Perdi 96k esse mês – Gastos e receitas: Jun 21

4
983

Quando você acha que Maio foi o recorde despesa, vem Junho e lhe mostra que o buraco é mais embaixo. Estou com medo já do próximo mês 😨 o que ma aguarda.

Todo o mês nos postamos uma atualização dos nossos gastos e receitas, fazemos isso porque acho importante ter um controle do seu Orçamento e também para servir como um registro de bordo.

Com o início da obra para sede nova da empresa, esperava que meu patrimônio ficasse abaixo dos 1 milhão e meio na primeira fase. Caiu bem, mas até que ficou bem distante do meu cenário mais pessimista.

Nosso patrimônio ficou 200k acima do que esperava nessa fase da estrutura metálica. Ainda tem alguns gastos com a laje, mas penso que conseguirei manter isso acima do milhão e meio.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Tivemos mês de abril 2021 o recorde de receita em toda a nossa história, passamos os 75k de receita num único mês.

Já nesse mês tivemos uma queda de receita de 0,05% batendo pouco mais de 59k, junho do ano passado tínhamos feito 65k ainda tivemos uma queda sobre o ano anterior de 9k ou -13%.

Taxa de poupança do mês: -85%

É muito raro vermos taxa de poupança negativa no aqui no blog. Teve algumas vezes que aconteceu isso.

Geralmente são eventos não recorrentes que afetam minha taxa jogando-a para negativo.

Os impactos na taxa de poupança desse mês foi a obra, retirando esse gasto com a sede nova, teríamos uma taxa de 32% considerando os gastos com a mudança para o Brasil, retirando ainda esses gastos, minha taxa teria ficado em 53%.

Nossa taxa foi negativa esse mês, mas temos o nosso recorde em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.784k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.695k, tivemos uma queda de -89 mil Reais num único mês.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: +33k
  • 2ª semana: +24k
  • 3ª semana: -60k
  • 4ª semana: +39k
  • 5ª semana: -14k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Os gastos com aluguel chegaram a 8,4k isso porque tive uma restituição de 1,5k sobre o aluguel do Brasil, pois havia entrado no meio do mês no imóvel.

Alimentação também reduziu bem de 7k para 5,8k. Nas despesas pessoais a Laura teve um aumento de 1k indo para 2,1k boa parte motivado com a Amazon.

Tivemos que comprar alguns presentes como Carro da Barbie, uma Lol grande e um suporte para bicicleta que a Tatiane comprou para ajudar a Laura a aprender a andar de bicicleta.

Não recorrentes

Esses foram os grandes vilões dos gastos, fazendo com que as despesas não recorrentes do mês passado, que já estavam grandes, saltassem de 41k para 82k.

O grande vilão foi as despesas com as empresas, principalmente nos gastos com a nova sede da empresa de software que tenho. Só essa obra me gastou 67k.

Os gastos com móveis e a mudança para o Brasil ficaram ali na cola com 7.9k.

Sendo 2,8k com a Amazon em:

  • Hd SSD portátil da LaCie de 1TB
  • Liquidificado Blender com copo de vidro. Maioria dos liquidificadores do mercado o copo é de plástico e eu não gosto de nada de plástico. Por exemplo, os vidros de tupperwaer são banidos da minha cozinha, só potes de vidro que utilizo.
  • Geladeira Panasonic Black. Estava em busca de uma geleira preta para combinar com a cozinha. Essa geladeira é muito bonita com a frente espelhada e tem um bom espaço interno. Vem com uma área na parte principal onde você consegue configurar para gelar uma latinha ou algo rápido. Tem uma parte de frutas com uma luz que conserva melhor os alimentos. Minha única exigência era que o freezer fosse na parte inferior, é muito melhor ele ficar nessa posição, acionamos o freezer poucas vezes no dia, não tem porque ele ficar no alto, as garrafas de água, refrigerantes e outras coisas ficam a altura da vista e não precisamos de ficar abaixando para pegar nada. Diante da quantidade de gastos parcelei ela em 3x essa é a 1/3.

Além dessas compras tivemos uma pancada de 2,3k da cama que comprei na F.A Colchões. Até que gostei da cama, achei bem confortável e o colchão é bem duro, o pessoal que me acompanha sabe que tenho problema na coluna. Esse colchão deles consegue ser bem resistente se ser desconfortável.

Comprei alguns pratos na Oxford por 927, e alguns talheres pretos no ML 360.

Comprei algumas tolhas da Buddemeyer na Camicado por 300 dividido por 2x. Além desses gastos tivemos 1k das poltronas e puff para a sala, decidimos não colocar sofá, optamos pelas poltronas, pois fica mais móvel.

A outra pancada que tivemos nessa categoria foi a faculdade da Tatiane na Alemanha. Basicamente é o ticket de ônibus obrigatório da faculdade, foram ai 2,5k nesses gastos.

Conclusão

Nossa receita anual chegou em 44k, sendo os dividendos até a data atual responsável por 14k dessa renda.

Minhas despesas até o momento estão em 210k. Isso nos coloca com uma taxa de poupança anual de 52%. Lembrando que aqui nesse gráfico não entra os gastos com a Empresa.

Viver de Cristo

Estamos fazendo um estudo escatológico no blog Viver de Cristo. Analisamos as alianças bíblicas e agora começaremos a parte mais interessante, começar a entender o que virá a seguir nos acontecimentos futuros.

Começarmos nesse post introdutório onde dou um resumo do que podemos esperar do plano de Deus para os homens, conforme descrito na Bíblia. A partir de agora a coisa começa a ficar realmente interessante.

Previous articleCompras O – JUN 21
Next articleGanhe dinheiro com as vacinas do Covid – Dividendos Jun 21

4 COMMENTS

  1. Olá amigo,

    Li em um outro post que irá retornar ao Brasil a partir da Alemanha. Vc pretender mudar a estratégia de investimentos em ações qdo retornar ao país no sentido de investir também na B3 ou continuará, mesmo residindo no Brasil, investindo só em ações americanas?

    Desculpe se já mencionou isso, mas não é sempre que estou no blog.

    • ola L

      nao vou mudar, independente de onde esteja na minha visão é fundamental o seu patrimônio estar numa moeda forte.

      vou continuar aportando no exterior

      qdo terminar a obra que eu falei que iria reconstruir minha carteira de FII que é o único investimento que tenho interesse em fazer no brasil

      mas essa estratégia do FII nao tem a ver com a mudança, mas sim com a obra da sede nova.

  2. Vendo o faturamento das sua empresas percebo que o setor tech continua com tudo mesmo, rs
    Está voltando para o Brasil? qual vídeo falou isto? Perdi esta notícia.

    • ola UO

      a coisa ta caminhando, parece que agora na virada do ano q a economia está começando a retomar.

      com relação ao brasil eu falei nesse post nao cheguei a fazer um video ainda

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here