Efeito Zeigarnik

0
396

A russa Bluma Zeigarnik enquanto jantava observou como os garçons conseguiam lembrar ao mesmo tempo, de diversas ordens complexas acerca dos pedidos dos clientes.

O problema era que essa memória deles durava só até o momento do pagamento das contas. Assim que a mesa era fechada eles esqueciam completamente quais eram os pedidos.

Essa observação dela, deu origem ao estudo que seria conhecido como Efeito Zeigarnik.

Comprova que temos uma tendência a lembrar melhor das tarefas incompletas ou interrompidas do que das concluídas.

Consequências do Efeito Zeigarnik

Pode até ser sedutor o conceito de que é importante lembrarmos das coisas que precisamos de fazer. O problema que cada tarefa incompleta ou pendente em nosso cérebro ocupa espaço da nossa atenção, dividindo o foco e dificultando a concentração no que estamos trabalhando atualmente.

Lembre-se que nos últimos posts sobre produtividade aqui no blog comentei sobre a mudança de contexto, foram três posts da série sobre isso.

Recomendo vocês abrirem numa aba a parte e fazer a leitura depois, não vá mudar de contexto agora né 🤷‍♂️

Esse estudo publicado na National Library of Medicine, mostra que as pessoas que foram interrompidas durante uma tarefa, tiveram um desempenho pior em uma tarefa subsequente do que aquelas que foram autorizadas a completar a primeira tarefas antes de iniciar a segunda.

Isso para não falar que uma tarefa incompleta, faz com que o Efeito Zeigarnik leve tarefa para nossa esfera pessoal. Isso começa a misturar os momentos de trabalho com o familiar, férias, finais de semana e principalmente nosso sono.

Como evitar o Efeito Zeigarnik

Uma das maneiras que podemos contornar o Efeito Zeigarnik é simplesmente fazer um plano para terminar suas tarefas incompletas. Esse estudo mostra que houve reduções nos lembretes automáticos do nosso cérebro quando anotamos essas tarefas e organizamos elas fora da nossa mente.

Use um aplicativo para controlar suas tarefas

No meu caso, utilizo o Things dos alemães da Culture Code. Ajuda-me bastante na minha organização diária.

Organizo o meu Things por áreas de atuação e projetos.

Vou jogando tudo lá dentro e ele vai me avisando quando devo fazer determinadas tarefas.

Faça um Week Review

Além disso, faço um Week Review para programar minha semana, qualquer hora, gravarei um desses com vocês para terem uma ideia de como funciona comigo.

Faça uma Daily Review rápido para o dia seguinte

Outra coisa que é interessante, fazer uma pequena revisão no final do dia antes de encerrar o expediente. Veja o que não consegui terminar, reagendando para um dia futuro, pode ser o dia seguinte se tiver espaço ou às vezes mais para frente.

Depois disso já programo o dia seguinte para quando retornar para casa ficar tranquilo já sabendo que meu dia seguinte poderá começar com tudo logo pela manhã.

Tente trabalhar com Time Blocking

Falarei aqui ainda sobre o Time Blocking, mas é uma maneira de você travar determinados espaços na sua agenda para determinadas tarefas importantes.

Procure deixas suas horas mais produtivas para as tarefas mais cruciais. Também tenho um material para você identificar qual a sua hora mais produtiva do dia. Coisa que abordaremos aqui mais para frente.

Enfim tem muito material sobre produtividade para apresentarmos, com o tempo iremos indo incrementando sobre esse assunto. Então fique colado aqui conosco e continue nos acompanhado pelas redes sociais como Twitter e Instagram.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here