NYSE: Compras Dezembro 2016 – VTR

9
169

ventas vtrUltima compra do ano se comecei comprando um REIT, porque não terminar comprando um REIT. Fizemos mais um aporte no Ventas – VTR que considero um dos melhores no setor de saúde. Isso pela sua administração, portfólio de imóveis e inquilinos.

Nem estava com tanta ideia de aportar em REIT nesses próximos meses, mas o fato da queda nas taxas de juros, precificadas pelo mercado nesse momento, tem me motivado a comprar mais REITs. Afinal eu não consigo resistir a uma liquidação.

Geralmente as mulheres gostam de ir ao shopping comprar sapatos e bolsas, salvo raríssimas exceções como você que está acompanhando esse chato das finanças falando. Ir ao shopping e comprar é uma forma que as mulheres encontraram de buscar uma sensação de felicidade, tanto é que muitas acabam se viciando nisso.

Eu também gosto de ir ao shopping, só que ao invés de ir no shopping de cimento comprar bolsas e sapatos o meu shopping é a bolsa de valores, a hora do mês que mais gosto é essa, quando chega a hora de escolher e comprar a minha cota na empresa ou REIT.

Se você também é igual e gosta de ir no shopping, mas pra comprar empresas, bem a bolsa de Nova York é o maior shopping do mundo e você vai adorar as promoções que andam rolando por lá.

Ventas Inc – VTR

Muita coisa rolou desde a ultima vez que comprei um REIT de saúde. A principal delas é a eleição de Donald Trump como presidente dos USA, e sua política de remodelação do Obama Care que pode afetar bastante alguns REITs existentes hoje no mercado.

Era um movimento que já estava prevendo desde o inicio do ano, tanto que tomei cuidado de escolher os REITs que tivessem o menor impacto no curto prazo por conta de uma possível mudança no Obama Care que seria inevitável com ou sem o Trump.

Os analistas acreditam que os maiores impactados com essas novas mudanças seriam nos hospitais, esses por terem um custo um pouco mais alto deveriam ser mais impactados pelo corte de gastos. Quanto aos consultórios médicos esses estariam na outra ponta, dos que se beneficiariam por terem um custo bem mais baixo.

As estimativas era que 25 milhões de pessoas ganhariam acesso em 2017 e com o novo plano do Trump o The Commonwealth Fund estima-se que o numero de pessoas com seguro de saúde cairia para 19,7 milhões.

Diante desse cenário só vejo um REIT com uma situação mais critica que seria o MPW que possui 100% do negócio posicionado em hospitais, esse certamente é o que vem sofrendo mais com essas mudanças do Trump.

vtr portfolio

O Ventas pelo seu portfólio ser bem distribuído também possui parte da receita em hospitais, mas essa não passa de 15% o que acho que vai mitigar bastante os riscos. Mesmo assim não segurou a queda de mais de 20% nesses últimos 90 dias.

O Ventas vem fazendo investimentos pesados para diversificar seus ativos. Nesse ultimo 3T16 investiu mais de 1,5 bilhão de dólares, principalmente em Life Science que são Laboratórios geridos pela Wexford.

Nesse ultimo tri o VTR gerou um FFO de 1,03 bem superior aos 0,98 dos FFO gerado em 2015. O que levou a VTR a aumentar sua orientação de FFO para o ano passando de 4,05 para 4,10 até 4,13.

Sobre os dividendos estimase uma baixa de 3,04 para 2,95. Daí você pode estar assustado e se perguntando, mas Viver de Dividendos você não gosta de empresas que crescem dividendos como pode aportar mais numa empresa que está diminuindo. Bem na verdade você precisa de conhecer o case de negócio do VTR pra entender o motivo.

O VTR esse ano fez um spin-off gerando o CCP por isso seus dividendos vieram menores comparados ao ano anterior.

Compras dezembro de 2016 na bolsa de Nova York
Empresa Código Qtde
Ventas Inc  VRT  33

Já atualizei a minha carteira com essa nova aquisição.

MyStocks – Gerenciar ações e opções

screen696x696

Pessoal o Marcel um leitor do blog desenvolveu um app para iPhone voltado para o controle de operações na bolsa de valores. Acredito que vale a pena vocês darem uma olhada, principalmente aquela galera que mexe bastante com opções e trades. Link do app.

Destacamos um aplicativo para controle de ações e opções na bolsa de forma fácil e intuitiva, direcionado para pequenos investidores. Recomendado para manter um controle de suas operações na bolsa, sendo um ótimo substituto de planilhas e anotações. O aplicativo exibe o lucro de cada operação e um resumo de todas as operações. Possui um recurso diferencial muito intuitivo de projetar os lucros apenas deslizando o dedo na tela para alterar a cotação de venda, permitindo visualizar os ganhos de acordo com cada variação do ativo, sem ter que digitar cada cotação individualmente. Possui destaque visual em diferentes cores para cada operação de acordo com o lucro ou prejuízo, permitindo melhor legibilidade do histórico de operações. O aplicativo é pago, mas está disponível a um preço muito acessível, de apenas $0,99. O desenvolvedor do software é brasileiro, facilitando a comunicação e o envio de sugestões de melhorias.
Link da AppStore:
MyStocks – Controle suas ações e opções na bolsa

Ele deixou de cortesia exclusiva pro pessoal aqui do blog três PromoCodes. Então vou coloca-los abaixo e o mais rápido no gatilho pra inserir leva.

  • XTHRMR44XTK – ultimo caracter é um número, adivinhe
  • RJ69W6XENR4 – ultimo caracter é um letra que está entre M a T, adivinhe
  • 3FWP3NHMEK4 – ultimo caracter é um número, adivinhe

 

Enquanto isso…

Aquele momento que você descobre que não vai mais se aposentar!

maisa aposentar

Previous articleMeu negócio #13: Como medir a produtividade da sua equipe
Next articleCotações dólares para IR 2017/2018

9 COMMENTS

  1. Oi VDD!

    O que tu acha do REIT Senior Housing Properties Trust – SNH. Tive olhando esse REIT, mas tenho dúvida se vale a pena.

    • Olá Lucas

      ao analisar um REIT vc pode olhar em três pilares de diversificação

      – portfolio
      – inquilinos
      – geografica

      o SNH peca no do meio, muita dependência da FVE com 27% da receita, mas não quer dizer que seja de tudo ruim

      tem diminuido a dependencia do governo que é um bom sinal, e tem uma boa parte da receita de escritórios médicos que a meu ver será o setor de saúde que mais se beneficiará com os planos futuros do Trump nessa área

      não vou dizer que é um REIT 5 estrelas mas também não é dispensável, acho que combinados com outros na carteira pode ser uma boa aposta

    • e outra coisa já deve ter percebido que ele tem um alto yield

      se está entrando olhando isso vai levar ferro legal, o mercado está precificando esse yield porque entende os riscos se ficar como os ouro de tolo em busca de rendimento vai acabar não atentando pra isso e depois vai chorar legal

  2. Prezado VD, boa tarde.

    Como vc define qual é a próxima empresa que vai comprar?

    Você segue algum sistema de gerenciamento de risco no qual vc compra a empresa que está por último (ex: Metódo do Bastter)?

    Ou vc não segue nenhum critério específico e compra apenas a que te dá vontade?

    No caso de ser a segunda hipótese, como vc faz para não correr o risco de fazer uma compra e ficar excessivamente concentrado?

    Um abraço

      • Olá VD,

        obrigado pelo retorno.

        Fiquei só com 2 dúvidas:

        1) Usando esta metodologia, como vc faz para não correr o risco de ver uma grande tentação e acabar ficando muito concentrado em uma empresa?

        2) Se acontecer de vc ter que fazer um aporte grande devido a algum acontecimento inesperado, vc então dividiria em várias empresas com o seu método e/ou dividiria para aportar em vários meses ou faria de outra forma?

        Um abraço

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here