BVMF: Compras Outubro 2014 – ODPV3 – WEGE3

0
366

weg fabricaApós vender toda a posição de CCRO3 e STBP11 eu adicionei duas novas empresas que vinha monitorando na carteira: OdontoPrev SA e Weg SA. Como já disse nos posts anteriores minha meta é acertar minha carteira até o final do ano. Não gosto de ficar movimentando muito nessa história de compra e venda, principalmente porque dependendo do valor acaba-se pagando IR e isso é péssimo para o desempenho da carteira, mas é importante você investidor revisar periodicamente as empresas que possui.

Eu costumo fazer essa revisão a cada 2 anos ou a cada ano e meio, enfim não tem uma regra para isso apenas quando vejo o momento certo eu paro e analiso as empresas que tenho pego quais pioraram e que não tem perspectivas de crescimento e coloco novas empresas no lugar.

Compra de outubro de 2014 na bolsa brasileira
Empresa Código Qtde
OdontoPrev SA  ODPV3  200
WEG SA WEGE3 100

Já atualizei a minha carteira com essa nova aquisição.

OdontoPrev – ODPV3

Tem alguns setores que eu corro assim como o diabo corre da cruz, um deles é o setor médico, um setor altamente regulado pelo governo, plano de saúde pra mim é um sistema quebrado, você tem uma margem ridícula e precisa de fazer uma serie de benefícios por conta de pressões dos órgãos reguladores. Quando falo isso é a nível Brasil nos USA a coisa é completamente diferente, primeiro que por lá você não paga plano mas sim Seguro Saúde, não tem esse monte de idoso indo ao medico por dor de cabeça e onerando a folha do convênio. Veja um pouco sobre isso no post que fiz sobre a Aflac.

Já o sistema odontológico é completamente diferente, você tem um baixo custo para atendimento do paciente, basicamente é mão de obra o custo com produtos e marginal em um atendimento odontológico, o setor é bem menos regulado do que o médico. O país possui a maior rede de profissionais de odonto no mundo e apenas 10% da população é atendida com plano de saúda dental. Com isso deixa uma estrada imensa para a empresa percorrer.

plano bucal

Olhando um pouco os números da empresa a receita da empresa cresce a cada ano, fruto das parcerias corporativas, principalmente com o Bradesco e Banco do Brasil, inclusive o RI está com previsão para a entrada desses novos clientes do Banco do Brasil em 2015, com isso teremos aí 1 ou 2 anos de crescimento praticamente garantido.

O crescimento dos lucros da empresa nos últimos 10 anos foi fantástico saindo de 12 milhões em 2004 para 188 milhões em 2013. O endividamento é zero o que é muito bom e deixa margens para a empresa fazer aquisições no futuro.

O fluxo de caixa livre vem crescendo, exceto o não recorrente em 2010 nos últimos três anos a empresa teve 114, 137 e 198 respectivamente, isso mostra um acerto nas ações da administração para melhorar o fluxo de caixa.

O payout da empresa que não me agrada muito, eu vejo que com um mercado tão grande assim no país a empresa deveria reservar uma parte maior do lucro e reinvestir no próprio negócio, com isso o investidor iria ganhar mais do que recebendo os dividendos.

Os pontos negativos para empresa seria uma maior regulamentação do governo. Um desaquecimento maior da economia, apesar da empresa ter maior parte dos seus cliente ligados ao corporativo, iria diminuir os clientes livres, na cultura do brasileiro um plano dental ainda é supérfluo, nesse caso na primeira necessidade ele seria cortado.

São riscos que a empresa não pode controlar nesse caso o que ela pode controlar ela tem feito, sobre o resto se ocorrer é aguarda e ver o efeito.

Weg SA – WEGE3 

A empresa é uma das lideres mundiais no setor em que atua, além de possuir um market share considerável dentro do mercado brasileiro, possui boa diversificação no mercado exterior. Alguns podem ficar meio receosos por ser uma empresa familiar, mas eles estão a 50 anos no negócio e conseguiram durante todo esse tempo se reinventar e adaptar as necessidades do mercado, nesse caso eu não vejo isso como um implico propriamente dito.

A empresa começou a produzir produtos para o setor de energia eólica, esse setor vem tendo uma demanda crescente e os resultados já foram sentidos nesse ultimo trimestre. São ações assim que mostram pra mim o valor de uma grande empresa, essa busca de novos mercados e de inovação é fundamental para o sustento de qualquer empresa no longo prazo.

Os número da empresa são bastante atraentes com uma receita crescente e lucro acompanhando, vem a pelo menos 4 anos aumentando os lucros, se levarmos em consideração que o setor industrial está em recessão no país a pelo menos 3 anos, esse dado de crescimento fica ainda mais atraente. O lucro saiu em 10 anos de 402 milhões para 845 milhões um crescimento de 110%

O endividamento e as margens são controlados e giram em torno do mesmo índice a praticamente 10 anos. Se você considerar as aquisições e novas fabricas que a empresa fez nesse período eu até posso achar o endividamento bem abaixo do que uma empresa normal aqui no brasil teria nessa mesma situação. Isso mostra que a empresa teve uma forte geração de caixa operacional o que permitiu pagar esses investimentos.

investimento weg

O payout da empresa está girando no patamar que eu gosto que é em torno de 50%. O crescimento do DPA (Dividendo por ação) foi de 0,26 em 2004 e passou para 0,66 o mesmo para o LPA (Lucro por ação) que saltou de 0,65 para 1,05 mostrando o valor que a companhia gerou para o acionista.

 

 

Previous articleWeg SA – WEGE3
Next articleReceita e despesas / Outubro 2014

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here