NYSE: Vendas Outubro 2016 – WFC

18
195

wells-fargo-2Esse é um dos posts pouco comum por aqui, quem me acompanha a mais tempo sabe que as vendas são bem raras por aqui, como sempre digo no começo desses posts: Patrimônio é igual sabão quanto mais você mexe mais ele diminui. Vamos falar nesse artigo sobre alguns pontos chaves que vejo como impedimento para manter Wells Fargo na minha carteira de ações.

Recentemente fiz um post que aconselho todos a lerem: Não seja sócio torcedor, onde mostro porque muitos investidores não vendem suas ações por medo de enfrentar o prejuízo.

Geralmente quando resolvo vender uma empresa sigo o mesmo processo de compra, quando vou comprar uma nova empresa pra carteira, começo a namorar ela e depois de um tempo se ainda tiver atraído por ela efetuo a compra. Na venda vai no mesmo ritmo, quando estou insatisfeito, vou acompanhando a empresa de perto e se ela não reverter e ainda continuar insatisfeito depois de um tempo simplesmente a retiro da carteira.

Definitivamente nao tive sorte alguma nas minhas escolhas bancarias, a primeira baixa na minha carteira americana foi o HSBC, relembre aqui. Estava indo bem quando explodiu o processo de na suíça contra o banco inglês. Desde então as receitas despencaram de 74 bilhões para 67 bilhões nesse ultimo ano e os lucros caíram ainda mais, passando de 3,45 para 2,40.

Não tem como saber que a bomba da suíça iria debandar pra esse lado negativo contra o HSBC, enfim o mesmo tornou a acontecer, só que agora com o WFC envolvido em outro escândalo.

Tudo que o você precisa saber sobre o escândalo do Wells Fargo

A treta foi tão grande que causou a demissão do CEO John Stumpf e pode dar até cadeia pra ele. O banco do acionista Warren Buffett irá começar o seu processo de reestruturação.

Em setembro ultimo, explodiu um escândalo de fraude. Em um processo da cidade de Los Angeles contra o WFC que multou o banco por 187,5 milhões de dólares devido a abertura de mais de 2 milhões de contas e cartões de créditos fraudulentos. Como assim Viver de Dividendos ????

Entre 2011 e 2015 aproximadamente 5% dos 5300 funcionarios do banco abriram mais de 2 milhões e contas e cartões de credito sem autorização dos clientes. O advogado dos funcionários alegam que não foi culpa deles. Que isso foi pressão da administração do banco, de acordo com eles havia a eminência de uma demissão caso as metas não fossem batidas. Pra quem trabalha em bancos brasileiros isso não é novidade.

Isso obviamente vai mascarar e muito os resultados do banco nesses últimos anos. Você pode pensar que o CEO não tem culpa disso, que a administração não sabia que os funcionários fizeram as fraudes. Aí que você se engana!

Em 2005 empregados já chamavam a atenção da administração, dizendo que a alta nas vendas e  produtos financeiros eram resultados da fraude. A coisa foi tão complicada que os funcionários que tentaram alertar sobre a fraude foram demitidos, e também foram colocados na lista negra do setor bancário.

Adicione isso ao fato de que o Stumpf testemunhou perante o Congresso americano que sabia da fraude desde 2013. Inclusive ele mesmo demitiu por e-mail um funcionário que tentou alerta-lo sobre o escândalo. Aí você começa a entender porque ele perdeu o emprego e ainda por cima teve que devolver os 41 milhões de bônus recebidos. Quem me dera que os CEOs meia bomba que temos aqui no Brasil tivessem que devolver a grana das bonificações pros minorOTÁRIOS, os Eikes iriam chorar!

O tamanho da fraude

47572571-1476655573079391_origin

O problema da fraude não nem tanto pelo impacto financeiro que deve afetar os resultados em míseros 2,6 milhões pra quem fatura 86 bilhões é carne de vaca. Mas o problema é a imagem do banco e um possível impacto nas vendas futuras.

Pra terem uma ideia tivemos uma diminuição de 30% na abertura de novas contas em setembro comparando com o mês anterior e referente a venda de financiamentos caiu 24%.

Apesar dos pesares

Apesar de todos os problemas da fraude o WFC ainda é disparado a melhor opção de bancão nos USA. Se comparamos os fundamentos do WFC com JPM, BAC, C e outros ele vai se sair muito melhor em todos os fundamentos.

O WFC vem mantendo um crescimento das receitas, porém seu grande problema nesses últimos anos tem sido um aumento expressivo das despesas operacionais. Esse aumento não tem projeções recentes para diminuir, primeiro o banco precisa de remodelar a sua cultura de vendas, já falei aqui no papo de dividendos que tem vários funcionários processando o WFC por conta dessa política.

Depois o banco deve fortalecer o processo de auditoria interna, principalmente pra evitar problemas futuros como esses que estamos presenciando. E pra finalizar o banco precisará de investir pesado em marketing para tentar recuperar a imagem corroída pelos escândalos, o que deve  aumentar a já pressionado despesa operacional.

Será o fim do Wells Fargo?

Precisa de responder isso… claro que não! O WFC tem aí mais de 150 anos de vida, não vai ser uma fraude boba dessa que vai complicar a vida do WFC.

47572571-14766515006165853_origin

Se ele não vai se complicar com isso, então porque você vai vende-lo?

A minha decisão não é exclusivamente por conta disto, claro que o momento contribuiu, mas também estou olhando o cenário futuro, alias quase sempre traço as perspectivas macro futuras para tomar essas decisões.

O que me preocupa é esse fato do juros negativos, essa bomba uma hora vai explodir e vai cair no colo dos bancões esse conta, já troquei ideias sobre isso com o blogueiro Rodolfo Oshiro. Claro nos USA ainda estão bem longe de um cenário como o Europeu ou Japonês que já estão navegando nesses juros negativos, mas com a globalização que temos hoje e principalmente se tratando de mercado financeiro, não duvido que todos serão afetados.

Quer ver o efeito colateral começando a acontecer… quem acompanha o Papo de Dividendo está sabendo dos vários resultados negativos que começaram a aparecer nos bancos ingleses. Não! Não é por causa do Brexit, mas sim por conta dos juros negativos. Vários bancos estão tendo prejuízo, tem noção do que é isso!

Diante deste possível cenário e aproveitando uma reestruturação da minha carteira, acabei optando por retirar o WFC do meu portfólio. Na próxima semana vamos falar sobre o ultima venda do mês!

Venda de Outubro de 2016 na bolsa de New York
Empresa Código Qtde
Wells Fargo & CO  WFC 20

Já atualizei a minha carteira com essa venda.

Colabore com o blog

Todo o conteúdo do blog é distribuído gratuitamente. Acredito que a informação deve ser democratizada, minha ideia ao criar o blog, foi acima de tudo, ser um instrumento para ajudar o pequeno investidor a conhecer e compartilhar informações sobre a bolsa de valores e o mundo dos negócios. Por isso sempre estou a produzir conteúdos relevantes ao tema, trazendo vídeos e artigos atualizados.

joker

Se você gosta do blog, se você já aprendeu algo por aqui, se você se identifica de alguma forma com o nosso trabalho realizado aqui e quiser demonstrar isso através de uma colaboração, utilize um dos botões na lateral do site para realizar uma doação única. Nós deixaremos nosso muito obrigado a você no nosso Papo de Dividendo.

 

Enquanto isso…

Num balanço comentado da Lockheed Martin disse que muita gente achava que o Obama é um cara gente legal, mas que o pessoal não conhecia metade da missa. Daí coloquei em xeque esse fantoche esdrúxulo do Obama e o leitor Marcos me questionou sobre isso, bem abaixo está a resposta que recomendo a todos assistirem.

Previous articleImigração: Transporte público em Dublin
Next articleMeu negócio #8: Situação do desenvolvimento antes da fusão

18 COMMENTS

  1. VDD, não lembrava desse post. Eu estava prestes a comprar WFC, tava namorando ela mas vou ver melhor se não vou ser traído kkkkk

    Por outro lado, pode ser aquela oportunidade futura de comprar com preço bem menos pois com certeza quebrar não vai e logo logo eles implementam uma política que vai levar o banco as alturas novamente. Ali não tem menino né.

    De qualquer maneira vou continuar acompanhando os desenrolares pra ver se vai valer a pena.

    Abraço.

    • Kkkk tem tanto post treta que vc tem que descobrir; a galera fica mais no que eu compro já particularmente acho esses posts onde mostro meu erros mais importantes de todos, aquela história o burro aprende com seus erros o esperto com os erros dos outros

      Sim se vc vai entrar com essa estratégia mais especulativa saiba que os riscos são um pouco maiores, eu já tentei fazer algo meio parecido em algumas ações, quase sempre faço merda kkkk

  2. Que bom que postou um vídeo!! Não consegui mais encontrar meu comentário, nem cheguei a ver se vc respondeu.
    É difícil se localizar em posts antigos do blog e não coloquei a opção de ser notificado.
    Vou assistir agora!

    • Olá Marcus

      dependendo do post é meio complicado porque a ordem e feita dos mais novos no topo, mas não esqueci de vc viu kkk

  3. Olá VD,

    Muito bom o blog, parabéns continue trazendo seus ensinamentos.

    Sobre a venda tenho que concordar com o ‘Mestre dos Dividendos’ disse, acho que as vezes você se precipita um pouco.

    O fundamentos do banco so melhoraram, por ser um banco global, ainda vejo bastante espaço pra ele.

    Creio que a venda tenha que vir so quando os fundamentos mudaram o que não foi o caso do WFC, neste momento, até porque não tem como prever bolhas, crises, etc… prever essas coisas só vi atrapalhar nos investimentos…

    Parabéns pelo site.

    Boa sorte nos investimentos…

    • Olá Anderson

      Em parte sim vocês tem razão a prudência pode ser uma boa, porém quando se envolve fraude e ainda mais numa instituição financeira isso acaba minando um pouco a confiança do pequeno investidor, porque agente fica vendido nessa história pois a corda acaba sempre arrebentando para o lado mais fraco e agente acaba pagando a conta. Quem não garante que não teve nada maquiado que pudesse comprometer o retorno do pequeno investidor? aí você começa a ter essas duvidas e crises de confiança com a administração.

      Nesses casos prefiro vender, do que perder minhas noites de sono. Como também já tinha a treta com o problemas dos juros optei por retira-lo da carteira.

      Mas vamos acompanhando pra ver como ele vai se saindo, sempre que saio de uma empresa continuando olhando os resultados de longe, até porque vai que resolvo voltar kkkk mas o tempo vai dizer se as despesas operacionais dele irão começar a impactar os lucros, vamos ver como vai ser o crescimento dos EPS nos próximos anos.

  4. Grande VD,

    Não concordo com essa venda não…

    Como você bem pontuou, o Wells Fargo é disparado o melhor banco dos EUA, e ainda conta com a segurança de ter o mito Buffett como investidor. Levando tudo isso em conta, acredito que você agiu de forma errada, embora respeite a sua decisão.

    Abraços!

    • Olá IL

      Então se o cara quiser muito entrar nesse setor de bancos e tiver que escolher o melhor, aí digo pra ir de WFC, porém foi uma serie de motivos que me fez sair dele, as vezes não precisamos de esperar um ativo ficar ruim para sair, já me livrei de muita bomba porque consegui fazer a leitura do cenário macro onde a empresa estava inserida, claro que vai achar também aqueles momentos que errei a mão, até porque não sou nenhum guru. Mas só pra complementar alguns pontos a mais aí pra vc.

      Esse fato da fraude pesou um pouco na decisão, pensa comigo, se eles fraudaram o mercado pra alavancar as vendas o que não garante que não fariam ou fizeram isso em prol da diretoria ferrando o minoritário. Infelizmente banco é uma instituição que acima de todas as demais precisa de transparecer confiança e isso o WFC não pode mais oferecer.

      Além disso, alias acima disso, temos uma deterioração no cenário financeiro para os próximos anos, principalmente para o setor de bancos, dá uma lida nos comentários abaixo ou acima não sei em que ordem está, que vai entender um pouco melhor, talvez seria até interessante ter entrado um pouco mais a fundo nesses pontos, mas fiquei com medo de deixar demasiadamente pesado o artigo.

      Sobre o WB lá como investidor, não se engane quanto a isso, se olharmos bem a história de seus empresas na qual era majoritário ele tinha o costume de tratar bem e olhar com carinho para os minoritários, o problema no WFC é que ele tem menos de 10% do banco, não tem o controle pra dizer o que deve ser feito, pode opinar mas não vai conseguir força suficiente pra colocar diretores no board de forma suficiente que lhe garanta uma autonomia e lhe permita investir ao estilo WB, então não compre WFC pensando em administração buffett porque não vai rolar.

      Tem várias outras empresas que ele está com algumas cadeiras no board, mas não tem poder de decisão, um outro exemplo clássico é a Coca ele não tem forca pra ditar as regras nessas empresas na qual ele tem papel minoritário.

  5. “Esse é um dos posts pouco comum por aqui, quem me acompanha a mais tempo sabe que as vendas são bem raras por aqui,”
    Tenho visto estra frase com mais frequência por aqui, rs

    • É porque eu parti o post de venda em 3 posts separados, gosto de refletir bem quando vendo um ativo e tentar entender se realmente deveria ou não ser vendido, aí fica complicado fazer tudo num post só, então fica parecendo que fico vendendo de mais.

      To programando um vídeo pra essa semana pra vocês entenderem como funciona a minha estratégia estou numa fase da montagem da carteira que vai exigir um giro pra acertar ela, mas depois que tiver tudo ok ai não fico mexendo tanto, quer um exemplo olha a ultima vez que falei de venda de FII… isso porque minha carteira de FII está definida e não mexo mais nela, claro que se acontece algo extremo aí é outros quinhentos

      Onde quero chegar é que até definir minha carteira de ações americanas vai acontecer esse giro mesmo, pois ainda estou testando os ativos, tanto que não tenho aumentado posição nela até ter isso tudo definido.

  6. Fala dividendos ^^
    Faz um bom tempo que não comento aqui, mas sempre estou a ler teus antigos e assistir seus vídeos.
    Gostaria de parabenizar a ti pela ótima série de empreendedorismo, ótima série mostrou bem a realidade por de trás dos pequenos e médios negócios no Brasil.

    Sobre questão do sistema financeira: Não é de hoje que bancos vem apresentando prejuízo ” Acontece que banco vive de juros” com taxa de juros zero ou negativas boa parte dos bancos precisa assumir risco em mercado emergentes ou operar especulando.

    Resumindo eleva muito chances de perda e isso se reflete nos balanços!

    Para piorar a situação toda esta crise na verdade se trata da mesma crise de 2008, reflexo atual nada mais foi que uma rolagem ou seja joga-se uma crise no presente para uma data no futuro, uma prática comum no sistema financeiro global desde o século passado com advento dos bancos centrais.

    Estas rodadas de Q3 apenas vem inflando bolhas pelo mundo inteiro e espalhando risco pelos mercados, isso vai dar merda sim.
    Só que diferente dos alarmista não da para saber ao certo aguando uma bolha vai estourar, mas pode ter certeza que ela vai estourar, cabe correção no preço dos ativos e na política econômica nesse meio tempo, é quase impossível trabalhar 20 anos com taxa de juros negativa ou zero , veja caso do Japão com seu modelo keynesianismo de quermesse, uma economia que a quase 20 anos esta perdendo competitividade, sendo que a economia real não cresce forçando banco central boj cogitar usar estratégia conhecida no mercado financeiro como helicopter money.

    Tudo isso reflete nas instituições financeiras globais: Se tu analise este tipo de risco fique fora de bancos enquanto política econômica estiver rolando em cima de um populismo monetário e corporativismo exacerbado.

    Por outro lado isso é um risco comum para quem opera setor bancário: Toda crise começa por meio do sistema bancário e se alastra por outras praças.

    Para um buy holder convicto tu vende bastante coisa nos dois últimos anos: Será que teu método de seleção não esta tão afiado ?
    Pois desde que conheço blog levando em conta que é adepto da filosofia buy holder passiva tu vendeu mais que muito trader de positions que conheço.

    Vou dizer uma coisa que tu percebeu algum tempo, fazer buy holder vai muito além do que analisar balanços, investidor precisa observar todo panorama macro e a política econômica adotada, neste aspecto é onde vejo maior falha nos adeptos do buy holder passivo.

    O cara não se atenta que cada empresa é favorecida ou desfavorecida de acordo com a política econômica adotada e acredita que só analisar balanços basta para estimar projeção de lucros futuros.

    Boa sorte em seu investimentos.

    • Olá MD

      Comenta pouco… mas quando comenta sempre agregando bastante rsrsrs

      Acho que pra pegar bancos hoje em dia só em países com boa margem de segurança na taxa de juros, porém acaba caindo num cenário bem mais especulativo, vide o caso do Brasil. Não quer dizer estejam livres desse efeito colateral dos juros, mas que apenas serão impactados em uma dimensão muito menor. Por isso tenho optado por diminuir a exposição no setor financeiro, talvez fique aí com seguradoras e administradoras de cartão que não possuem uma dependência tão forte dos juros.

      Sobre o giro, ainda nao tenho definido minha carteira de ações, quando se define a carteira aí sim entra no semi auto pilot, quem um exemplo, veja minha carteira de FII qual foi a ultima vez que fiz uma venda lá, isso porque ela estava definida e não precisava de ficar fazendo analises mais profundas, claro que existe o acompanhamento mas a cobranca naqueles ativos é bem menor.

      Na minha estrategia eu tento montar uma carteira que alie alta performance com segurança no longo prazo, até definir esses ativos que vejo como premium farei alguns ajustes, por exemplo nesse lote de venda ainda me desfiz de uma empresa que vou falar na semana que vem, foram 3 que estava observando e aproveitei a remodelada e vendi, ainda teve ter mais algumas que vão sair, porém pra entrar nova aqui na carteira deve passar por um crivo maior que as que tenho atualmente, só adiciono uma nova se essa for melhor do que as que já estão.

      Estou pra fazer um vídeo essa semana sobre como montar uma estratégia de carteira de ações, aí vocês vão entender melhor como funciona esse processo de montagem que eu uso e em que estagio eu estou.

    • Grande RO

      trocamos ideia sobre essa questão dos juros, mas acabou que o post se perdeu em meio a tantos, mas bom que fica de nota aqui que avisamos kkkk

  7. O Islamobama é um grande lixo, mas é endeusado pelo mainstream media e os seres humanos convencionais acham que o fantoche que não consegue falar as palavras “terrorismo islâmico radical” é um cara legal.

    • islamobama kkkk

      você já pode desconfiar dos propósitos do Obama quando ele vira pro Lula e diz, esse é o cara!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here