Como crescemos 64% o patrimônio durante a crise – Gastos e receitas: Dez 20

8
848

Chegamos ao último mês do ano, tivemos altos e baixo durante esse ano nos investimentos. Quem nunca havia passado por circuit breaker teve que enfrentar vários durante a primeira metade do ano.

O mercado apesar de ter sinalizado um bear 🐻‍❄️ de longo prazo, acabou recuperando tão rápido quanto caiu, mostrando que o touro 🐂 é mais forte.

Meu patrimônio vinha numa ascendência o ano passado, até que em dezembro de 2019 tive que vender meus FII. Depois teve outra queda forte em março quando explodiu a Crise do Corona Vírus.

Raspamos a marca do milhão e meio.
Raspamos a marca do milhão e meio.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos. Lá mantenho um histórico de todo nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.

Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.

Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.

Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Apesar da crise na bolsa, esse ano está sendo de quebrar recordes na carteira. Até então nosso recorde de renda familiar foi em agosto 2020 com 65k. Isso ficou para trás, agora temos julho de 2020, esse ano como um novo recorde.

Esse mês chegamos a bater 67k um crescimento de +80% comparado ao ano anterior onde tivemos em dezembro 37k.

Tivemos uma queda receita comparada ao mês anterior que foi de 71k, quebramos uma seqüência de 3 meses de crescimento nas receitas.

Esse crescimento foi fruto dos projetos paralelos que eu venho tocando, as aquisições e fusões estão começando a dar frutos.

Tenho trabalhado muito ultimamente, para terem idéia quando todos estavam comemorando a virada do ano eu estava programando, foi até estranho. Esse ano penso que foi um dos mais puxados em relação à entrega para mim.

Taxa de poupança do mês: +47%

Nossa taxa de poupança ficou no limite de 50% que seria o ideal para viver. Esse é meu patamar determinado, sempre me preocupo em não só ficar acumulando patrimônio, mas também aproveitar e melhorar a qualidade de vida.

Boa parte dessa estratégia passa por manter uma meta de taxa de poupança para você não se perder nem nos gastos de mais, nem em economizar muito.

Às vezes podem até acontecer de você pegar alguma fase da sua “vide” e precisar de aumentar essa taxa, mas evite mantê-la muito nos extremos por vários anos.

Tenho deixado ela mais no alto por conta da construção da nova sede que deve começar a sangrar os bolsos nesse 2021, a boa notícia que provável que tenhamos boa parte da construção já reservado no meu caixa pessoal.

Depois da obra, vou baixar minha taxa de poupança para uma meta de 30% e assim poder aproveitar mais a vida, afinal quando você ama o seu trabalho não precisa ter pressa 🏃‍♂️ para chegar na sua independência financeira.

O que deixou-nos ainda bem distante do nosso recorde em abril de 2017 que chegamos a uma taxa de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.413k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.483k, tivemos um aumento de incríveis +70 mil Reais de crescimento 🥳 num único mês.

Se você fizer um cálculo de padaria tivemos um aumento de +4,95% no mês. Tem alguns canalhas por aí que adoram espalhar mentiras sobre mim, então vamos tirar o crescimento do patrimônio por conta da nossa taxa de poupança.

Temos sem o aporte um crescimento de +2,68% ao mês, se isso repetir-se teremos quase 32% nos próximos 12 meses.

No final de Dezembro de 2019 tínhamos 902k e agora temos um crescimento de +581k, mais de meio milhão em menos de 1 ano.

O legal que ainda até hoje tem gente falando que minha estratégia não funciona. Ok, ela não vai funcionar para todo mundo mesmo não, mas eu só queria saber onde está essa 🧐 galera agora.

Quem tem investido comigo no XD sabe que mesmo durante essa crise do mercado, as Stocks e REITs lá do XD tem apresentado bons resultados.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: +24k
  • 2ª semana: -10k
  • 3ª semana: -7k
  • 4ª semana: -1k
  • 5ª semana: +15k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Esse mês tivemos um grande aumento nos gastos que saíram de 25k para 34k, esse aumento de quase 10k foi motivado por maior gasto na parte de não recorrentes.

Tivemos um aumento de gastos com alimentação que saiu de 4,1k para 6,1k, acredito que seja por conta das festas de final de ano, sempre acaba comprando algumas coisas a mais.

Também aumento os gastos com saúde que foram de 1,6k para 2,4k muito por conta de gastos com a Laura, ela teve problemas com a pele e tivemos que pagar um médico para ver a irritação na pela dela. Pior que essa grana o seguro não vai reembolsar porque estávamos em viagem.

Nos gastos pessoais a Tatiane foi a campeã, basicamente aumento dos gastos com compra de roupas. Não sei mais onde ele vai enfiar roupa no guarda-roupas. Já com a Laura tivemos uma boa redução nos gastos, tivemos o Balé dela que come uns 350 reais.

Não recorrentes

Tivemos alguns aumentos de gastos aqui, basicamente com renovação de vistos e compra de alguns móveis. A parte de móveis e eletrônicos que fica dentro dessa categoria foi de 408 reais para 4,6k.

Capaz desse mês também vir alto, pois estou planejando trocar o meu monitor, agora que as autorizações de residência de todos foram renovados libera mais grana para poder gastar.

Tivemos a compra da maquina de secar foi aí 3.4k a maior parte dos gastos excedente do mês. Tínhamos muito problema com isso aqui, pois é frio e demora a secar as roupas. Uma vez conversamos com uma Sra. alemã e ela havia falado para nunca comprarmos aquelas maquinas de lavar que já lava e seca, ela disse que tem que ser separado.

Conclusão

Nossa receita anual chegou em 743k, sendo os dividendos até a datas atual responsáveis por 30k dessa renda.

Minhas despesas até o momento estão em 373k. Isso nos coloca com uma taxa de poupança anual de 50% na meta que havíamos estipulado no começo do ano.

Viver de Cristo

Estamos fazendo um estudo escatológico no blog Viver de Cristo. Analisamos as alianças bíblicas e agora começaremos a parte mais interessante, começar a entender o que virá a seguir nos acontecimentos futuros.

Começarmos nesse post introdutório no qual dou um resumo do que podemos esperar do plano de Deus para os homens, conforme descrito na Bíblia. A partir de agora a coisa começa a ficar realmente interessante.

O blog Viver de Cristo é um verdadeiro quebra cabeça. Estamos juntando as peças e daqui a alguns anos, você verá como tudo está interligado desde os tempos passados e entenderão o que virá a seguir.

Previous articleBalanço comentado 3T20 – XD #43
Next articleApple e o carro autônomo com a Hyundai – Papo #81

8 COMMENTS

  1. Nasa contra sua estratégia, mas se o crescimento patrimonial em R$ ocorreu principalmente em função da variação cambial do ano e dos aportes gordos que vc faz.
    Para sua estratégia em escolha de ações e Reits se demonstrar vencedora, tem muito chão pra correr ainda.

    • ah Thiago vc esqueceu de falar: vc teve sorte

      só faltou essa ai pra vc fazer o bingo!

      me acompanha ai q vc vai ver a rentabilidade q tenho na carteira mês a mês ta tudo ai no blog, para de preguiça e vai ler

  2. Muito bom seus resultados, seu trabalho duro está dando resultado, receitas acima de 10K já são para poucos, acima de 70k então… parabéns!! Com esse dinheiro tenho certeza que vai conseguir curtir e ter qualidade de vida ao mesmo tempo que investe e acumula patrimônio, eu me preocupo com isso também, mas minha receita é 10% da sua :)
    Feliz 2021!

  3. Excelente, que cada mês aumente mais e mais seu patrimonio, que seja sempre constante e com crescimento seus rendimentos!!

  4. Ooo vdd, ai tu acaba comigo. Kkkkkk
    To com uma resenha ctg la no zap. Mandei ateh foto dos meus filhos po! Kkkkkkk escutando agora o balanco do 2T, q tu me conta q ta sem zap. Ai tu acaba comigo. Kkkkk
    Nao lanca esse comentario publico nao, mas se possivel, por favor, me da um salve no zap

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here