Divórcio e mudança para o Brasil – Gastos e receitas: Mai 21

15
1664

Se o mês passado tivemos um recorde de receita, nesse mês tivemos um recorde de despesas 😭 boa parte disso foi por conta da minha mudança para o Brasil e também gastos com a construção da nova sede, que começaram agora a todo vapor.

Todo o mês nos postamos uma atualização dos nossos gastos e receitas, fazemos isso porque acho importante ter um controle do seu Orçamento e também para servir como um registro de bordo.

Em dezembro de 2020 nó conseguimos ultrapassar o patrimônio de um milhão e meio e esperamos continuar acima dessa régua durante esse 2021.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Tivemos mês passado o recorde de receita em toda a nossa história, passamos os 75k de receita num único mês.

Já nesse mês tivemos uma queda de receita de -20% batendo quase 60k, maio do ano passado tínhamos feito 66k ainda tivemos uma queda sobre o ano anterior de 6k ou -9%.

Taxa de poupança do mês: -16%

É muito raro vermos taxa de poupança negativa no aqui no blog. Teve algumas vezes que aconteceu isso.

Geralmente são eventos não recorrentes que afetam minha taxa jogando-a para negativo. Dessa vez não foi diferente, ela ficou assim por conta dos gastos com a mudança para o Brasil e também despesas na obra, detalharemos isso melhor na categoria abaixo.

Nossa taxa foi negativa esse mês, mas temos o nosso recorde em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.880k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.784k, tivemos uma queda de -96 mil Reais num único mês.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: +3k
  • 2ª semana: +15k
  • 3ª semana: -26k
  • 4ª semana: -12k
  • 5ª semana: +27k
  • 6ª semana: +34k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Nova fase

Agora começa uma nova fase na minha vida. Estive casado por 10 anos, separamos em 2018, mas continuamos convivendo juntos por conta da nossa filha.

Ano passado iriamos cada um seguir seu caminho, mas acabamos protelando isso por conta da pandemia. Nesse ano, decidimos iniciar essa nova fase.

Aproveitei que as coisas nas empresas estavam bem conturbadas, com muita demanda e precisávamos de uma atenção mais de perto, para não falar na construção da sede nova, além de outros fatores que me motivaram a retomar ao Brasil, pelo menos temporariamente.

Estávamos com plano de abrir um branch em Miami, coisa futura, bem futura, então talvez fique um tempo aqui e se essa ideia realmente vingar, talvez resolva ir para lá.

A Tatiane continuará na Alemanha com a Laura, minha ideia é continuar indo lá ver minha filha com frequência. Antes ficava cerca de 4 meses lá e 2 no Brasil, agora inverterei a situação.

Continuarei enviando e mantendo ela por lá, até ela conseguir se formar, coisa que não deve demorar muito, visto que ela só tem 4 matérias pendentes.

Depois da faculdade ela buscará um emprego e a partir daí ela vai conseguindo uma maior autonomia e eu vou repassando proporcionalmente menos dinheiro para ela.

Apesar de termos separado continuamos tendo um bom convívio, sempre falamos para resolver as questões da Laura e nosso clima é de uma amizade saudável.

Despesas – Resumo

Penso que o primeiro destaque é o gasto total com casa que partirá agora de 7,5k na Alemanha para quase 10k, pois meu apartamento no Brasil terá um custo fixo de 3k ao mês.

Estou morando num condomínio da Rossi, para alegria de quem é acionista da Rossi Residencial – RSID3. Optei por ele, pois fica a uma quadra da nova sede, e uns 5 minutos da atual. Localização é tudo!

Os gastos com alimentação também devem aumentar um pouco, visto que aqui no Brasil comerei fora de dia e à noite. Chegamos a 7,4k esse mês porque acabei tendo que comprar algumas coisas de limpeza para dentro de casa e também abastecer a despensa e geladeira com uma compra inicial.

Meus gastos pessoais foram de 4,5k isso foi basicamente 2,5k com roupas na Tommy Hilfiger, outros 0,5k com o teclado Keychron que comprei, veja aqui um post de Instagram dele. Fora isso, tive 0,3k com novos óculos de sol da Tommy e o restante foram gastos com restaurantes nos finais de semana que daí categorizo como gastos pessoais.

Agora que eu e a Tati estamos com as despesas mais separadas, ainda não defini se manterei tudo junto ou se categorizarei os gastos dela, num grupo separado.

A Laura teve um aumento nos gastos para 1,1k basicamente com presentes e compras das coisas do aniversário dela.

Não recorrentes

Gastos não recorrentes foram os grandes vilões. Boa parte das despesas aqui foram causadas pela obra na sede nova no qual comecei a pagar o pessoal da fundação, foram 19k nessa parte para cada um na entrada desse trabalho.

Depois tivemos outros 19k de gastos com móveis para o apartamento, basicamente ele tinha já alguns móveis como: armários de cozinha, fogão, forno, armários de quarto. Precisei de comprar: cama 4,6k, geladeira 2k, mesa sala 10k, e as coisas de cozinha 3k como talheres, pratos, potes, etc.

Tive praticamente quase 1k de gastos com a tia da limpeza do apartamento e também a tia que lava e passa minhas roupas.

Conclusão

Nossa receita anual chegou em 342k, sendo os dividendos até a data atual responsável por 13k dessa renda.

Minhas despesas até o momento estão em 187k. Isso nos coloca com uma taxa de poupança anual de 45%. Lembrando que aqui nesse gráfico não entra os gastos com a Empresa.

Previous articleCompras SKT – MAI 21
Next articleFerrovia NSC com 83% de valorização nas ações – Dividendos Mai 21

15 COMMENTS

  1. Caraca, eu estava pensando que já estava planejando outra filha.

    Relacionamento é complicado, vejo que a mulher requer muito mais atenção do que o homem. No meu caso minha vida mudou completamente de quando era solteiro e fazia o que queria para agora namorando.

    Se o homem focar muito no trabalho a mulher não aguenta. Mulher quer atenção, quer sair, quer passear. Nós homens não ligamos muito para essas coisas.

    Não sei se foi esse seu caso, mas eu vejo por mim.

    • ola A

      até que meu relacionamento era de boa nesse sentido, eu e a Tati ficávamos cada um no seu canto, nao tinha muita necessidade de atenção, mas eu entendo bem oq vc diz, tem um amigo meu que a esposa dele é desse perfil q vc comentou

      nesse ponto eu acho que nao rolaria muito comigo, mulher muito grudenta nao é minha praia.

  2. Que surpresa isso. Vc realmente fala pouco da sua vida pessoal, e aparentava estar tudo certo com a sua familia.

    Essa distancia da sua filha certamente tera um impacto grande.
    Eu cheguei a te mandar msg no whatsapp falando sobre a minha separação, mas acho que vc parou de usar. Sei bem que não é facil, mas faz parte da vida. Como voce mesmo disse nada é perfeito e parabens por ter coragem de se expor dessa forma.

    Voces ainda conseguiram imigrar dessa forma, não da nem para imaginar todos os desafios que voce passou.

    No meu caso, imigrar foi o que terminou de por a pá de cal no casamento. Acabou com ela na europa e eu voltando para o Brasil. So que não tivemos filho, o que simplificou o processo.
    Tive também que comprar tudo de novo no brasil e reorganizar a minha toda.

    Mais uma vez a importancia de investir, nunca temos como adivinhar os desafios que a vida vai por para a gente, e o investimento funciona como uma boia para não afundar quando a onda vier, pq ela sempre vem.

    • ola J

      Rapaz o whats era muito bom, trocava altas idéias com os leitores, mas era algo que estava sugando muito meu tempo, e acabava não conseguindo dar a atenção mínima devida. Aproveitei que tinha perdido o numero e sepultei essa porta de contato.

      A vida nos apresenta algumas coisas que jamais esperávamos acontecer, quando comecei a imigrar não pensava que a coisa iria terminar dessa maneira. A nossa foi até bem parecida contigo, ela ficou por lá e eu resolvi voltar.

      Torço para que a Tatiane continue por lá com minha filha, vou procurar dar o total apoio para ela, até porque acho que lá a Laura poderá ter uma condição melhor de vida no futuro. Mas também deixei aberto caso ela queira retornar para o Brasil, também irei ajuda-la da mesma maneira.

      Enfim, nós tentamos colocar a coisa de uma forma bem amigável, apesar da relação já não estar vindo bem e já estávamos meio que separados a um bom tempo, com cada um vivendo no seu canto dentro da casa, é sempre um grande impacto quando bate-se o martelo decisivo da separação total.

      Sobre a questão dos investimentos que vc falou é verdade, ter uma reserva é fundamental nessas horas. A minha treta é que são várias ondas ao mesmo tempo, tenho essa da separação, a construção de uma nova casa, a obra na nova sede da empresa, isso tudo vai sugar meu patrimônio, vai ser difícil. Mas vamos recomeçar novamente.

      Outro ponto que sempre falo com o pessoal aqui, parem de ficar programando o quanto pretendem ganhar, o quanto precisa de aportar por mês pra tirar XYZ, porque ninguém imagina como vai ser o futuro, por isso falo pro pessoal nem gastar energias com essas projeções de aposentadoria que eles gostam de fazer. Foca em aportar todo mês, mantendo o equilíbrio da sua renda com sua taxa de poupança e a regularidade dos aportes que foram a diferença no longo prazo.

      • Exatamente, é a receita de bolo para o longo prazo. Não tem milagre, é tentar se manter constante e com os pés no chão. As vezes so fazer isso e nada a mais é até mais dificil. Normalmente ser humano tem a ansiedade para controlar, o que dificulta. Mas nada como a experiencia.

        Creio que o foco do momento seja vc se reestruturar, se exigir muito de voce em varias areas da sua vida em crise ao mesmo tempo vai entrar em parafuso. E o fim de uma relação é bem complicado, ainda mais casamento.

        No meu caso eu dei um dinheiro para ela suficiente para se manter 1 ano, imaginei que fosse tempo suficiente para ela se organizar la. E tinha até dado brecha para ela voltar, mas para ela era mais importante estar morando la fora do que estar comigo se dedicando a relação.

        Eu creio que consiga ter uma empatia forte por vc nesse momento porque, já passei por crise forte na minha empresa, já imigrei, me separei e voltei, rs
        Sendo que eu não tenho filhos, então o seu caso ainda imagino que deva ser mais complicado. Passar os anos da sua filha tão distante, eu sofreria muito.

        Hoje eu ressignifiquei algumas coisas, e muito dificil que tente imigrar novamente. So em algum caso muito extremo.
        Mas hoje, priorizo estar perto dos meus pais, valorizar eles, minha avó, meus amigos. As relações que temos na vida são muito importantes e as pessoas não duram para sempre, então é bom aproveitar a companhia delas.
        Logo no inicio da minha imigração, perdi meu avô. Que por sorte eu estava no Brasil para estar presente no enterro e da apoio a minha mãe. Perdi tbm uma funcionaria da empresa que era meu braço direito.

        Minha ex, não ve o pai dela a mais de 2 anos (e quando moravamos aqui era convivencia semanal). Eu vejo um prejuízo nisso hoje, que não tem como recuperar. Eu tinha aquela coisa de brasil é uma bosta e la fora a vida é melhor, mas ela forçou a barra para tentarmos. E o resultado foi o fim de um casamento que eu amava ela de mais, acho que aponto de amar mais do que a mim mesmo. Por isso foi tão dificil toma essa decisão.

        Como eu consegui montar uma organização legal para trabalho remoto, eu posso tranquilamente manter minha base no brasil com uma qualidade de vida legal (até melhor que na europa, pq á é caro p fica convertendo), e viajar para qualquer lugar, passar 1/2 meses se quiser em alguns lugares e voltar. E cheguei nessa conclusão até nas idas e vindas de portugal, poderia estar indo para outros lugares.

  3. Olá VD, bom dia.

    Admiro a coragem em você conseguir expor que nem tudo são flores e que a nossa jornada também é recheada de desafios com altos e baixos.

    Concordo com o que o colega postou acima de que mta gente bem sucedida só quer passar uma vida perfeita nas redes sociais, enquanto você esta nos mostrando o lado mais real.

    Desejo mto sucesso nesta nova fase, vai dar tudo certo.

    Grande abraço

    • Ola W

      Cara eu não curto muito de interagir na rede social com essa galera do Beautiful People que gostam de bancar que a vida é só flore.

      Sim, é importante destacarmos as nossas vitórias, comemorar isso é fundamental. Mas também precisamos de refletir nos nossos erros, apontar onde erramos e porque erramos.

      Essa sempre foi a idéia aqui nesse blog que narra a minha trajetória rumo à Independência financeira, se vou conseguir chegar lá ? não sabemos, estou no caminho, mas com sucesso ou fracasso as coisas ficarão aqui registradas.

  4. Rapaz, que mudança… o divorcio vai atrapalhar seus planos financeiros ? Vc almeja ou almejava aposentadoria precoce ? Bom retorno ao Brasil !

    • ola V

      acredito que nao deve atrapalhar, bom pelo menos nesses últimos anos nao temos tido problema com isso.

      não sei nem se vou me aposentar kkkkkk eu quero e continuar trabalhando até morrer eu amo o que eu faço

      e se algum dia me cansar, vou procurar outra atividade

      pra mim trabalho é fundamental na vida.

  5. No insta parecia q tua família era perfeita.
    Meio estranho ver q tu vivia de fachada

    Força ae

    • ola JG

      nunca tive essa intenção de passar imagem de família perfeita, pelo contrario, sempre nos meus vídeos falo dos lados positivos e negativos da vida, alias no blog todo está repleto de vezes q as coisas deram erradas

      tem gente que acha que nao pode passar essa imagem real de que nem tudo eh perfeito, que nem sempre tudo vai dar certo

      esse tipo de gente eu nem gosto de gastar tempo com eles, prefiro já as pessoas normais

      aqueles que se caem, tropeçam, mas se levantam e continuam seguindo e não tem vergonha ou medo de dizer e mostrar isso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here