são porque eu também tenho uma empresa pequena, mas na área de venda de ração e brinquedinhos.
    Já tentei procurar várias formas de calcular o valuation. O meu sócio me falou para considerarmos 10x o faturamento bruto. Não sei se isso tá certo, mas é a forma que eu estava fazendo.

    Eu tenho 20% da sociedade.
    Quando eu vou fazer o cálculo de como está o meu crescimento patrimonial eu aplico a regra dos 10x faturamento que eu falei acima pra ver quanto a empresa esta valendo sobre 100% e depois eu jogo os meus 20% da sociedade em cima pra saber quanto que de fato desse valor da empresa pertence ao meu patrimônio.
    não sei se consegui explicar bem e se ta certo, mas esse é o jeito que to fazendo.

    um abraço querido,
    bom fds

    • ola F

      obrigado. galera é top mesmo eu tô só aprendendo como vc :)

      1 – eu tenho uma formula lá que mistura receita, carteira de cliente e potencial de crescimento bem como o valor do software, como software House não tem muito patrimônio fisico o maior é intangível através do software fica mais simples o calculo.

      2 – esse é o valor que se eu fosse vender hoje para sair do game, baseado no resultado recente e potencial a curto prazo de crescimento, obvio que não tenho a mínima intenção disso, mas me serve de base para ter uma ideia de como a empresa vai evoluindo em valuation.

      no seu caso vc tem uma complexidade a mais, vc tem estoque e o giro do mesmo, maquinarias, bens como veículos de transporte, recebíveis em aberto (muito provável), contas a pagar (tb provável) isso tudo tem que entrar na conta, no meu caso é mais simples essa formula pq não tem essas variáveis.

  4. Um 2020 de muito sucesso pra você VdD, com muita saúde pra família. Uma pena ter vendido os FIIs, mas em breve o retorno da empresa vai permitir remontar a carteira

    • fala T

      achando essas obras lá, vou começar a construir uma nova carteira de FII. no mais valeu pela forca e sucesso pra vc tb

  5. Olá, VDD.

    Muito bom. Parabéns pela constância. O importante é seguir o plano. Todo plano terá ajustes durante o processo e isso você está fazendo muito bem.
    Legal o valor da sua empresa. Com essa nova sede vai subir de patamar.
    O subtítulo acredito que seria meta para 2020 e não 2019. É isso?

    Abraços!

    • fala CI

      obrigado, tem razão sempre tem uns ajustes no caminho :)

      sim estava errado, obrigado por avisar, passei pra 2020

  6. Fala Viver!

    Post mto bom! Seu 2019 foi sensacional.

    Uma dúvida: quanto rende seu canal no youtube? Apesar de mta gente falando que não vale a pena, tenho intenção de criar um canal tb.

    Abraços!

    • fala M1M

      cara blog não dá dinheiro eu sempre bati nisso aqui pro pessoal, se quer ganhar dinheiro na internet tem que falar com grande massa, ai vc terá que falar de temas mais banais, tipo comedia, fofoca, futebol, ai vc terá Views

      pra vc ganhar grana no YouTube vc precisa de ter milhares de views no mês, o nosso publico alvo, que são investidores é muito de nicho restrito, quantas pessoas q vc conhece q gosta de investimento, talvez vc conta no dedos de uma Mao kkkk mas olha quantos querem saber o quanto foi o jogo do final de semana, simples assim

  7. Diz vdd,

    Sobre o Prates, ele está com uma coluna no programa “balanço geral” de SC.
    Não sei se os canais são oficiais dele.
    Segue os canais dele no youtube:

    https://www.youtube.com/channel/UCAIqxshXRXJsuAnTRG3BXIg/videos
    https://www.youtube.com/channel/UCVF4x3TJypYhj1XCHnr1KAA/videos
    https://www.youtube.com/channel/UCZWIbJQKWlzqjWYcx_xVuhg/videos

    Vi no teu twit que tu foi censurado/bloqueado.
    Olha, é complicado pq twitter/whatsup/facebook são privados e tem que aceitar as regras deles naqueles “termos”.
    Mas é um tiro no próprio pé deles, porque pegarão antipatia.
    O problema é que só pela internet que temos liberdade, ainda que limitada pelas regras/viés de cada site.
    Tv, rádio, jornal papel já minguaram, e só estão notando agora:

    – Rádio sem audiência alguma, só músicas de jabá, reserva de mercado sem rádios de nicho (para abrir uma estação não se consegue pela burocracia proposital) e, só entrevista amigos políticos locais ou celebridades para agradar.
    – Jornal de papel cada ano que passa ficam mais finos, com menos cadernos e páginas. (quem lia jornal na década de 90 e vai comprar um hoje, chega dá pena rsrsrs); sem falar da qualidade das matérias.
    – Tv começou a morrer agora, nos últimos 5-10 anos com o boom dos vídeos online (ex Youtube, niconico, vimeo) e minguarão de vez por causa dos serviços de stream (netflix, disney, amazon etc), são criticados tanto pela direita quanto pela esquerda; além da reserva de mercado tal qual rádio, e engraçado que no Brasil de 200 milhões de pessoas viciadas em tv e não aparece canais de tv novos, são os mesmos à 20 anos no mínimo.

    para rir e refletir:
    no twitter postaram um video de um repórter da emissora “nos” da Holanda sendo adesivado de “fake news” pelos manifestantes (fazendeiros) ao vivo.
    o video viralizou semanas atrás.
    mas se for procurar no twitter hoje pela postagem ou por uma cópia do video, você não acha.
    um video de meros alguns segundos não infringe direitos autorais.
    sem palavrão, xingamentos, apenas humor e protesto simples.
    praticamente um gif animado.

    então porque deletaram tudo?
    censura, claro.

    link do video (no youtube): https://www.youtube.com/watch?v=NTkYCWe-kpE
    link do video (no twitter tem que ser link exato, pq não retorna na busca): https://twitter.com/Toon_Sesink/status/1207276040571281408

    palavras-chaves para procurar o video: “nos stickers fake news”

    abraço

    • pow ele tinha que ir pra rede nacional kkkkk
      esse primeiro canal eu não conhecia, tava inscrito só no segundo, vou inscrever nesses ai q vc passou.

      sobre o twitter, concordo, eles estão dando um tiro no pé, comentei sobre isso esses dias no podcast, tentaram fazer algo com a Visa, falar pra Visa não aceitar que as pessoas comprem armas com o cartão visa, elas disseram nos não podemos ser xerife do mundo, não podemos dizer oq as pessoas devem ou não fazer, hoje pode ser uma arma, mas e se amanha decidirmos q as pessoas não podem mais comprar feijão, gasolina, enfim qualquer outro produto, isso cabe a coincidência de cada cidadão,

      moral da historia

      a Visa está certíssima, ela não tem que ser a xerife mesmo não, que é o caso q essas mídias vem fazendo e isso será o fiasco deles, assim como está sendo o da grande mídia

      vc ta bolado com o caso do twitter isso é fichinha perto do que eu mostro nesse podcast, dá uma acessada nesse link e veja com seus próprios olhos, depois disso larguei de mão minha conta do Facebook, tem lá pq tem publico lá, mas não gero mais conteúdo pra eles

      http://viverdedividendos.org/papo-de-dividendo-18-dis-amzn-fb-ntdoy-sbux/

      • provável q eu já tenha visto o podcast na data de lançamento dele, mas vou rever pra refrescar o assunto.

        e o povo gerando conteúdo pras redes sociais faturarem em n-pontas: recebem conteúdo de graça, vendem dados em massa de usuários, geram patentes testadas em cima da base de dados, recebem das campanhas de publicidade, induzem o comportamento mostrando o que interessa a eles etc.

        e o usuário acha que “só usa o site” rsrs.

        se usei o facebook 5 vezes em dez anos foi muito.
        se usei twitter 3 vezes em dez anos foi muito.
        whatsup só usei uns 3 meses e é um inferno na Terra.

        sou mais produtivo com email.
        telegram com os clientes e só (nada de futebol, powerpoint, religião, politica, estudos etc).
        conteúdo pego de livros, blogs, fóruns, sites sociais organizados e focados (reddit, linkedin etc).

        sobre a mídia:
        nessa semana, as globo/globonews e outras emissoras todo dia e em todo programa cobrem a NÃO-notícia do príncipe ir morar no Canadá e EUA e ir trabalhar por conta própria sem depender do dinheiro de impostos. Enquanto isso nada de noticiar sobre: Evo Morales convoca milicia armada na Bolívia, Chile debate constituição pró-comunismo, Argentina lança cada dia uma lei econômica maluca comunista, Roraima ainda recebe refugiados. Mas nada disso tem notícia. Tudo na vizinhança, sem cobertura local, sem debate estratégico pro futuro, sem nada. Desinformação geral. Enfim, o príncipe é a prioridade eleita da mídia.

        • da uma olhada nos videos q estão nesse post q coloquei, tem dois videos no final do artigo

          as mídias sociais são um verdadeiro comedor de tempo, mas se vc souber usa-las a seu favor pode ser interessante. o problema que as pessoas acabam se perdendo nisso tudo.

          na duvida é melhor manter distancia as vezes

          eu recomendaria vc assistir o Terça Livre, pra mim um dos poucos bastiões de sanidade.

          • revi o papo de dividendos.
            o cômico é que os temas ainda estão em voga.
            teu podcast foi de 2016.
            o brexit ainda está de pé, e a censura do facebook aumentou e está explícita.

          • a coisa agora do facebook descambou de vez, agora ele se viu num buraco de cobra e está querendo tirar o corpo fora falando que não pode regular mais a rede e tal, tá com medo do Trump deve ser.

  8. Fala, VdD!

    Mais uma vez aproveito para te dar parabens pelo blog e pelo otimo ano.
    É sempre importante analisar onde estamos se quisermos saber realmente para onde estamos indo.
    Esse tipo de post é importante e ajuda a inspirar a comunidade.

    Só uma pequena correção. Ali na seção Metas para 2019 não deveria ser Metas para 2020, hehe?

    E vamos que vamos, cara!

    • fala rikg12

      obrigado

      rapaz deixei passar isso batido no duplicata do Ulysses, é que sempre uso um post como template, valeu por avisar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here