Compras Abril 2017 – OHI – EPR – WMT – PAYX

45
302

waterparks2Se quer comprar coisas de qualidade a um bom preço, tenho o lugar ideal para você, posso afirmar isso porque esse mês resolvi ir as compras, mas não é aquelas compras que você está acostumado escutar de seus colegas, esse mês comprei Wal-Mart – WMT – também comprei Paychex, EPR e Ômega Health.

Muita gente gosta de sair para o shopping para comprar tênis, roupas e eletrônicos. Essas pessoas se sentem bem gastando suas economias com esses produtos. Eu fico esperando o mês virar para poder comprar mais ações na bolsa de valores, talvez eu tenha alguma “doença” por não me interessar pelo que a grande maioria faz.

Provavelmente você que está lendo sofre deste mesmo mau, só é uma pena que não temos grana para comprar ações todos os dias, hoje a tarde estava refletindo sobre isso, cheguei a conclusão um tanto inusitada. Cada dólar que economizamos hoje e aplicamos na bolsa de valores, não estamos comprando apenas uma ação, nós estamos comprando tempo, estamos comprando tempo no futuro.

Esses nossos amigos que gostam de ir ao shopping gastar com produtos e entretenimento, certamente terão que trabalhar bem mais do que nós para alcançar a independência financeira, cada dólar que economizamos é um soldado a mais trabalhando incessantemente para que não precisemos de trabalhar no futuro.

Se cada dólar economizado é um soldado, então estou muito satisfeito com o meu exército. Eles estão trabalhado duro e a cada ano aproximam a minha independência financeira. Esse mês comprei ao todo cerca de U$ 4910,00 isso dá hoje algo em torno de mais de R$ 15 mil reais em compras, a sacola esse mês veio cheia

Dobrei minha posição no Wal-Mart – WMT antes tinha 11 ações agora tenho 22 e também dobrei a posição na Paychex que tinha 18 ações e agora passou para 36.

Wal-Mart Stores – WMT

A empresa vem enfrentando uma concorrência pesada contra os negócios online, antes de aumentar minha posição neles já vinha acompanhando de perto as medidas que a diretoria vem tomando para tentar reverter esse cenário, o que tem me animado bastante seria o crescimento do segmento online, acho que talvez dos grandes players hoje no mercado o único que teria forcas ainda para combater com a Amazon seria o WMT.

Porém é preciso que eles façam mudanças no seu modelo de negócio, coisas como essa abaixo que precisam ser feitas:

wmt pickup

 

Acima é o novo modelo de vendas que eles estão implantando, você compra tudo on-line, para no mercado com o carro e eles já vem entregar sua compra que já está devidamente separada, só colocam no seu porta-malas e #partiu.

O serviço teve um aumento de 31% no número de membros no Club Pickup, e esses números só tendem a aumentar. Que maravilha não seria se no seu celular lá do escritório comanda-se toda a sua compra no mercado de forma on-line e quando estiver indo embora para casa, parar no mercado e o funcionário do WMT só vem para colocar os produtos no seu veiculo. Que baita economia de tempo.

Historicamente temos casos de redes tão grandes quanto o WMT que simplesmente sumiram do mapa, isso porque não conseguiram ver as mudanças no mercado, mudanças no modelo de negócio, alias o próprio Wal-Mart no passado foi uma Amazon que dizimou muitos concorrentes.

sale wmt online

O lado bom é que a sua receita ainda está se mantendo equilibrada, apesar dos lucros estarem caindo, a empresa ainda tem uma boa margem de segurança para manter o crescimento dos dividendos, e com esses novos modelos acredito que os resultados futuros possam ser interessantes. Sigo sócio do WMT e dobrei minha posição na empresa.

Paychex Inc – PAYX

Não tem nem muito o que falar do Paychex, empresa fantástica, leia mais sobre eles aqui. Não tem todo o glamour do Wal-Mart, mas tem executado o seu balanço muito bem, alias tem dado um verdadeiro show e mostrando que ainda tem muito a crescer no seu segmento.

Com o fechamento deste primeiro tri de 2017 a empresa pela primeira vez ultrapassou a casa dos 3 bilhões de dólares em receita. O lucro líquido por ação saltou de $2,09 para $2,20 de um ano para o outro. A Paychex tem executado muito bem nessa última década seu dividendo saiu de $0,79 para $1,80 temos aí uma taxa de crescimento de 6,5% é o tipo de empresa que eu mais adoro, qualquer dia faço um artigo para explicar a regra dos 6% para vocês.

EPR Properties – EPR

EPR é um REIT de cinemas, falei dele recentemente aqui. EPR tem mais de U$ 2 bilhões de dólares investidos em 139 cinemas e com 15 operadores. Porque comprei EPR? bem pelos mesmo motivos que estava comprando ano passado interior REITs de saúde.

Ano passado foi a vez dos REITs de saúde serem massacrados pelo mercado, você comprava um REIT e ele logo despencava 5 ou 6% em uma semana, tinha que ter coração forte, esse ano está sendo a vez dos REITs de varejo, particularmente os de Shopping que vem apanhando forte do mercado, na cabeça dos investidores o mundo todo vai acabar e só vai existir a Amazon e Netflix dominando tudo.

O mercado on-line tem sido uma forte ameaça ao varejo tradicional, isso não tem duvidas, não enxergar isso é o mesmo que “ficar com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar”. Ocorrer que tem tipos de varejo que vão sobreviver a essa onde revolucionária da digitalização do tudo, um deles é o cinema.

Não é de hoje que escuto que o cinema vai acabar.

Vamos só recapitular, quando lançaram o VHS disseram que o cinema iria acabar, quando fizeram as locadoras disseram que o cinema iria acabar porque ninguém iria mais sair de casa, todo mundo iria ficar vendo no conforto da sua casa, depois quando veio as TV por assinatura disseram novamente que seria o fim do cinema, por fim agora é a vez da Netflix ser a nova cinema-killer.

O pessoal ainda não entendeu que ninguém vai ao cinema para assistir filme, vamos para socializar, vamos ao cinema pela experiencia, para encontrar amigos, para espairecer a cabeça. E os cinemas entenderam isso, e de alguma forma durante todas essas tentativas de destruir os cinemas eles conseguiram se reinventar, mudaram o seu foco e passaram a entregar uma experiencia ao usuário e não apenas um local com uma tela passando um filme. Se leu o meu caso do Wal-Mart acima vai entender que são parecidos os dois.

Hoje eles continuam fortalecendo ainda mais esse novo modelo, tanto que cada vez mais veremos outros serviços sendo agregados aos cinemas, esses dias fui numa sala que até champanhe serviam durante a seção, é a gourmetização das salas de cinemas, isso tudo para enriquecer ainda mais a experiencia dos usuários. Resultado disso ? Só olhar o gráfico acima e ver a taxa de crescimento dos cinemas e como eles conseguiram superar até mesmo as crises.

Ômega Healthcare Investor Inc – OHI

Ômega é a maior posição na minha carteira, esse REIT é um dos que mais falo por aqui, tenho aproximadamente já investido mais de 31 mil reais nesse fundo, detalhe que quando comecei a compra-lo o mercado só batia na cotação do menino.

Estudei bastante seu case de negócio e vi que no pior cenário dentro do mercado de saúde americano o OHI conseguiria ainda sim se sair bem. Acreditei nos meus estudos e enquanto o mercado derretia sua cotação ia colocando mais e mais soldados do OHI para trabalhar a meu favor. Cheguei a ter -50% de variação no OHI, hoje viramos pela primeira vez para a ponta positiva, com um retorno de +2,32% e isso é só o começo.

Revista Viver de Dividendos

Investe na bolsa americana e não sabe como identificar empresas fantásticas para colocar na sua carteira? A Revista Viver de Dividendos é feita para lhe ajudar nos estudos de empresas da bolsa americana, toda edição estudamos um REIT e de uma empresa.

Pegamos o case de negócio de cada um dos ativos e mostrarmos a você na prática o que deve olhar e como procurar informações importante sobre as empresas e REIT.

Conheça a Revista Viver de Dividendos, nessa mês falamos da empresa com o melhor desempenho em 10 anos da industria química.

Compras abril de 2017
Empresa Código Qtde
Wal-Mart Stores Inc  WMT 11
Paychex Inc PAYX 18
EPR Properties EPR 26
Ômega Healthcare Investors Inc OHI 32

Já atualizei a minha carteira com essa nova aquisição.

Enquanto isso…

Na bolsa tem dias que eu sou o Barcelona e tem dias que sou o Sevilha

Previous articleMeu negócio #17: Criando o Master Mind na empresa
Next articlePerspectivas para 2018 e 2019 na economia – Sachsida

45 COMMENTS

  1. Fala VD

    Os REITs são como os nossos FIIs aqui no Brasil, né?
    E tu comprou êsses REITs por onde, e dá pra comprar de outros países como a Alemanha, França e outros também?

  2. Viver td bm?

    O que acha do Fii BCff11? Ele paga um dividendo de 40 centavos por cota.
    Sabe me dizer se eh pago todo mes esses 40 centavos ou se ele paga 1x por ano igual os REIT?

    Visto que no Brasil o dividendo de fii eh livro de imposto talvez vale a pena investir nele neh?

  3. Grande VD,

    É isso aí meu amigo, investindo pesado no exterior, deixando o seu patrimônio longe das garras da máfia estatal, e a cada dia mais perto da independência financeira.

    Só posso desejar parabéns para você, saiba que tu é um exemplo para mim, e a minha próxima viagem será para a Europa, rsrs. Bora tomar uma Coca-Cola (que eu sou acionista) juntos?!

    ;)

    Abraços!!!

    • Opa IL

      Tu tá dando a volta ao mundo hein usa agora Europa kkkk

      Vamos sim vê se dá uma passada lá agente marca uma coisa

      • VD,

        Infelizmente ainda não, kkkk.

        A viagem para Portugal está planejada para 2018, rs. Mas como a Alemanha é ali do lado, podemos combinar alguma coisa certo?

        Abraços!

        • Agente pode até marcar em Portugal se vc quiser, Portugal é top tu vai gostar pacas

  4. VD,

    Por influência sua e do investidor internacional, me interessei por investir no exterior e agora estou pesquisando sobre alguns REITs para começar a formar minha carteira lá fora.

    Nesse primeiro momento achei alguns REITs que pagam taxas bem altas, como o NYSE:SRC. Achei q ele fosse um reit de papel, por pagar uma taxa tão alta, mas não é o q parece.

    Vc que tem mais experiência poderia dar uma olhada e ver se consegue achar a razão de tamanha discrepância. Ainda mais levando-se em conta que a taxa de juros nos eua não é nenhuma brastemp, correto?! rsrs

    Grande Abraço,

    Mairlo Luz

    • olá Mairlo

      Não aconselho a ficar olhando REIT por DY porque vc vai falhar miseravelmente, dá uma lida aqui, depois dê uma olhada nas nossas revista, toda edição trazemos um REIT para estudo.

      O SRC teve uma treta com um inquilino de farmácias ano passado que faliu e jogou a cotação pra baixo, esse ano foi a vez do seu maior inquilino falir também, uma mare de azar pra eles, por isso na revista ensino o pessoal a escolher o REIT de forma que minimize esses impactos

      E novamente não escolha REIT pela DY que vai quebrar a cara, o pessoal do SRC ficava vidrado nisso agora vão amargar o prejuízo, tem que saber analisar qualitativamente senão faz besteiras.

      • Fala VD,

        Muito obrigado pela dica. Tava achando muito estranho mesmo. Onde vc viu essa informação?

        Sobre escolher os REITs, primeiro estou fazendo uma análise pelos de maior volume e não de DY. Esse REIT foi o q teve maior volume no pregão do dia 5/5. Mas, pelo que vi, parece q os de maior volume acabam sendo os de maiores DY.

        Sobre a revista, me interessei! Qual edição vc considera sua obra prima? Quero começar por essa! rsrs

        Abraço

        • é só ler os balanços companheiro :)

          por isso agente tá fazendo a revista, justamente pra ajudar o pessoal a montar a carteira, cada edição agente vai trazer um REIT e uma ação de empresa, vamos detalhar todo o case de negocio do REIT, pegar as surpressinhas se tiverem, olhar os pontos positivos e negativos

          sobre a revista, modéstia a parte, pode comprar qualquer edição que você queira elas são independentes, mas te garanto que se comprar 1 exemplar vai comprar os demais também, depois vc me diz o que achou, se o material é top ou não é :)

  5. Amigo, no que diz respeito a OHI, me parece que este REIT está muito exposto a mudanças do governo americano no financiamento do MEDICAID. As mudanças aprovadas recentemente pelos republicanos derrubaram o preço da ação. Parece que pode ser uma oportunidade de compra, mas também pode ser a indicação de problemas pois a dívida da OHI é muito grande. Com esta mudança no ‘Obamacare’ você continua otimista com a ação?

    • Olá Rubens

      Não parece que o REIT está exporto, o setor inteiro de healthcare É exposto a mudanças do governo, ou o investidor se conforma com isso ou não entra no setor, vocês (talvez vc não me acompanhe a mais tempo) sabem que sou bem alérgico a governos, mas especificamente o setor de saúde vc tem uma certa proteção contra cagadas épicas como as que fizeram nas cadeias de lá, isso porque é algo bem mais complexo de se mexer, qualquer governo que entrar mesmo que seja severamente contra o modelo atual, vai ter que pisar em ovos para mexer em algo

      Muita gente faz a leitura superficial da situação, aí dá justamente nisso que vc comentou aqui: “As mudanças aprovadas recentemente pelos republicanos derrubaram o preço da ação”

      O pessoal não sabe porque comprou aí acaba vendendo sem saber porque deveria estar vendendo.

      Só não pode achar que é uma boa oportunidade de comprar porque caiu, aí tu vai entrar numa furada sem tamanho, tem que saber exatamente o porque vc considera uma oportunidade de aumentar posição analisando o cenário econômico, perspectivas e balanço e não apenas porque o preço caiu

      O novo modelo do Trump vai deixar tudo muito mais complexo, e a disputa por sobrevivência entre os operadores vai ser bem maior, as empresas que estão atualmente terão que se reinventar, se diversificar para sobreviver nesse novo cenário.

      Quando vc compra um REIT de healthcare vc não ta comprando a operação, vc ta comprando o imóvel que depois vai ser alugado para um operador, isso que é o OHI, então vc precisa analisar como está a saúde desses operadores porque se eles forem mau não vão ter grana pra pagar seu aluguel, isso é ruim.

      Eu não vi no seu comentário nada a respeito dos operadores, esses sim são o ponto chave aqui nessa conta, vc não pode comprar porque caiu, ou porque só mudaram a cobrança, vc precisa entender quais os riscos para o OHI pra só depois decidir se deve comprar ou não.

      Outro ponto que vc tocou é a divida, não sei o que vc considera muito grande, mas sugiro dar uma lida no post de analise de divida do blog, é para empresas, REIT é bem diferente, mas só pra ilustrar que ter uma divida de X não é problema se vc tem condições de pagar 10x por mês tranquilamente.

      O endividamento do OHI é muito tranquilo, um dos motivos inclusive que me fez entrar nele foi justamente isso que ele possui um equilíbrio e baixo nível de alavancarem, não faz sentido algum dizer que ele tem uma divida muito grande, porque não tem.

      Pra finalizar, otimista não. Talvez diria esperançoso, em se tratando de REIT, teremos um mata-mata nesse setor, os menores vão ser engolidos pelos maiores, o OHI está na tampa de cima e com bom balanço que pode lhe proporcionar boas oportunidade no mercado. Um exemplo é um puta asilão que tão fazendo no coração de Manhattan, vai sair em 2019 e custa uns 191k fora os 1,2 bi que temos em caixa para possíveis novas aquisições.

      Dá uma olhada no que o CEO disse:

      “As vulnerabilidade de SNFs está separando os operadores mais fortes daqueles que não são capazes de se adaptar às novas demanda do negócio.”

      Caso vc não saiba não é a primeira grande crise no setor, talvez faca um artigo sobre o setor, mas como agora a pueira ta baixando e a tempestade está indo pra cima do varejo to pensando mais em falar dele.

  6. VDD,

    Tens como tu me fazer um orçamento para me dar uma consultoria para eu readequar meu portifólio? Eu queria uma análise de alguns REITs, pois quero investir, mas não tenho o conhecimento necessário para tal.

    Abraço!

    • Olá Lucas

      infelizmente devido a falta de tempo não há possibilidade de me comprometer com isso, o que tenho feito pra “atender” essa necessidade do pessoal tem sido a revista que é uma forma de estudo sobre o mercado de ações lá você vai aprender a montar uma carteira, dessa forma vc mesmo vai entender como fazer tudo, a revista é um material de estudo focado no mercado americano de ações, dá uma olhada, compra umas edições pra vc sentir a qualidade da revista, pode ter certeza que não vai se arrepender. veja aqui

  7. Olá, tudo bem?
    Achei muito interessante este post.
    Sempre me interessei em investir em ações, mas não saberia como começar.
    Você têm algum curso, ou livro, ou mesmo um passo a passo de como se iniciar nesta atividade?
    Acharia interessante vocês montarem talvez um curso e dar assistência todo o mês para pessoas como eu, que quer muito se ingressar nesta atividade.
    Se vocês já tiverem, me desculpe a desinformação da minha parte, e, se possível, e se vocês já tiverem, gostaria que vocês me passam mais informações.
    Muito Grata.

    • olá Adri

      vontade agente até tem, o problema é que eu cuido de muita coisa já, não dá pra agregar mais

      o que temos atualmente é o canal no youtube que vc pode seguir e já temos vários vídeos la e a nossa revista que vai lhe ensinar como analisar empresas e fundos na bolsa, confira aqui.

  8. Olá VDiv! O formulário W8BEN ainda precisa ser preenchido e enviado para a corretora DW? Vou estrear neste mês os meus aportes e estou esclarecendo as informações para não fazer besteira com a RFB (ou o IRS).

    Sei que você tem uma revista especializada para isso e pretendo assiná-la para investir corretamente na NYSE, mas se tivesse que indicar neste momento de Maio de 2017 o primeiro papel* para eu comprar, qual seria? Por onde estrear?

    Obrigado pelos posts! Abraço

    (aliás, falar que vai comprar um papel é algo muito arcaico, mas é força do hábito rsrs)

    • olá Vinicius

      falei sobre isso nesse artigo, da uma lida e nos comentários tb

      é meu contato da DW, com ele que tiro as duvidas

      eu não dou recomendação de ação alguma, alias nunca compre nada que mandarem vc comprar, aprenda sobre o mercado, entenda o case de negocio, estude sobre as empresas, a revista é pra te ensinar não ficar te dizendo pra que lado vc deve ir, lá vc vai aprender a analisar empresas

      esquece essa história de me indicar papel pra comprar, quem vai acabar perdendo nessa história é sempre vc

      olha só, sempre falo isso aqui, adianta falar pra vc comprar X ou Y o mais importante não é a hora de saber entrar na empresa, mas se deve sair e quando ainda deve permanecer, isso vc só aprende por conta propria, porque se vc não sabe porque entrou na empresa como vai saber porque deve sair ?

      imagina se estou pintando uma parede vc ta subindo comigo a escada, eu saiu e tiro a escada o que vai acontecer contigo e o pincel ? pensa ai

  9. Boa tarde VD,

    Realmente os Reits de Varejo estão levando uma surra, tenho 3 Reits deste setor em Carteira SKT , SPG e KRG .

    Olhando os resultados do primeiro trimestre de 2017 , o SKT e o SPG conseguiram aumentar o FFO por ação , já o KRG conseguiu se manter.

    Ver essa queda vertiginosa nas cotações tem que ter muito sangue frio , continuo seguindo a plano de realizar aportes mensais sempre tomando o cuidado na diversificação da carteira , gostaria de saber como você se comporta nessas situações e qual a sua opinião nesses ativos.

    Grande abraço.

    • olá William

      como me comporto eu expliquei no artigo, procuro focar na analise do mercado a nível macro e nos resultados do REIT

  10. Grande VD,

    como sempre um excelente post.

    Meu objetivo de investimento é justamente igual ao seu visando o longo prazo com os dividendos caindo na conta.

    Tendo em vista sua experiência gostaria de saber sua opinião em relação aos seguintes itens:
    1. Vale a pena montar uma carteira de ações/REITS nos EUA tendo em vista que os aportes serão por volta de 1k a 3k reais?

    2. As taxa cobradas (taxa de envio para corretora norte americana, corretagem, etc) e a desvalorização do real frente ao dólar não tiram muito o potencial de compra em comparação com as mesmas compras realizadas aqui no Brasil?

    3. Os dividendos, quando feita a conversão para o real, são melhores que os daqui?

    Sei que as empresas de lá tem um nível incomparável com as daqui, por isso quero muito começar a investir na bolsa norte americana, porém acredito que seja necessário primeiro fazer essas considerações antes de qualquer coisa.

    Ouvi um podcast seu recomendando justamente isso, a troca gradativa da carteira no Brasil para uma nos EUA. Faço essas perguntas mais na intenção de verificar se estou considerando grande parte das variáveis.
    Grande abraço.

    • Olá Gabriel

      Vamos lá
      1 – acho da sim, o ideal é mandar aportes acima de 2k pra pegar um custo melhor, mas se não conseguir num mes vc faz como eu fazia antes juntava alguns meses e mandava.

      2 se vc faz aportes periódicos vai acabar ficando no dólar médio então essas variações não vão lhe impactar a longo prazo

      3 depende muito do que vc considera melhores do que daqui, depende muito do tipo de empresa lá e do tipo de empresa aqui, depende muito dos riscos que vc quer assumir em cada um dos lados, essa questão não dá pra lhe responder é como comparar laranja e banana são mercados muito diferentes e é errado fazer esse tipo de comparação porque nunca vai bater

    • valeu MP

      o meu já fiz o post e já está no schedule do worpress pra sair essa semana

  11. Gosto muito de ler o seu blog e acho que na introdução do seu post você tocou em um ponto fundamental ligado a poupança, investimentos e independência financeira, sobre o qual eu penso muito. Consumo presente vs consumo futuro ou tempo presente vs tempo futuro, como vc colocou de forma mais adequada.

    Por mais que eu goste de pensar que de fato eu esteja comprando tempo no futuro, esse tempo é completamente diferente do tempo que eu tenho disponível hoje. É uma comparação injusta, se não impossível de se fazer. Esse equilíbrio, pelo menos pra mim, não é uma decisão fácil. Por mais que eu queria atingir logo minha independência financeira, eu sempre lembro que estou abrindo mão de tempo em um período em que estou com 30 anos e posso aproveitar coisa que não poderei quando tiver 50+, não por questões de idade, mas simplesmente porque elas já terão passado.

    Isso levanta uma outra questão extremamente relevante, o quanto de fato precisamos pra ser financeiramente independentes.

    Deixando as divagações de lado… Como sempre, muito bom post!

    • Olá Guiweb

      Concordo contigo, em tudo o que você falou. Talvez não tenha ficado claro neste artigo, ou talvez vc não tenha captado através de meus outros posts eu sempre fui adepto do equilíbrio em tudo.

      De um lado existe esse ponto que vc falou de aproveitar os momentos hoje e não ficar obcecado com o amanhã.

      Por outro lado você também pode observar a sua volta vários com +50 que não podem aproveitar a vida da melhor forma pois não pouparam.

      Enfim independente do momento uma hora ou outra precisará de pagar o preço, muitos deixam pra pagar amanhã, alguns pagam hoje e poucos conseguem pagar um pouco hoje e amanhã

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here