Primeiro salário na Amazon – Gastos e receitas: Jun 20

17
1262

Mais um mês com bom resultado na esfera de finanças pessoais, somando os ganhos de todos os meus negócios conseguiu sustentar as despesas com folga, para infelicidade de alguns que estavam torcendo para meu fracasso, entra na fila hater. Vamos falar também do primeiro salário na Amazon da Tatiane.

Todos os meses compartilhamos nossos gastos e receitas, abrirmos a caixa preta, como costumo falar nos vídeos.

A idéia com isso não é só orientar, no sentido de mostrar o caminho, mas servir de motivação. Tenho certeza que muitos aqui quando chegaram nesse canal, tinham a vida financeira bagunçada.

Observando a maneira como eu trato isso, foram ajustando os seus controles também. Essa é a primeira mudança que nós queremos fazer.

Receitas

Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.

Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.

Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.

Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Receitas: nesse mês tivemos essa rubrica nova. Ela corresponde ao salário da Tatiane na Amazon.

Como o Job dela é temporário, resolvi não criar uma categoria para isso, sei que não é o ideal.

Ainda nesse tópico da receita, a Tatiane recebe um salário de quase uns 10 mil reais na Amazon, mas aqui na Alemanha o Governo morde cerca de quase 40% dessa grana em imposto.

A única diferença daqui para o Brasil que por aqui você paga muito imposto, mas ainda recebe algumas coisas de volta como: segurança, educação, transporte, etc… enfim no Brasil, você paga quase ou mesmo, senão mais, e o dinheiro “desaparece” 💰 na maquina estatal.

Essa parte de imposto entrou na categoria de “não recorrentes”, para podermos medir o quanto está ficando da nossa renda em impostos. Mais abaixo nas despesas falaremos sobre isso novamente.

Sobre nossa receita total, tivemos algo bem próximo ao que foi no mês anterior onde batermos o recorde de 66k esse mês ficou ali na porta com 65k.

Se formos analisar os números mais de perto, o mês passado foi bem atípico dos demais porque fizemos 66k sem ter a receita da Tatiane incluída no bolo, já nesse mês está incluso isso.

Conseguimos aumentar em 75% a nossa receita comparando com o ano anterior. Em junho de 2019 fizemos 38k.

A coisa começou a recuperar no nosso principal negócio, a firma de desenvolvimento já começou a retomar número que estavam próximos a janeiro.

Agora acredito que a economia se soltando a recuperação será bem rápida. Tenho falado isso aqui no blog diversas vezes.

Taxa de poupança do mês: +55%

Nossa taxa de poupança foi muito boa, ainda sim bem distante do nosso recorde em Abril de 2017 que chegamos a uma taxa de +75%.

Conseguimos ficar acima dos 50% que é o teto da nossa meta. Numa situação normal eu iria ajustar nossas despesas, leia-se gastar mais.

Como fazer alguma viagem, para abaixar esse taxa e melhorar meu padrão de vida, mas na situação atual, estamos construindo uma reserva de emergência no 🇧🇷 esperando os ventos ruins da crise.

Como estamos vendo uma recuperação boa, vamos utilizar essa reserva que fiz para poder ajudar na construção da nova sede da empresa.

Estou estocando uma grana na poupança lá 🇧🇷 e já avisei o Mestre que se conseguirmos reestruturar as operações da empresa a ponto de não precisamos de injetar grana no negócio, vou usar essa reserva para evitar pegar empréstimos na construção da nova sede.

Vamos trabalhar duro para reduzir isso ao máximo, então espero que o Mestre também esteja dando um jeito no lado dele de aumentar suas economias para a etapa da retomada da construção.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado tínhamos 1.083k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.150k ou seja tivemos um aumento no patrimônio de +67 mil Reais.

Se você fizer um calculo aí tivemos um crescimento de 6,2% no mês. Tem alguns canalhas por aí que adoram espalhar mentiras sobre mim, então vamos tirar o crescimento do patrimônio por conta da nossa taxa de poupança, teríamos um crescimento de 2,8% ao mês se isso repetir teremos quase +40% no ano.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: +119k
  • 2ª semana: -68k
  • 3ª semana: -12k
  • 4ª semana: -34k
  • 5ª semana: +27k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Lembrando que até novembro de 2019 nosso patrimônio estava acima de 1 milhão, mas por conta da compra de um terreno para nova sede da empresa tivemos que desembolsar dinheiro, relembre no vídeo explicando porque tive que vender meus FII.

Despesas – Resumo

Nossa alimentação ficou em linha com o mês anterior o que subiu bem foi o gasto pessoal da Tatiane. Ela está trabalhando agora, então combinei que gastasse o salário dela todo com ela mesmo, não precisaria de colaborar com as despesas da família.

Também tivemos um aumento na utilidade, isso foi por conta do meu celular. Antes meu celular era da Vodafone, ligava a vontade para toda Europa e não pagava nada.

Aí passei meu plano para 1and1 uma empresa inglesas também, mas eles cobravam ligações para fora da Alemanha, como fiquei vários minutos resolvendo uma treta numa conta antiga minha que tinha num banco Português por conta do meu chip que foi trocado, a fatura da 1&1 chegou bem salgada, ficou em +500 reais essas ligações, vou é voltar pra Vodafone na primeira oportunidade.

Não recorrentes

Eles vieram bem próximo do mês anterior, com um aumento de quase 300 reais apenas, considerando que nesse mês temos 3,7k de imposto pago no Job da Tatiane, considera que ele deu uma boa queda.

Onde mais caiu foi na parte de móveis e eletrônicos, mês passado havíamos comprado um novo iPhone e saiu uma pancada, já nesse mês não tivemos uma despesa desse tipo.

Pagamos um novo curso de alemão para a Tatiane, aí foi quase uns 2k para que ela pudesse melhorar o alemão dela e conseguir um Job melhor no futuro.

O trabalho dela na Amazon foi na Warehouse, diz ela que é a primeira warehouse totalmente automatizada da Amazon na Alemanha, ela me contou como funciona as coisas lá, dos robôs indo e vindo em alta velocidade e parece que eles vão bater mas param a mililitros um do outro.

No meio da warehouse ficam apenas os robôs é proibido entrar humanos lá, as pessoas ficam em volta organizando as cosias, pegando os itens dos robôs ou entregando os itens para eles guardarem.

Se quiser ter uma idéia de como funciona uma warehouse automatizada da Amazon assiste esse vídeo abaixo:

Como ela vai estar encerrando o contrato com a Amazon esse mês de julho, a Amazon até chegou a dizer que continuaria com ela, mas ela optou por não continuar para focar nos estudos novamente, já vai entrar de cabeça nesse curso.

Conclusão

Nossa receita anual está em 386k e nossas despesas em 164k. Deixando-nos com uma taxa de poupança anual de +57%.

Viver de Cristo

Estamos fazendo um estudo escatológico no blog Viver de Cristo. Analisamos as alianças bíblicas e agora começaremos a parte mais interessante, começar a entender o que virá a seguir nos acontecimentos futuros.

Começarmos nesse post introdutório no qual dou um resumo do que podemos esperar do plano de Deus para os homens, conforme descrito na Bíblia. A partir de agora a coisa começa a ficar realmente interessante.

O blog Viver de Cristo é um verdadeiro quebra cabeça. Estamos juntando as peças e daqui alguns anos, você verá como tudo está interligado desde os tempos passados e entenderão o que virá a seguir.

17 COMMENTS

  1. não sei se vc acompanha, mas parece que o Banktivity parou de atualizar as ações/FIIs brasileiras .

    Fui caçar aqui e não atualiza mais, só lançando manualmente.
    Isso não seria um problema para quem investe nos dois mercados?

    Foda que eu tenho muita informação no Banktivity. Para migrar isso, se é que tenha um app que atenda.

    • Não estou sabendo, mas tenta um contato com eles lá. Não sei se vc está já afirmando por resposta deles que parou mesmo ou se eh um problema específico seu

          • que treta hein

            vamos mandar msg pra eles pedindo, acho que geral aí que tiver o prblema qto mais gente mandar melhor pq daí eles irão ver que tem usuários afetados

          • Chegou a ver os comentários no post deles?
            Tem mais lugares que eles perderam o suporte para download das ações. E não tem perspectiva para resolver ainda.
            Foi o que me responderam no suporte. Creio que não vira nessa atualização. Achei bem chato isso.
            Montamos nosso planejamento usando o app, e eles param de atualizar exatamente o que usamos. Ainda não decidi se uso uma outra forma de controlar investimento para não ficar na mão de um app que possa fazer isso ou se sigo fazendo lançamentos manuais.

          • Acabei de cobrar tbm. mas já tinha reclamado no suporte tbm.

            Até no post do twitter. tem mais gente reclamando de outros países. e pelo que eu entendi eles ainda estão examinando fontes de dados para entrar no lugar do yahoo. Mas não possuem previsão para isso.

            “Thank you for contacting IGG Software Support. Some international securities were working intermittently using a feed from Yahoo Finance even after Yahoo turned off their API for security quote downloads. Then around June 15 is when the Yahoo feed died completely. We are currently using IEX Trading only for downloading security quotes. Unfortunately, IEX does not support all international securities at this time. We are working with IEX in efforts to expand their support. We are also looking into additional services we may be able to add which may support more securities and exchanges. However, I do not have any ETA when any additional support may be available.”

  2. Show viver, por mais este resumo de fechamento de Junho.
    Muito legal este galpão da amazon, espero um dia chegar ao seu conhecimento.
    Att
    Eu Candido

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here