Papo de Dividendos: CIEL3

40
291

Bem se você é acionista ou pretende ser acionista da CIELO é mandatório dar uma olhada no vídeo abaixo. Essa semana rolou altas tretas com o balanço do 4 trimestre da Cielo aproveitamos a deixa pra colocar além dos problemas atuais alguns pontos importantes que devem ser levados na analise de case de negócio da empresa.

Ainda estava na pauta inicial falar sobre Canadian Pacific e Walt Disney, mas a Cielo acabou tomando todo o tempo. Se der, semana que vem agente fala sobre esses dois.

Deem uma olhada no vídeo e se tiver algo a acrescentar ou corrigir utilize os comentários abaixo:

 

Previous articleBVMF: Compras Fevereiro 2016 – HGLG11
Next articleComo resgatar dinheiro dos Estados Unidos pela DriveWealth

40 COMMENTS

  1. Olá!
    Temos algumas coisas em comum, nossa história, blog com mesmo estilo de investimento e estou ha um ano estudando o mercado americano aqui, aonde moro . No momento, estou filtrando dentre 40 ações para formular minha carteira internacional no proximo mês. Parabéns, seu blog é didático e importante pra quem esta começando, enquanto que o meu é só o que eu faço com meu dindin e pronto rs. Eis que estive um ano fora da bolsa do Brasil desde dez 2014 no dia que acompanhei a pedalada da Dilma ao vivo na TV Senado. retornei e agora com esse repique no lucro a primeira coisa que pensei foi em colocar a CIELO em quarentena pelas aquisições horríveis, exatamente pelo mesmo motivo que você comentou: o conflito de interesse com os bancos em detrimento dos minoritários. Esse balanço e as notas recentes dadas pela empresa….enfim… Algumas coisas passam na minha mente como o simples fato de embolsar lucro e trocar por uma ambev da vida ou ……
    _ Esperar um pouco para ver o desenrolo dessa governança caso o PT caia e tudo indica que sim, principalmente hoje com a prisão do narketeiro safado.
    Bem, Bradesco aumentou um pouco sua participação na Cielo em 1,41% através de sua controlada Tempo Serviços Ltda/Bradesco Cartões,agora tem 30,06% e BBAS mantem os 28,65%.
    Quem sabe com o tempo e sem o PT em cima do BBAS as coisas não tendem a melhorar um pouco? isso também passa na minha cabeça – quarentena é osso. ok !
    _Fundos e corretoras estão mandando rios de emails pro RI que eu fiquei sabendo…. No fundo todo mundo sabe que o bradesco não bateu meta, bateu foi o martelo deixando passar as doideras nas ultimas compras. Mas, o ponto é esse todo mundo sabe e a pressão tende a aumentar na governança. Ainda rola o problema de que Brasil é Brasil…..enfim…

    Quis só compartilhar o que ando refletindo. Abraço
    E… curto adr por aqui também, BABA, da vida e outras. Gosta de OTC não? >Nsrgy<

    • O cenário da cielo parece tranquilo a nível de geração de caixa, o único problema foi esse rolo da administração vamos ver como eles vão se comportar esse ano espero que seja um movimento de desespero por parte do Bradesco e não algo recorrente daqui pra frente.

      Sobre a mosquita será que agora ela parti? Sei não , tenho lá minhas duvidas, já temos milhares de motivos para não só tirá-la de lá mas como tb caçar licença do do PT e até agora não rolou

  2. Olá VdD, já que entraram no assunto (rs), confesso que desde que iniciei a ‘sociedade’ com a Cielo não me sinto confortável. Sabe aquela expressão: ‘dormir tranquilo’, então, acho difícil. Acho que é um mercado que pode ter muita concorrência, que a margem de lucro do serviço que fornece é restrito, que tem surgido formas diferentes de realizar pagamentos (bitcoin, e-cards). Enfim, não sei se vale a pena no longo prazo. Abs.

    • olá cfhaddad

      como uma empresa que também está ligada a tecnologia a cielo vai chegar uma hora que ela terá que se reinventar, ela tem feito alguns movimentos nesse sentido, mesmo que tímidos ainda… mas a minha maior preocupação não é nem concorrência porque isso vamos encontrar em qualquer setor, alias eu adoro a concorrência, quando não existe concorrência é porque existe monopólio e onde tem monopólio tem intervenção de governo

      entre escolher intervenção de governo e concorrência qual vc prefere ? bem a cielo tem seus problemas isso é fato mas ainda sim continua hoje uma boa empresa

  3. Olá VdD,

    Ouvi o webcast da Cielo. Do minuto 39 ao 44, Rômulo explica 5 razões pontuais para explicação do que esperar em 2016 e sobre os efeitos simultâneos que geraram dúvidas neste 4T15.

    – Houve uma maior perda do MDR fruto da maior competição e da maior capacidade de negociação dos grandes clientes.
    – Há uma mudança do mix de produtos com um aumento do uso débito em detrimento do parcelado em escala maior
    -Agrocard (créditos para setor agrário) teve mais vendas no 4T15
    – 2014 houve uma renegociação dos incentivos que começaram a vigorar em 2015. Rômulo deixa bem claro que isso nada tem a ver com pagamento de incentivos adicionais aos controladores. Os contratos podem ser ajustados dependendo da performance independente do banco.
    – Aumento de gastos com Intercâmbio devido à revisão de regras com as bandeiras.

    4T15 não pode ser usado como referência, segundo ele, para 2016. Neste ano, pode ter uma maior despesa com incentivos pagos em termos nominais dependendo da performance dos parceiros.

    Bem, pra mim ele foi claro e eu darei este voto de confiança na empresa. Os problemas foram dos controladores querendo atravessar a Cielo e comprar a Elavon e não da Cielo na minha opinião.

    A Cielo já se endividou demais e não poderia comprar a Elavon depois da alavancagem que fez com a Cateno. Os controladores foram sacanas, mas que bom que o CADE se antecipou e disse que não poderia acontecer esta compra por conta da concorrência.

    Mas é como você falou, o sinal amarelo está ligado. É facil de haver conflitos de interesse nesse caso.

    • Olá Erick

      Eu também concordo que eles merecem um voto de confiança, até porque não da pra sair pulando fora por conta de qualquer problema, se pensarmos assim não vamos ficar em nenhuma empresa, claro que cada problema tem um peso, mas esse especifico do conflito dos controladores é algo que dá pra relevar

      O que o pessoal confunde em dar voto de confiança com fazer vista grossa.

      Sobre o endividamento sim está bem alavancado porque ela pagou muito, mas muito caro pelo Cateno ou seja mais um rolo com os controladores. Se não fosse esse prêmio a mais pago certamente a CIELO conseguiria comprar a Elevon com tranquilidade.

  4. Sabia que esse vídeo ia dar o que falar!
    É muito difícil abrir o olho das pessoas quando os números são bons. VdD só quiz fazer uma análise crítica de uma empresa que está faltando com a transparência. Temos que ter um olhar à frente!
    Com relação ao tempo de bolsa, isso não quer dizer absolutamente nada. Tem gente que opera a muito mais tempo e até hoje não aprendeu que resultado no passado não garante o futuro!

    • isso aí david a ideia não foi em momento algum criticar o case de negócio da empresa ou os seus resultados que por sinal pra mim vieram ótimos, ainda fiz uma critica aqueles que marretaram o ultimo tri ter vindo inferior ao 3t enfim a ideia era mostrar um ponto negativo que tinha ocorrido com a empresa e fazer a galera refletir

      até acho que nao vale a pena tomar qualquer decisão por conta desses fatos que apresentei, mas é algo que o investidor de longo prazo deve tomar nota e passar a acompanhar como os controladores tem lidado com o core business da cielo se continuar nessa linha aí sim cada um teria que reavaliar

      enfim sobre o comentário do amigo foi infeliz ele já assinalou uma tentativa de retratação em outro comentário, que também exclui, as vezes o pessoal se deixa levar pelas emoções e acaba confundindo um pouco as coisas, afinal investimentos e emoções é uma combinação perfeita para…

  5. Bom dia VdD. Gostei do vídeo e obrigado por ele.
    Achei realmente estranha e inapropriada a aquisição da Cateno na época, mas faz parte do jogo.
    Também não me conformo com a noticia da Elavon, porque não colocar junto com a Cielo? Talvez esta não quis fazer mais alavancagem? Não quer formalizar um concorrente de seu próprio negócio? (a final todos conhecem a Cielo mas a Elavon é pouco lembrada).
    Sobre alguns comentários acima, a última vez que tinha visto as compras com cartões correspondiam a 6% de todas as transações no país, mostrando grande potencial de crescimento . O resto, por incrível que pareça, ainda é no dinheiro/cheque/boleto/carnê. Desse mercado, a Cielo domina 60% de todo volume financeiro. Com essa dominância, era esperado que ela comprasse os peixes menores que crescessem, mas não é o que temos visto.
    Único ponto de vista que discordo do seu é o crescimento da bandeira Elo. Não acho que seja ruim e nem bom para a Cielo, apenas acho que ela nunca vai ter uma expressividade no mercado semelhante à visa e MC, porquê estes estão há muito tempo no campo e acho o fosso competitivo difícil de ser ultrapassado (Mesmo com um grande banco por trás, a Visa tem cacife suficiente pra comprar uma bandeira desse porte aqui). Tudo bem que temos um governo ridículo que intervém demais no mercado mas acho que nisso eles não mexem.
    E em relação as comentários agressivos que ví, achei bem triste isso pois nunca tinha visto aqui antes. De qualquer forma, que quiser fazer apenas análise quantitativa que o faça, mas não precisa vir agressivamente falando mal para todos lermos.
    Grande abraço, boa semana.

    • Ola DF

      O lance da Elevon foi muito preocupante o lado bom é que o mercado se agitou negativamente o que acabou melando a negociação.
      Sobre os 6% pensava até que fosse +

      no caso a coisa está pior que as minha melhores expectativas como estamos atrasados em relação a meios de pagamento.

      Sobre os comentários… seja bem vindo a internet!

      apesar deles não aparecerem eles existem eu acabo fazendo um filtro aqui mas no caso desse artigo em especifico como era um tema bem controverso e polemico optei por baixar o filtro, mesmo assim ainda excluir uns 2 comentários que vieram bem mais áspero que esse

      na bolsa tem 2 tipos de sócios

      o sócio investidor – somos nós que fazemos uma avaliação racional da coisa
      o sócio torcedor – aquele que acha que entende compra/vende errado, não consegue reconhecer o erro e fica na torcida pra dar certo

      o segundo está cheio e eles costumam ser bem agressivos quando o time (ops quis dizer empresa) que eles são sócios é criticada

      faz parte isso nao me afeta no máximo gasta meu tempo de clicar no botão trash aqui do wordpress.

  6. Investidor Livre não é prever o futuro. Quando somos minoritários temos que ficar atentos a alguns fatos. Com certeza ficou faltando transparência por falta de administração da Cielo. Os contratos são feitos em função dos volumes que os bancos entregam podendo pagar mais ou menos dependendo do volume mas o problema é que só a gerência da Cielo sabe o volume, não lembro de ter visto no release tais informações. Ai realmente fica uma situação a se preocupar. Não lembro aonde li, que falava que a Cateno não foi um bom negócio para a Cielo, nada impede que possa ser algo que de um belo lucro no futuro mas de momento não. Sempre lembrando, não é a primeira vez e não seria a última que um Majoritário ferraria com os minoritários.

  7. VD,

    Assisti o seu vídeo inteiro, gosto muito do seu blog e do seu modo de investir, porém, com todo o respeito, dessa vez você viajou na maionese.

    Adianta tentar prever o futuro da Cielo? Infelizmente o homem ainda não tem essa capacidade, logo, tudo o que podemos fazer é ignorar cotações e notícias e focarmos apenas nos balanços das empresas que somos sócios.

    Porém, a respeito da sua visão sobre a CIEL3, discordo totalmente dela. A empresa é muito bem administrada, sólida, lucrativa e tem tudo para crescer ainda mais nos próximos anos.

    É uma das maiores posições da minha carteira e estou absolutamente tranquilo com ela, enquanto a mesma continuar assim, obviamente. Confesso que ficaria mais sossegado caso apenas o Bradesco fosse o majoritário, porém, mesmo com o BB no controle ela vem entregando resultados fantásticos.

    Finalizando, assino embaixo no post do amigo Vini Del Bem.

    Abraços!

    • Olá IL

      acho que vc nao entendeu a ideia do vídeo, as vezes pelo tempo ser curto não dar pra gente colocar todos os pontos e temos que resumir bem pra abordar o tema do momento

      vamos lá…

      primeiro eu nao acho que a empresa é ruim, longe disso se achasse isso não teria feito o vídeo teria feito um post de venda eu concordo com tudo que vc disse no sentido de que a empresa é bem administrada no seu core business que é resiliente etc etc tanto que ela ainda está na minha carteira

      segundo eu nao estou prevendo o futuro são os fatos, estão ali e negligenciar o que aconteceu não seria uma estratégia muito inteligente

      toda empresa vai ter seus pontos positivos e negativos, nenhuma empresa é perfeita a ponto de comprar e esquecer como eu disse estamos num buy and holder não buy e forget então é importante sim estarmos atento no que está ocorrendo

      me lembro do caso do CEO da kodak (se vc é muito novo nem deve conhecer essa empresa) quando disse que essa coisa de câmera digitais era modinha onde está a kodak hoje ?

      me lembro depois das empresas de câmera digitais dizendo que celular com câmera era bobeira que ninguém iria largar suas câmeras digitais, te pergunto quem tem câmera digital hoje em dia ?

      te pergunto mais a Kodak era uma empresa lucrativa até que um belo dia a chave virou, aquele investidor/torcedor que não abriu os olhos pras tendências do mercado deve estar muito bem hoje com suas ações da Kodak

      entende onde quero chegar… investir não é só olhar números tem que ficar atento aos movimentos da economia e do mercado também !!!

      • VD,

        Eu entendi o seu ponto de vista, porém, ainda assim não concordo com ele. Você está achando que o BB e o Bradesco vão prejudicar a Cielo, certo?

        Levando isso em conta, você não confia mais na administração da empresa, logo, o correto a ser feito é sair o mais rápido possível da mesma.

        Sem esquecer, é claro, que você está tirando essas conclusões baseado em NOTÍCIAS e não em fatos.

        Achei um absurdo também a sua comparação da Kodak com a Cielo, afinal, enquanto a primeira subestimou a concorrência e sucumbiu por causa disso, a segunda é uma empresa dinâmica, inovadora e que está pensando sempre lá na frente.

        Abraços.

        • exatamente sem querer vc entendeu o fio da meada… quando usei o exemplo da Kodak vc captou apesar de não ter percebido!

          veja bem vc elencou muito bem os pontos onde ela falhou veja que nenhum deles vc conseguiria ver de imediato nos números, veja que ela não subestimou a concorrência porque os lucros caíram, pelo contrario os lucros caíram porque ela subestimou a concorrência

          quando se analisa o efeito vc estará sempre um passo a atras

          quando se analisa a causa vc estará sempre um passo a frente

          se entender isso nos investimentos já estará a anos luz da maioria dos investidores

          oq quis mostrar com o exemplo da kodak não é que uma errou por X e a outra por Y mas que é preciso entender o mercado e o meio onde a empresa está inserida conforme vc fez nesse seu ultimo comentário, não apenas sair olhando numero e replicando aporte igual um robô

          sim os números podem refleti-los mais cedo ou mais tarde, mas as vezes pode ser um pouco tarde quando esse reflexo chegar, se vc consegue antecipar e entender esse movimento, novamente entender a causa não o efeito, vc ganha alguns dias de sono, mas isso não é algo fácil e poucos conseguem fazer por isso a maioria se apoia nos números que são muito mais fáceis de entender

          • VD,

            Tudo bem, mas ainda assim não concordo com você, rs. Não vejo nenhum problema na Cielo atualmente, exceto, é claro, o fato de o BB também mandar nela. Caso o Bradesco virasse o majoritário único da CIEL3 seria perfeito!

            Sobre as suas perspectivas para ela, sempre é bom estudar, porém, o que eu quero deixar bem claro é que se a empresa for bem administrada, como a Cielo é e as empresas boas são, ela vai conseguir passar por cima de qualquer obstáculo.

            E, caso as coisas deem errado, só a diversificação salva, afinal, até a “segura” poupança já foi confiscada pelo governo, não é mesmo?

            Abraços.

  8. Assisti ao webcast da Cielo do 4t15, tenho uma participação pequena por achar a empresa cara. Apresenta excelentes números. Como foi dito no webcast: o Rômulo coloca que foram 5 motivos para a queda em relação ao terceiro trimestre. Uma delas foi a maior competição no setor e o incentivo aos parceiros.

    “Quarto, vale lembrar também que tivemos no final de 2014 uma renegociação de incentivos
    que começaram a vigorar em 1 de janeiro de 2015, e isso nada tem a ver com pagamentos
    superiores no 4T deste ano a acionistas controladores.”

    O aluguel do POS também vem sofrendo também. Eu acho um diferencial da Cielo só ela passa a Elo, discordando do vídeo, ponto para a Cielo neste aspecto. Pois se vc pegar 10% do mercado, como vc disse, usando a Elo o comerciante tem que ter a maquina da Cielo também.

    Os controladores BB e Bradesco: sabemos que economia está com problemas então os controladores fazem de tudo para ter a maior parte dos lucros da Cielo, pouco se importando com os minoritários. Não seria a primeira vez e nem a última que veríamos os majoritários ferrando os minoritários. A forma mais fácil deles aumentar a receita, já que os dividendos está limitado a 30% é com maiores incentivos.

    pergunta feita no webcast
    ” a gente olha o press release do Bradesco e
    nota que aumentou em 200% o rebate pago de Cielo para Bradesco e eu queria entender
    um pouquinho qual a métrica que isso é lincado, como é que se dá essa evolução, o que o
    Bradesco tem que fazer 200% melhor para que esse fee cresça na mesma proporção”

    “Sr. Rômulo: como vocês sabem nós pagamos incentivos aos bancos parceiros, sendo que
    o Bradesco é um deles. Não podemos comentar a respeito dos números mencionados pois
    os mesmos foram divulgados pelo Bradesco; contudo podemos afirmar de forma definitiva
    que para o ano de 2015 o volume que nós pagamos está correto e na mesma base de
    comparação o que nós, Cielo, pagamos ao Bradesco o aumento foi de aproximadamente
    50% em relação a 2014, ou seja, nós estamos falando de 200 milhões em 2014 o número
    que nós pagamos o Bradesco

    para uma segunda pergunta

    Sr. Rômulo: sempre levando em consideração o volume, e mesmo levando em
    consideração também que em o Bradesco comprando o HSBC esse volume tende a
    aumentar e então tem uma série de outras variáveis que inclusive cabe mencionar. A gente
    está falando aqui de volume e a gente tem outras métricas que a gente leva em
    consideração”

    ou seja vc pode esperar uma fatia maior para o Bradesco esse ano. Resta saber se essa entrada dos clientes do HSBC vai ser benéfica para a Cielo também. Acho mais que justo pagar um incentivo maior para quem traz mais clientes e mais retornos para você.

    O que eu não gostei foi da notícia do BB e Bradesco juntando-se para compra a Elavon, isso foi quase que uma traição com a controlada deles. Ai eu concordo com o vídeo, quem teria que comprar seria Cielo através deles. Dinheiro em caixa e reserva de lucros a Cielo tem e nem tão caro seria a empresa.

    • olá lokoisback

      eu também acho que esses repasses fazem parte do jogo e o bbdc/bb sempre vão querer a mais mesmo, a minha birra é a forma que foi feito e o momento que foi feito. Como eu disse a Cielo veio de uma aquisição de uma empresa de cartões do BB e logo em seguida temos um repasse tão elevado assim para o BBDC em meio a um cenário tão desafiador que tanto o BBDC quanto a CIELO ficaram repetindo nos releases será que o BBDC fez um volume tão alto assim para compensar um aumento de 200% ou será que foi por conta da Cateno ? entende a minha dúvida… a forma como os controladores fazem as coisas é que acaba deixando tudo intragável pelo mercado!

  9. Tem uns cara que acham que é só olhar que tá verde o lucro que é o mais seguro investimento do mundo, nem dá bola pra esses caras, VdD.
    Agora minha singela opinião quanto a Ciel3: pode deixar de ser a melhor empresa em retorno pros acionistas, mas não vai afundar, pelo menos espero; mas vou seguir acompanhando, por enquanto de fora.
    abraço

    • Olá luis antonio

      Olhar o lucro faz parte, mas o problema é que muitos acham que analisar empresa se resume apenas a isso.

      Também concordo contigo que a empresa é boa, tanto que ainda tenho na carteira, se também não achasse o post não seria um vídeo seria um post de venda é que no vídeo não temos tempo para falar muito então acabo focando no problema de imediato. Mas a ideia do vídeo não é transmitir que a empresa tem um case de negócio ruim ou que está indo mau, pelo contrario.

  10. Nada do que vcs falam tem sentido. Se tem lucros crescentes ano após ano, como pode ter péssima administração? Claro, pode ter lucro e ter uma governança ruim (ter units, on sem free float, etc, mas nenhum é o caso da Cielo).

    Pelo que eu vejo aqui no blog você ainda tem pouco tempo de bolsa, nem 5 anos direito. Então preste atenção, se você começar a operar noticias e achismos, eventualmente você vai vender no fundo em pânico. Não adianta, é como uma doença. Atente-se ao seus critérios para ser sócio e esqueça noticias, elas não vão te servir para nada.

    Sobre o que você disse a respeito de uma possível troca na quantidade de dividendos recebida, isso é absolutamente irrisório, contanto que você tenha uma boa diversificação. Se você tiver 2% da sua carteira em Cielo, uma queda de 75% nos dividendos não vai mudar em nada sua vida.

    Vejo que você tem pouca diversificação, tudo bem, escolha sua, mas muito cuidado. Dividendos são descontados do preço da ação, então não são lá aquelas coisas.
    Se a empresa da lucros crescentes, sua cotação vai acompanhar os lucros, como sempre foi e sempre será, ponto final.

    • na falta de argumentos a ignorancia usufrui da agressividade e da ofensa como ataque

      de 4 parágrafos: 2 foram ataques pessoas 1 com algo que não disse e outro de completo bullshit

      nos estamos discutindo Cielo ou VdD ? acho que me perdi aqui!

    • Pessoal só olham números aqui rsrsrs

      Os caras esquecem que empresa ótima pode ficar boa e pode ficar ruim, e empresa ruim podem ficar boa e podem ficar ótima. Não espere que os números te avisem sobre isso ;)

      Olhar só números “só ver 3 no ticker da ação não quer dizer boa governança”, estudo como todo, transparência é ponto para governança, ri é ponto para governança, majoritários são ponto para governança, aquisições e vendas de empresas são pontos para governança assim por diante…

      Estude a empresa os números são apenas resultado da empresa se a empresa tem uma administração boa tente a melhorar e muito.

      Agora a cielo HOJE, a cateno não foi um bom negocio, pelo menos hoje, futuro ninguém sabe pode ser melhor ? não sei ? pode ser pior ? não sei, O que vale é hoje, se ficar fazendo N aquisições (de empresas que no momento não tem um resultado bom) e esse rolo todo da administração ponto negativo para a administração.

  11. VD,

    Assisti seu vídeo e também fiz minhas próprias divagações, em alguns pontos estou de acordo com você e em outros fiz uma leitura diferente:

    1) Com relação a ELO

    No meu entender a ELO precisa muito mais da CIELO do que o contrário, pois as bandeiras internacionais não são o único fiel da balança. O ITAÚ também esta tentando emplacar sua bandeira própria, Hiper, e obviamente eles não tem nenhum interesse em aceitar a bandeira dos concorrentes em suas maquininhas da Rede; o Santander apesar de não ter uma bandeira própria também não aceita ELO, pois isso poderia fortalecer seus concorrentes e levá-lo a cair na armadilha que você citou em seu video, o Pagseguro da Uol também não aceita a bandeira ELO, deixando como única saída para essa bandeira as maquinetas da CIELO. Ou seja o BB e Bradesco tem muito interesse no ganho de market share da Cielo e vão fazer de tudo para melhorar essa empresa, inclusive pagando gordas taxas pela captura da bandeira ELO.

    2) Riscos

    Para mim são três os principais risco para os lucros da CIELO:

    1) Eu acredito sim que os controladores estão exigindo uma fatia maior do bolo das receitas e isso pode prejudicar o crescimentos dos lucros no futuro da empresa;

    2) O BACEN para embaralhar as cartas e começar o jogo novamente a qualquer momento – sim é só questão de tempo para o órgão regulador obrigar as credenciadoras a aceitarem cartões de todas as bandeiras, o que vai aumentar muito a concorrência e reduzir as margens das empresas uma vez que não vai ter como diferenciar seu produto dos concorrentes de outra forma que não seja com preços mais baixos;

    3) Pelo que parece qualquer empresa do ramo de tecnologia é capaz de criar rapidamente uma empresa de adquirência de cartões, o investimento inicial acredito que não seja muito alto o que dá muito pouca proteção contra entrada de novos concorrentes no mercado.

    Bem é isso, eu também tenho CIELO como minha maior posição em carteira, sempre tive a impressão que ela era imbatível e que iria crescer seus lucros de forma constante por longuíssimo período de tempo, mas parece que tem algumas nuvens negras no horizonte…

    • Olá Laércio

      Bons pontos levantados, isso aí é debater olhar os pontos positivos e negativos do case de negócio, não ficar focado apenas em números, vamos lá…

      como vc mesmo mencionou em outro ponto criar uma adquirente própria é ligeiramente simples, portanto não chega a ser uma dependência tão grande da ELO com a Cielo. A diferença dos exemplos q vc colocou como ITUB e SANB é que esses tem no seu core Business incorporado uma adquirente ou seja ele não precisa de pegar 40% desse lucro e passar pra nós. Com isso não existe esse conflito de taxa entre a bandeira própria e a adquirente, nó caso da Cielo vai existe sempre esse conflito porque a medida que a bandeira come mais % da MDR menor será o lucro dos minoritários, a galera dos 40% do bolo. Entender porque o ideal seria que a ELO pertencesse a Cielo e não aos bancos, mas eles já viram a “cagada” que fizeram abrindo capital da Cielo e entregando 40% do lucro ao mercado agora querem contornar isso de outra forma. Até então o casamento estava indo bem porém não há amor que sobreviva a prato vazio e companheiro a situação atual no brasil vc precisará de muito amor pra continuar casado. Por isso entendo que o crescimento da ELO é ruim para a Cielo, quanto mais a ELO crescer maior será o poder do BBDC/BB sob a MDR da cielo.

      sobre redistribuir as cartas, vc se refere a essa lei de 2010 que está em vigor a 6 anos e ninguém obedece ? http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/07/termina-exclusividade-das-maquinas-de-cartao-de-credito.html

      chega a ser hilário os políticos acharem que apenas assinar um papel garante o funcionamento do mercado, infelizmente o mercado brasileiro sempre foi coronelista e protecionista, uma lei dessa não vai funcionar pro muito tempo com a força política que esse bancos possuem no nosso país.

      tem um outro ponto que não falei no vídeo mas que pra mim é tão preocupante quanto, sabemos que o governo especialmente esse atual tem um talento tremendo pra conseguir estragar o que está funcionando bem

      partindo desse principio se olharmos a MDR em países como a corei que é de 0,97% isso aí a cada 100 reais vendido só 0,97 centavos vai pra adquirente do cartão

      cortar gastos o governo não quer, mas as vezes pra compensar um aumento de imposto ele pode inventar essa loucura de canetar e obrigar as adquirentes a reduzirem essa taxa de MDR que particularmente eu acho um pouco elevado, mas enfim isso é outro debate, o fato é que já temos um histórico de um disparate desse nas elétrica, só olhar o primeiro mandado da dilma e ver o que ela fez com o setor, enfim desse governo não da pra duvidar de nada, no atual cenário uma redução da MDR seria fatal para a cielo.

      o que podemos fazer contra isso? nada apenas diversificar pra quando ocorrer não perdermos o sono! até lá vamos acumulando boas empresas e aumentando nossa posição gradativamente.

  12. Então a empresa da lucro em cima de lucro, sempre crescendo, e você ta falando que vai ter problema por coisas que você acha? Você diz diversas vezes no video ”na minha opinião” ”eu acho”… Meu filho, para de procurar pelo em ovo.
    Aaaah mas no longo prazo essas coisas…. no longo prazo eu te falo o que fazer: leia o balanço. Deu lucro de novo? Acabou!

    Ah, mas ai o banco vai poder pedir 2,5 em vez de 1,00 como você diz no exemplo que deu pra menina ai em cima. Beleza. Mesmo com isso, deu lucro? Acabou!

    A Cielo ainda é uma das melhores empresas da bolsa brasileira.
    Conversas de bastidores, achismos, noticias de jornal, nada disso importa. O que importa é se no balanço o lucro ta no verde e subindo.

    E os prejuízos da cateno não preocupam. Eles já explicaram que só vai encontrar equilíbrio em 2018. Se vai mesmo, vamos continuar vendo os balanços anuais. Por enquanto está ótimo, deu menos prejuízo do que o esperado.

    Se tem ELO, banco do brasil, bradesco, minha mae, a sua, nada disso importa e não vale a pena perder tempo se preocupando.

    Eu demoro 30 minutos por ano para analisar uma empresa como a Cielo.
    Margem ótima. Divida controlada, mesmo após a alavancagem. ROE excelente. Lucro subindo ano após ano. FCL negativo obviamente por causa do FCI de -8.

    Ta tranquilo e ta favorável.

    PROXIMA EMPRESA!!!

    • Se você analisar empresas apenas pelos números pode ter certeza de uma coisa, mais tempo ou menos tempo vc vai levar ferro!

      Analise de empresa não é só matemática vc precisa de feeling se não tiver isso não adianta que vai fazer sempre uma analise simplista da coisa.

      Agora vamos lá gênio… vc está usufruindo da sua IF com suas ações da CIELO vc recebe digamos que 1000 reais por mês de proventos dela. Aí o BBDC/BB diz que agora vc não vai receber mais 1 reais por ação vai receber 0,25. No outro mês vc acorda com uma renda de 250 reais. Só me explica como vc vai fazer pra paga as contas ? Magica ???

      aí vc vira e diz: estou feliz porque ela ainda dá lucro!

      acorda cara! para de achar que analise de empresa é só olhar lucro e ponto final!

      olhar apenas lucro numa analise é ser muito pueril

      Um investidor com essa sua visão, que só olha pra traz teria sérios problemas nesse cenário, um investidor que não consegue traçar projeções futuras para o negócio não tende a durar muito tempo na bolsa.

      • Concordo com VD,

        Não adianta nada se a empresa da lucro, porem tem péssima administração, (os controladores querem corroer os lucros da empresa), você não vê o exemplo as empresas de telefonia ? dão lucro porem não tem uma boa administração, fazem um rolo danado, e muitas aquisições…
        Agora você aceita isso? se sim blza, eu particularmente não aceito.

        Lembrando que nem controladores não tem muito respeito (valor) com seus próprios minoritários, Bradesco por exemplo muita diluição, BB eh o maior banco do brasil em ativos e receita porem tem menos lucro que o Bradesco,

        Eu tenho Ações da Cielo, Mas estou vendo o desenrolar das coisas, porem o que mais pesou foi o rolo dos administradores.

        • resumiste muito bem

          a empresa é excelente se não fosse os controladores complicando a situação

          coisa que nao existia até a 1 ano atras

    • Olá Anderson

      A ideia do vídeo não foi dizer pra ninguém vender ou comprar, isso cada um tem que tomar sua própria decisão, estamos apenas estudando como analisar o case de negócio e balanços das empresas. Agora não dá é pra ficar de olhos fechados e achar que tudo está uma maravilha, na cielo como em todas as empresas sempre terá os pontos positivos e os pontos negativos cada um tem que avaliar até que nível esses pontos valem a pena.

      Não pode confundir buy and holder com buy and forget

      Tem que acompanhar sim e ver o que está ocorrendo com as empresas, quem não tem tempo pra isso ou não quer fazer isso está no lugar errado melhor seria ir pra RF, poupança entre outros dos mesmos sabores!

  13. É VD, eu gostava muito de Cielo.. se esperava resultados muito altos e ela entregava o resultado melhor do que o mercado esperava. Mas … .esse cenário está bem complicado agora .. os bancos querendo morder uma parte maior do lucro dela .. essa concorrência de maquininhas aí .. não está facil … e um cenário que pode demorar .. mas nao sei se volta, nos eua, é comum o pagamento gerando um qrcode, pra que cartão de plástico? Pra que maquininha? Acho ainda uma boa empresa, mas não estaria no meu top10 mais …

    • Olá Rodolfo

      Concordo contigo que esse meio de pagamento por cartão de credito já está bem defasado, mas precisamos entender que estamos num país muito subdesenvolvido no sentido de que muita gente não chega nem ter conta corrente e muito mais aqueles que tem conta só pra receber salário. Sim existem regiões do país que estão mais a frente nesse quesito mas ainda estamos muito distante de países como por exemplo Corea do Sul que tem 97% dos recebimentos em cartão de credito enquanto que por aqui acho que nem chegamos a 40% ou seja temos muito chão pra andar.

      Eu achei que nesse ponto a Cielo ainda tem um vasto caminho se tratando de nível brasil. Mas sistemas mais modernos e novas tecnologias são ameaças constantes, veja por exemplo o sucesso do Apple Pay enfim isso é algo que nem me incomodaria tanto a curto prazo pois é algo que nós investidores conseguimos dimensionar de forma fácil uma mudança de rumo nesse sentido.

      O problema pra mim tem sido a governança e esse problemas com os controladores isso sim tem pesado negativamente na analise da empresa, esses conflitos de interesse nem sempre acabam bem.

    • Olá FS

      Eu falo sobre essas duas questões no vídeo, dê uma olhada lá olha na parte que explico onde eles introduzem a ELO no mercado que será muito prejudicial à Cielo! Se mesmo depois de assistir ainda tiver dúvida me avise que agente tenta debater por aqui.

      • Eu vi o vídeo todo. A minha indagação eh como o BB poderia prejudicar a Cielo se ele eh um dos donos dela? Acho que ele tem 27% dela ou algo assim, eh uma participação MT grande. Claro que tem MT coisa que a gente não sabe dos bastidores mas a princípio o BB tem a obrigação de ajudar a cielo a lucrar.

        • Digamos q vc é acionista da CIELO lembra que falei que dos 100 reais 3 ficam com a cielo e desses é dividido entre Visa, Banco e Cileo

          Uma vez que BBDC e BB tem a bandeira ELO e essa é dominante no mercado ela elimina a terceira parte que trazia o equilíbrio na equação, com isso ela tem um poder de dizer pra Cielo que agora ao invés de receber 1 reais daqueles 3 ela quer 2,50 se a cielo não concordar ele diz que vai tirar o ELO da Cielo.

          Moral da história o acionista da CIELO que recebia antes 1 real de lucro agora vai passar a receber 0,50 centavos no exemplo que te passei

          claro a divisão nao é uniforme e os valores não são sempre esses mas eh apenas pra ilustrar pra vc

          • nem tanto eles já estão com 10% do mercado e crescendo… enfim atualmente nada alarmante no entanto pro sócio da cielo tem que ir medindo essas variáveis pra ir acompanhando de perto

Leave a Reply to Vini Del Bem Cancel reply

Please enter your comment!
Please enter your name here