Balanço Geral 2020

13
868

Em resumo, o ano foi o seguinte: inicio promissor, após primeiro trimestre pensei que seria um ano perdido, depois do segundo trimestre a reviravolta, o negócio saiu melhor do que poderia imaginar.

Todo ano faço um artigo como esse, mostrando um balanço geral do que ocorreu no ano. Se quiser saber o que rolou ano passado, veja nesse Balanço Geral de 2019.

A ideia do blog é servir de norte para mostrar como saí de um patrimônio de mil reais para chegar na minha independência financeira.

Nunca tive ajuda externa. Tudo que venho conquistando tem sido fruto do meu suado trabalho. Não recebi nenhuma herança, não ganhei em nenhum jogo de sorte, não tenho nenhum Pai-trocínio para me dar cobertura.

Nada contra isso tudo, mas eu sou como boa parte dos brasileiros. Apenas um cidadão que levanta todo o dia e vai batalhar para ter e dar uma vida melhor para sua família.

Sono

Por falar em trabalhar duro, comecei há um tempo o projeto de tentar reduzir minhas horas de sono. Tenho feito isso de forma bem gradativa, mas nesse último ano consegui dar um boost nisso.

Caminhando para 3h de sono
Caminhando para 3h de sono

Estou chegando próximo da minha meta de manter uma média de 3h de sono por dia. Costumo falar com o pessoal:

Deixa para dormir quando você morrer.

A vida é curta, grande parte do tempo as pessoas passam dormindo, então penso que preciso de reduzir esse tempo para poder aproveitar melhor.

Alguns devem estar pensando: VdD é doido, dormir pouco vai fazer mal para saúde, ele vai morrer por isso.

O problema do sono é você não ter uma regularidade e uma boa qualidade de sono.

Procuro manter sempre um mesmo horário de sono, obvio que estou tendo variações para ajustar gradualmente essa redução.

De modo geral o que importa é você dormir bem. Às vezes você pensa que dormiu bem porque ficou lá deitado 8h na cama, na verdade, o seu corpo não passa isso tudo dormindo, o tempo de sono real que você tira é muito pequeno, o famoso sono REM.

Bem se você conseguir ir reduzindo o tempo que você leva para chegar nesse sono REM você consegue reduzir o tempo de sono necessário para recuperar as energias. Obvio que isso não vai rolar de um dia para o outro.

Eu venho fazendo essa redução gradativa para não afetar meu organismo.

Redução de quase 5h para 4:30 a uns meses atrás
Redução de quase 5h para 4:30 a uns meses atrás

Desde pequeno meu horário de sono é meio doido, eu nunca fui de ir dormir à noite e acordar de manhã, simplesmente nunca funcionei nesses horários.

Minhas horas mais produtivas sempre foram de madrugada, basta ver nos meus vídeos as horas em que estou gravando-os.

Desde minha adolescência escuto falarem que eu iria morrer porque não estou dormindo corretamente. Pois, cá estamos!

Não fiquem chocados com a questão do sono, pois eu já fiz coisas que parecem muito mais doidas aos olhos comuns. Por exemplo, aboli há muito tempo também o almoço.

Não quer dizer que não possa vir a almoçar alguns dias, mas de modo geral quando estou em casa na minha rotina é só janta, o único dia que almoço é no domingo, no qual todos da família sentam-se para almoçar juntos.

Tente fazer isso! Passe menos tempo dormindo e tire mais tempo vivendo.

Imigração

Esse ano nem fizemos muitos vídeos sobre esse tema. Meio que o meu processo de imigração entrou num auto-pilot. A coisa boa que tivemos nesse Corona foi que o pessoal aqui na Alemanha resolveu dar uma melhorada no processo de renovação da autorização de residência deles, digitalizam algumas coisas.

Já no próximo ano a coisa vai ficar bem mais agitada, pois é o ano que a Laura vai para escola, nossa estratégia de buscar um lugar melhor para morar tem dado certo até o momento.

Veja aqui nesse vídeo no qual analisei às duas opções: escola internacional ou casa.

Viemos morar num bairro muito bom aqui em Düsseldorf, e estamos prestes a conseguir colocar a Laura na melhor escola da cidade.

Detalhe que isso foi mero acaso divino. Pois, quando viemos para esse bairro não sabia que essa escola era conhecida como uma das melhores da cidade.

Eu explico nesse vídeo como funciona a edução aqui na Alemanha, que precisamos de morar perto da escola para ter melhor oportunidade. Conversei com alguns alemães e eles me disseram que seria muito difícil de não conseguir essa escola por estar muito perto.

Distancia da minha casa até a entrada da escola, num dá 2 minutos de caminhada
Distancia da minha casa até a entrada da escola, num dá 2 minutos de caminhada

A Tatiane já foi lá fazer a entrevista na escola e já fizeram a primeira avaliação com a Laura. Eles avaliam a criança para saber se ela tem perfil para entrar. Todas as escolas fazem isso, meio que um teste com a criança, o que é bizarro você já ter que preparar o seu filho para um mini teste já com apenas 5 anos.

Empresa

Nossos números foram muito bons esse ano, apesar de todas as dificuldades do mercado estamos conseguindo encontrar crescimento.

Nosso número de clientes novos por mês bateu recordes, onde todo o mês tínhamos mais clientes entrando que no mês anterior.

Chegamos a marca recente de mais de 250 contratos novos ativados a cada mês. Isso nos coloca com mias de mil empresas novas na nossa carteira a cada 4 meses.

Quem tem software house aí sabe que não é fácil conseguir chegar nesses números de crescimento mensal! Detalhe que não é venda de software sem recorrência como vemos alguns por aí, mas são novos clientes pagando recorrências.

Estamos com franquias em quase todos os estados do Brasil, acredito que só faltam 2 estados agora. Até no Acre esse ano fechamos uma nova franquia trabalhando conosco e atendendo empresas por lá.

Nossa estratégia tem sido buscar crescimento interno, e também externo.

Nessa parte do interno, ano passado havíamos colocado no nosso grupo o “Rick Chester”, relembre aqui quando ele recebeu uma proposta indecorosa. Agora esse ano colocamos o “Pandinha”, um novo sócio que entrou e ainda não tive tempo de fazer um vídeo sobre ele.

Afinal quero ver se faço um vídeo atualizando dos números e resultados da empresa e outro depois sobre o processo todo que tivemos para trazer o Pandinha para junto do nosso grupo.

Blog

O blog cresceu muito em 2019 e a coisa não parou agora em 2020.

O problema foi que desde que começou essa questão toda do Corona e comecei a martelar com força contra essa história toda de Lockdown o Google começo a sabotar o VdD com força.

Diante disso e vendo tudo que eles estavam fazendo com vários conservadores e toda a censura dele, resolvi esse ano passado desmonetizar o blog.

Vou perder grana com isso? Sem dúvidas.

Retirei todos os AdSense do blog e desmonetizei todos os meus novos vídeos do Youtube.

Não é nem que minha receita vai fazer falta para o Google, mas é aquela sensação de que você estava colaborando com algo claramente errado.

Fiquei pistola com o Google e hoje não me arrependo nem um pouco disso. Vendo o que eles fizeram com a eleição do Trump e como censuraram o pessoal de mostrar a verdade sobre as fraudes nas urnas americanas.

Número de acessos direto no site é +90%
Número de acessos direto no site é +90%

O lance é o seguinte hoje cerca de 90% do meu acesso vem diretamente, esses são números do meu AWStats no servidor.

Então podemos saber que o Google não tem me ajudado muito em divulgar meu conteúdo. Isso quem tem feito são vocês, fico muito feliz porque com muita frequência recebo mensagens do pessoal falando que me indica para amigos e conhecidos.

Mais gratificante para mim que escrevo desse lado, às vezes as 5h da madruga como agora, é saber que estou ajudando alguém de certa forma. Além, que esse alguém está passando a mensagem adiante.

Nada supera o boca a boca! Dou muito mais valor para 10 acessos do boca boca do que milhões de acesso vindos de resultado de pesquisa. Chupa Google!

Só tenho a agradecer a Deus pelo meu público, vocês são d+. Obrigado a todos mesmo.

15 milhões de views
15 milhões de views

Chegamos a um marco de 15 milhões de visualizações, jamais imaginaria nem em minhas melhores previsões, por isso que falo que vocês são top!

Ano passado nós tínhamos migrado já para um servidor melhor. Meu site fica hospedado no GoDaddy, estou querendo migrar ele de servidor esse ano. Vou sair da Godaddy depois que ela retirou o Gab de seus servidores. Não dá para cooperar já que eles querem jogar esse jogo, bem então vamos joga-lo.

https://twitter.com/VDividendos/status/1350281494812618752

Estamos esperando chegar nisso 🤔 aliás de certa forma está bem parecido, substitua o varejo tradicional pelo virtual e teremos a mesma fórmula nazista aplicada pelos esquerdistas.

Bye bye GoDaddy esse ano eu mudo para um novo servidor, bem longe de vocês!

Taxa de poupança

A coisa mais importante na sua trajetória rumo a independência financeira é sua taxa de poupança.

É impressionante como as pessoas têm dificuldade em entender isso. Se você ganha 50 mil por mês, mas gasta 45 (mil) e só investe 5 mil, você estará pior que um investidor que com uma renda mensal de 2 mil investe 1 mil todos os meses.

O que importa no longo prazo não é a quantia que você investe, mas sua taxa de poupança.

Aí é onde mora o problema porque o cidadão não quer reduzir os gastos, mas também não quer trabalhar para aumentar a renda. O que o gênio faz então?

Colocar todas as energias na rentabilidade, pensando que aumentando seus riscos absurdamente para ganhar alguns +5% ele vai conseguir antecipar sua independência financeira e sair da corrida dos ratos. Leia esse artigo que fala sobre rentabilidade x aportes.

Abaixo a média de aportes:

  • 2016: 8,9k.
  • 2017: 11,9k + 33%
  • 2018: 18,7k +57%
  • 2019: 15,9k -15%
  • 2020: 32,2k +102%
Aportes ao longo de 2020
Aportes ao longo de 2020

Nossa economia total esse ano foi de R$ 387.311,52 a uma taxa média de poupança de 53%.

Procuro manter minha taxa em um range de 30% no mínimo a 50% no máximo, mas procuro ficar sempre no meio desses dois extremos.

Esse ano acabei segurando um pouco a grana por conta dos investimentos que estamos fazendo no nosso principal negócio, como a construção da nova sede e gastos com a nova fusão.

Aumente sua qualidade de vida sempre

Tento não deixar passar muito dos 50% porque entendo que precisamos ter um equilíbrio na vida.

Não adianta você sair guardando igual doido e não aproveita a vida.

O prazer da independência financeira (IF) não está em chegar lá, mas sim na caminhada até lá. Se você tornar isso martírio de nada adiantará.

De todas as pessoas que conheci que chegaram na IF, posso categorizar em dois grupos:

  • Os que pensaram que a felicidade estava durante a caminhada.
  • Os que pensaram que a felicidade estava em chegar no destino.

Esses do segundo grupo, de forma unanime todos eles se frustraram.

Chegou no final para descobrir que IF não traz felicidade

Teve um rapaz, quando eu estava começando a minha jornada ele estava terminado a dele, chegará na sua IF. Ele tinha um bom emprego, não gastava dinheiro com absolutamente nada, não aproveitou a vida em nada. Ficou alguns anos só guardando, sua taxa de poupança chegava a 80% ou 90% de sua renda.

Ocorre que quando ele alcançou a sua IF ele teve uma grande frustração, porque ele olhou para trás e havia perdido boa parte da vida nessa ambição e não curtiu nada.

Acompanhei ele por um tempo até que ele descontinuou seu blog e terminou sua jornada com uma enorme frustração. Lembro que ele disse uma vez que tinha milhões na conta e que trocaria aquilo tudo para poder construir uma família.

Se privou de tudo, mas não conseguiu chegar na reta final

Teve outro colega que conheci que teve um fim mais trágico. Infelizmente ele ficou obcecado também pela IF, trabalhava o tempo todo, não tinha tempo para nada, guardou e economizou tudo que podia, até que um dia ao sair de um restaurante foi assaltado, apesar de não reagir o bandido atirou nele e matou-o a sangue-frio para levar seu carro.

Esse amigo se privou de muitas coisas e no final não conseguiu nem curtir sua IF. Esse acontecimento com ele foi um dos grandes motivos para me fazer imigrar.

Pensa comigo: de que adianta ficar aqui se matando de trabalhar, deixando de ficar com minha família algumas vezes, para no final morrer em um assalto idiota, mesmo sem reagir.

O risco disso acontecer aqui na Alemanha existe? Sim, certamente, mas amigo aí no Brasil esse risco é multiplicado por mil.

Voltando para a questão de melhorar o padrão de vida.

Já vi muitas pessoas aqui na nossa comunidade de finanças criticar colegas porque esses compraram um carro novo, porque eles compraram uma casa melhor, até mesmo financiada.

Sinceramente, pessoas que criticam as outras por isso, devem ser vazias por dentro.

Se a pessoa se sente bem em ter um carro melhor, trocar de casa para uma que seja do seu sonho que vai trazer mais conforto para sua família, se isso tudo não afeta sua taxa de poupança, se isso tudo não vai lhe colocar em dívidas impagáveis ou que afetem sua capacidade de investimento, então ele deve fazer isso mesmo.

Não ligue para o que os outros digam, muita gente critica porque são frustrados na vida.

Você deve sempre buscar investir cada vez mais, porém na mesma proporção deve buscar melhorar a sua qualidade de vida.

Se você se sente bem em viajar, então viaje com sua família. Se você gosta de ter um telefone maneiro, então compre o que tem de melhor.

Você terá falhado miseravelmente se chegar na sua independência financeira com o mesmo padrão de vida que estava quando começou, você tem que dobrar, triplicar, quadruplicar… a qualidade de vida sua e da sua família.

Gastos totais

Para conseguir uma boa taxa de poupança você precisa de controlar seus gastos. Para isso utilizo um aplicativo, conheça o aplicativo que me permitir ter o controle total das minhas despesas.

De acordo com a minha filosofia de taxa de poupança, quando as minhas receitas subirem a minha qualidade de vida tem que subir junto. Resultado: naturalmente teremos um aumento de gastos.

Saúde

Inclui nesse ano de forma separada a Saúde porque os gastos com ela fora bem puxado. Tenho alguns problemas por conta da minha coluna, mas acredito que agora arrumei uma solução barata.

Na minha última visita ao Brasil tive umas dores na coluna. Um tempo atrás já tomei uma injeção de Diprospan e ela segurou a dor, fiquei por seis meses na época sem dor.

Uma injeção dessas deve custar uns R$20 no Brasil. Gastei uma fortuna aqui na Alemanha para tratar minha última crise.

Esses alemães não são de dar medicamento, o lance deles é curar as coisas mais no natural. Seria o ideal, porém eu me conheço e sei que todo ano falo que vou exercitar mais e nunca faço, por fim desisti e me entreguei ao Diprospan.

Próxima ida minha ao Brasil vou trazer umas ampolas para a Alemanha e se sentir dor aplico a injeção. O lance é que nunca apliquei isso na vida, mas não deve ser difícil, deve ter algum tutorial no YouTube por aí.

Não recorrentes

Esses caras são sempre os vilões e esse ano foi recheado, mais que os demais. Chegamos a marca de 153k um aumento de quase +32%.

Boa parte disso por conta de gastos com imigração, impostos pagos na Alemanha, a Tatiane chegou a trabalhar alguns meses aqui na Amazon, teve que sair por conta dos estudos.

Logo abaixo desses dois vem a Amazon que foi responsável por cerca de 10k com várias bugigangas que compramos, entre eletrônicos, utensílios e até alguns móveis pequenos.

Depois disso entram outros gastos como os móveis que bateram cerca de 31k. Sendo quase 8k disso com meu novo mac míni 🥰 bicho parrudo com 64GB de memória RAM e mais um passo rumo ao meu setup ideal (que nunca termina).

Demais despesas

As despesas pessoais conseguiram ficar dentro da nossa estimativa do ano passado, até que temos conseguido controlar bem nossos gastos nesse sentido. Nessa categoria entra boa parte dos gastos que não agrega nada a família, mas ao indivíduo apenas.

Na parte de alimentação a coisa perdeu um pouco o rumo, não consegui entender até agora como conseguimos gastar aquilo tudo.

Nas outras partes como utilidade e transporte não tivemos surpresas.

Dividendos

Ano passado nossa meta de dividendos foi travada para não ser batida. Veja o que falei ano passado no balanço geral de 2019:

Na parte de dividendos lembramos que tivemos um baque na saída da renda mensal que os FIIs proporcionavam. Por conta disso resolvi subir a meta para 32,4k ao ano de dividendos, não sei se vou nem conseguir manter o que foi ano passado, mas vamos tentar, sonhar não custa nada.

Perdi parte do patrimônio investindo na nova sede da empresa, relembre aqui e isso impactou bastante o ano de 2020.

Acredito que se não fosse pela crise do Corona, ainda que estivesse perdido a receita dos FII teria conseguido superar o ano passado. Essa combinação conjunta dos FII e vários REITs suspendendo dividendos que levaram a essa queda.

Nos meus Stocks até que não tive maiores impactos, já nos REITs a coisa foi bem complicada.

Sempre fui muito exposto em ativos de hotel e varejo e por conta do Corona esses foram os mais afetados.

Dividendos ao longo dos anos
Dividendos ao longo dos anos

Pela primeira vez em 8 anos de investimento que meus dividendos vieram abaixo do ano anterior. Chegamos perto, mas não rompeu, por apenas 😭 3k.

A questão central é que boa parte desses meus ativos públicos não são ativos premium. Os de melhor qualidade ficam na carteira da Top Picks e nessa não tive nenhuma suspensão de dividendos.

Ainda estou construindo minha carteira top picks que começou a receber aportes maiores esse ano. Tanto que todos meus novos aportes têm sido direcionados para lá.

Meu foco em aportes nesse 2021 continuará sendo os ativos da carteira Top Picks de REIT e Stock, na minha carteira pública ficará apenas com o reinvestimento dos dividendos.

Tenho certeza que quando essa crise passar e esses ativos da carteira pública começarem novamente a distribuir dividendos, eles crescerão numa velocidade muito maior, pois comprei muito stock a preços bem atrativos.

Eu passei por isso com meu patrimônio, basta ver quando em 2016 tive que vender todas minhas stock Brasileiras.

Patrimônio

Em 2019 o patrimônio não subiu muito, isso por conta da liquidação dos FII, conforme já explicado lá em cima, mas sempre depois de um evento muito ruim vem uma bancada boa forte.

Evolução gigante no meu patrimônio nesse ano
Evolução gigante no meu patrimônio nesse ano

Confesso que fiquei surpreso e não esperava ver meu patrimônio de investimento crescer dessa forma.

Começamos 2020 com 643k investidos na bolsa americana 🇺🇸 e chegamos no final do ano com +1.079k, um milhão de reais.

Um crescimento de 436 mil reais ao longo do ano ou +67% de aumento no patrimônio.

Meu patrimônio total já chegou a ultrapassar um milhão esse ano, mas o de investimento deixou a emoção para o final.

Esse mês de 2020 vai entrar para história para mim como talvez o mês com o meu melhor retorno na bolsa. Olha que estávamos em meio a um bear.

Fico pensando onde foram parar aqueles, que vinham aqui no blog e no twitter martelar que eu não sabia o que estava fazendo, que iria perder tudo na bolsa, que eles tem a fórmula mágica e só a deles funciona.

Bem onde será que eles se meteram… estou aguardando!

A ideia desse blog é mostrar a minha trajetória de como saí dos mil reais e cheguei na minha independência financeira. Fui um dos primeiros blogs brasileiros, se não me engano o primeiro mesmo, a abrir as finanças e trazer um roadmap passo-a-passo dos investimentos.

Todo o nosso patrimônio ao longo desses anos
Todo o nosso patrimônio ao longo desses anos

Outro indicador que acompanho é o meu patrimônio total, esse inclui todos os meus bens, investimentos, imóveis e empresas:

  • Automóveis 76k
  • Reserva em conta 270k
  • Imóveis 250k
  • Investimento 1.000k
  • Valuation empresas 26.887k
  • Total patrimônio R$ 28.564.034,00

Tivemos um acumulo maior na nossa reserva em conta, pois vamos gastar essa grana na sede da empresa, capaz de ainda faltar uma rebarba.

O valuation das empresas teve um aumento de 6 milhões, esse valuation é o quanto vale minhas empresas hoje. Digamos que você chega em mim e quisesse comprar meus negócios, esse seria um preço mínimo a ser vendido.

Obviamente eu não sairia do jogo pelo valor mínimo 🤷‍♂️, mas eu considero esse mínimo como base na hora de medir meu patrimônio.

Nós vamos falar um pouco dos resultados da nossa empresa no próximo vídeo sobre empreendedorismo, então fica ligado para você saber o que está rolando lá.

Rentabilidade

Apesar de falar sobre rentabilidade nesse post, não baseio minhas decisões olhando para ela.

Todo ano chega muita gente nova no blog e muitos vem com essa mentalidade de valorizar rentabilidade e Dividend Yield.

Esses dias mesmo recebi um e-mail de um leitor querendo saber o yield da nossa carteira top picks de REIT, dai comecei uma saga para tentar mostrar o porque particularmente não olho para esse indicador, assim como também não olho para P/L.

Na bolsa é melhor você focar no crescimento do DPA do que em DY. Assim como, não se deve medir o retorno de uma empresa olhando apenas o dividendo dela, quem é investidor inteligente olha o retorno total da ação. Aqui eu explico como calcular o retorno total da ação.

Não acompanho mensalmente rentabilidade, mas no final do ano levanto os melhores e piores ativos da minha carteira. Lembrando sempre que isso não serve de base nem para me dizer se devo comprar ou vender um ativo.

Os top3 melhores ativos

  • Visa Inc – V: 253%
  • Norfolk Southern Corporation – NSC: +136%
  • Procter & Gamble Company – PG: +84%

Os top3 piores ativos

  • EPR Properties – EPR: -27%
  • Preferred Apartment Communities – APTS: -32%
  • Tanger Factory Outlet Centres Inc – SKT: -50%

Ainda não tivemos nenhum ativo da Top Pick tanto na ponta positiva quanto na negativa, bom na negativa vai ser meio difícil, porque os caras lá são tudo TOP.

Eles não entraram porque são compras recentes. Ainda sim, apesar de ter praticamente iniciado a carteira esse ano, teve um deles lá que está com retorno de 56% e acredito que certamente no ano que vem deve aparecer um desses caras por aqui.

A Visa segue liderando como o maior retorno da minha carteira. Nesse ano ela não deu uma andada muito boa, praticamente patinou sem sair do lugar. Ainda sim, está com uma boa vantagem sobre a segunda colocada.

Em segundo vem a Norfolk uma ferrovia. Sim, um negócio antigo e que os analistas de Millenials de Wall Street desprezam porque não tem a vibe tech e os crescimentos exorbitantes de receita de um ano para o outro.

Eu já gosto delas porque são bem resilientes. Enquanto o pessoal estava mandando vender as ferrovias, dizendo que tudo iria acabar eu fui comprando mais e mais, basta olhar meus posts sobre as compras da NSC e UNP.

A persistência foi recompensada. Ela saiu da terceira posição e desbancou a Colgate ficando em segundo, se tornando mais uma empresa com +100% de retorno na carteira.

É muito bom ter a sensação que o ativo já lhe retornou todo o dinheiro que você investiu nele, isso você só vai conseguir na bolsa de valores.

Temos também uma estreante aqui no balanço geral, PG entra pela primeira vez como um dos meus principais ativos, ainda longe dos 100%. Vale lembrar que ano passado NSC bateu 84% e agora saltou para 136% a PG pode fazer isso também, quem sabe?!

Na outra ponta temos a saída da Farmland que ficou ali por um bom tempo, a fazendinha está começando a melhorar, já saiu do vermelho e agora é o 4 REIT mais lucrativo da minha carteira. Bora comprar terra que isso da money.

Tem que ter persistência na bolsa, eu sempre falo com vocês que sou um investidor de tempo de mercado e não de timing de mercado.

O SKT que está numa fase bem ruim hein. Não estou entendendo a noia que o mercado está com a galera do SKT.

Ela está ruim? Sem dúvida, ela está numa situação complicadíssima, mas convenhamos não faz sentido o EPR cair menos que ela.

Sejamos sinceros para mim a situação do EPR é muito mais periclitante.

Dá até vontade de comprar mais SKT após ver isso, o mercado só pode estar de implicância com ela, igual fizeram com a fazendinha anos atrás.

Metas 2021

Vou para mais um ano desafiador. Pensei que em 2020 iríamos começar a construção da sede, o Corona acabou bagunçando todo nosso cronograma.

Daí mudamos para esse final de ano o início das obras, iriamos começar a furar as bases lá agora no final de dezembro e início de janeiro, mas diz o Mestre que o clima não está favorável.

Enfim acabou que a obra só ficou de começar nesse 2021, então as bombas que esperava em 2020 irão cair em 2021.

Muito provável que terei um recuo grande no meu patrimônio por conta desse investimento. É aquilo reduz agora para ganhar o dobro amanhã.

Além disso, à nível de mercado fiz um vídeo com as perspectivas da bolsa, vale a pena conferir aqui:Retrospectiva bolsa de valores americana 2020.

Vamos esperar bastante volatilidade nesse ano de 2021 nos dividendos. Alguns REITs devem começar a se recuperar apenas depois do final do primeiro semestre do ano. Outros devem começar a dar ar da graça só em 2022, principalmente a galera de hotelaria.

Vou repetir a projeção de dividendos do ano passado, isso porque ainda tem alguns ativos bem longe de distribuírem dividendos. Já no patrimônio coloquei um valor mais modesto comparado com o patrimônio atual porque iremos sangrar ele na construção.

Vamos a uma nova meta nesse ano:

  • Taxa de poupança 40% a 50%
  • Dividendos R$ 31.200,00 (R$ 2.600 mês)
  • Patrimônio R$ 1.200.000,00

Conclusão

Ano passado coloquei uma meta de aporte em 35% e conseguimos bem mais que isso, no patrimônio também foi bem superior, havíamos projetado 670k e batermos o milhão.

Agora nos dividendos a coisa ficou um pouco longe, acredito que além de recuar o recebimento essa foi a primeira vez que não consigo bater a meta de dividendos. Tínhamos programado 31,2k ou 2,6k por mês, fizemos 28,4k ou 2,3k por mês.

Espero que continuem comigo nesse 2021 e que possamos conquistar muitas coisas novas juntos e como sempre algumas mudanças ocorrerão e espero que curtam.

Compartilhem o blog com seus conhecidos, manda esse post para seus amigos, vocês sabem que agora mais do que nunca dependo desse boca a boca porque o Google está boicotando geral que é conservador!

Como de costume todo ano posto um vídeo do One Piece, esse ano não vai faltar.

Ano passado escrevi sobre a cena do Zoro andando nas ruas de Wano e até hoje eu tenho essa cena na minha cabeça, foi muito massa!

Terminamos o ano e o Oda não acabou o arco, é de arco grande que eu gosto, a coisa vai pegar fogo agora com a milésima edição, estou ansioso!

As letras dessas musicas do One Piece são todas muito boas.

Não é esse lixo que escutamos por aí com um único refrão e tudo sem sentido. A letra passa uma mensagem de luta, superação, busca de objetivos, amizade, enfim… muita coisa para uma mera música de abertura de anime.

Para tu colocares o fone soltar o play no volume máximo e escutar em loop umas 30x igual eu faço 😆 curta aí, abertura numero 23:

Previous articleApple e o carro autônomo com a Hyundai – Papo #81
Next articleJá jogou fora suas promessas de ano novo?

13 COMMENTS

  1. Muito legal Viver.
    Estou com pressa mas tenho que perguntar algo que chamou muita atenção.
    Os 26kk são o valor total das empresas ou só a sua participação nelas?
    Bom que no seu mercado é comum a venda de empresas, diferente de lojas de vestuário, pizzaria etc.

  2. vvd,
    nesses ultimos dias notei teu site mais instavel.
    no fim de semana, o site deu mensagem de erro pra carregar (mensagem tipo 404, mas era outro código que na lembro).
    e hoje, qdo posto comentario demora minuto para o comentário ser enviado.

  3. sobre tua coluna,
    pesquisa sobre “quiropraxia”.
    não sei se resolve, nunca usei.
    mas tem uns videos no youtube que impressionam.
    tem video de gente MUITO corcunda que depois de sessões desentorta tudo.
    .
    de novo: não sei se funciona, apenas cogitei.

  4. Boa tarde, tudo bom? gostaria de assinar a carteira xd, mas queria tirar umas dúvidas e no whatsapp indicado não funciona mais, diz que a ultima visualização foi em outubro do ano passado. tem algum outro meio de contato?

  5. vvd, parabéns por manter o blog e as metas.
    é muito trabalho ficar produzindo textão assim rsrs

    e como tu vê o biden/eua nesse teu esquema?
    será que ele vai fraquejar o dolar e mercado dos eua etc?

    se ele imprimir dinheiro, o dolar desvaloriza, mas teus ativos manterão o preço/valor pois haverá inflação por compra de ativos (stocks).
    ou seja: o pobre fica mais pobre (pois os ativos ficam mais caros e a moeda mais podre), e os ricos ficam mais ricos (pois os ativos que já tem posse ficam mais caros/valorizados devido a inundação de dolar sendo impresso).

    mas será que não pioraria a economia?
    e assim não teríamos os números fantásticos que o trump conseguiu?
    (lucro, empregabilidade, mercado real, poder de compra etc).

    será que bitcoin ajudaria como pseudo-hedge ao dolar?
    não falo pelo bitcoin estar modinha.
    falo como proteção ao dolar devido ser uma moeda livre de governo.
    e pelo encarecimento devido a entrada de players grandes comprando bitcoin.

    já pensei comprar ouro, mas as leis aqui em banania não ajudam (IR, falta de moedas em ouro/prata), regulação do banco central etc…

    • fala xupita

      pow dá um trabalho legal, mas eu gosto de escrever aqui é algo que faço com amor mesmo

      eu acho que dificilmente ele vai conseguir concluir o mandato, se chegar nesse ponto é um sinal claro que os americanos broxaram de vez essa geração.pow se nem a Dilma aqui no brasil após o golpe eleitoral conseguiu se manter, e olha que nossa direita aqui perto da americana é um bebe

      diante disso acredito que o mercado vai ficar bem turbulento, afinal ele nunca gosta dessas mudanças

      Se ele imprimir eu compro mais dólar, nessa fase que estamos de construção de patrimônio pode ser até interessante.

      Agora conhecendo como os democratas são, eu apostaria na industria bélica eles sempre arrumam uma guerra, a industria bélica surrupiou o Trump e isso não vai sair barato para o Biden, ele vai ter que pagar um alto preço para os lobistas.

      O bitcoin não vejo como investimento, então não é algo que colocaria meu patrimônio, bitcoin pra mim é transferencia de recurso, é tipo um serviço ou produto o pessoal que usa-o como investimento, mas em sim ele é como o dólar só faz reserva de valor.

      Tem um livro bom do Siegel que explica que cambio, metais preciosos e outros como bitcoin não são investimento e sim reserva de valor, depois se poder dá uma lida.

      parabéns pra vc tb que com esse comentário passou a marca de +100 comentários aprovados aqui no blog kkkkkk já peguei muita coisa maneira nesses seus comentários, obrigado por participar aqui do blog tb.

    • vou procurar depois o livro do siegel (se brincar ja comprei mas não li kkk).
      e não sabia desses 100 comentários eheheheh.
      ja é um sub-blog kkkk

  6. Gosto demais do blog, eu te acompanho desde 2017 e foi nesse período que comecei a olhar pro mercado de ações, já testei várias estratégias e à 6 meses atrás sonhei com uma estratégia de investir alavancado em empresas de dividendos, hoje meu lucro das ações é graças ao seu blog, tem alguns ajustes mas a estratégia é basicamente a mesma, mesmas ações, só que alavancado 20x rsrsrs

    Enfim cara, é uma motivação ver o seu crescimento, obrigado por tudo, não pare !!!

    • ola LG

      estou aqui pensando em como vc estaria operando em acoes de crescimento alavancado

      mas todo caso bom saber que o blog tem lhe ajudado e o lance é esse mesmo, vc pega aqui alguns pontos e constrói sua estratégia, aquilo q funciona melhor pra vc

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here