Primeiro sintoma de um corte de dividendos

4
578

Vocês sabem aqui no blog que sou um investidor de empresas de crescimento de dividendos, quero comprar empresas que cresçam os dividendos por longas décadas.

Para a empresa poder crescer os dividendos e retornar a cada ano mais dinheiro aos seus acionistas, ela tem que conseguir crescer também seus lucros por ação ao longo do tempo e ter payouts razoáveis.

Essas empresas precisam de ter uma geração de caixa robusta e resiliente para poder distribuir o excesso de caixa para seus acionistas em forma de dividendos.

A medida que seus ganhos vão aumentando ela deve ir crescendo a distribuição de seus dividendos para os acionistas, mas também deve re-investir parte desse aumento no próprio negócio para poder continuar crescendo no futuro.

A fórmula é simples de entender, mas difícil de executar.

A empresa certamente passará por algum momento de dificuldade, enfrentará desafios devido a mudanças no ambiente competitivo. Se isso gerar uma estagnação do crescimento de suas receitas e lucros pode comprometer o crescimento futuro dos dividendos.

Algumas empresas quando enfrentam essa situação de estagnação de receitas e lucros, começam a cortar gastos para gerar mais valor aos acionistas.

Pegamos alguns exemplos clássicos das ferrovias americanas a Union Pacific Corporation – UNP e Norfolk Shouthern Corp – NSC que estão com suas receitas em declínio, mas buscam redução de gastos constantes.

Esse é o papel da administração, trabalhar para os acionistas.

Por isso que evito empresas que são só focadas em crescimento a todo custo. Relembre aqui porque não invisto em empresas que não distribuem dividendos crescentes.

Muitos administradores ficam preocupados apenas em crescer o negócio a todo custo e não em dar retorno aos acionistas. Fazem isso em busca de salários maiores. Esse é o exemplo do cabo de guerra entre a alta administração e os acionistas.

A maioria dos CEOs dessas empresas ficam preocupados apenas com seus próprios bônus.

Em alguns casos, eles acabam comprando outras empresas a preços exorbitantes no mercado, de modo que suas receitas começam a crescer e os lucros também, mas isso não dura muito tempo.

Como pagaram muito caro, acabam tendo que recorrer a empréstimos ou usar ações a preços baratos para financiar aquisições a valores inflacionados, essas empresas desperdiçam recursos dos acionistas e colocam a viabilidade financeira do empreendimento em risco.

International Business Machines Corp – IBM

Pegaremos o caso da IBM para ilustrar nosso artigo.

Lembram quando a IBM comprou a Red Hat por incríveis $34 bilhões? Não, então veja essa doideira aqui.

A Red Hat até se encaixava no negócio da IBM, mas convenhamos pagar 34 bi nela foi, para ser modesto, “um pouco” inflacionado.

Red Hat tinha em 2018 receita de $2,92 bilhões e ganhos de $259 milhões. IBM pagou demais por essa aquisição, estava desesperada para sair da tendência de queda nas receitas a qualquer preço.

A IBM teve um leve aumento naquele ano em sua receita que saiu de 106 bilhões em 2011 para 79,1 bilhões em 2017 ante de ter comprado a RedHat, depois chegou a 79,5 bilhões com a aquisição da RedHat.

Seus lucros também foram despencando ao longo desses anos, lá em 2011 ela fazia $15 bilhões em lucro, agora nesse ano chegou a $5,3 bilhões e caindo cada vez mais.

Seu Payout nesse período saiu de 22% para 110%.

Seus dividendos se mantêm em crescimento desde 1994, com mais de 27 anos de crescimentos ininterruptos.

Se você é acionista da IBM, comece a se preocupar porque seus dividendos serão cortados em breve 😱

Podem anotar aí e depois vir me cobrar: a IBM, nesse ritmo, não conseguirá manter essa taxa de crescimento dos dividendos por muito tempo.

O primeiro sintoma que uma empresa apresenta ao cortar dividendos é a queda nos lucros e aumento no payout.

Muitas vezes isso é reflexo de má administração, aquisições erradas, inflacionadas e falta de capacidade de se reinventar da empresa.

O resultado disso é um crescimento no endividamento, basta ver o índice combinado de juros, nosso principal indicador para medir a dívida de uma empresa.

A IBM tinha em 2011 um ICJ de 52 e agora despencou para 5 e está bem preocupante essa dívida.

Invista na bolsa americana 🇺🇸

Quer aprender a investir na bolsa americana?

Nesse artigo mostramos um roteiro do que você precisa para iniciar no mercado americano.

Abra sua conta na nossa corretora parceira e começa a investir agora mesmo.

4 COMMENTS

  1. Fala ai vdd!
    Pô acho q um dos principais problemas das empresas de TI na bolsa é isso, como é um mercado muito agressivo e canibal, elas precisam estar sempre se reinventando, investindo, pagando poucos dividendos etc.. Tem a questao de definição de lucro, q teoricamente facebook “lucra” x, mas ela na verdade lucraria menos pq grande parte desse lucro é pra “depreciação do negocio digital em sí”, e eu nao estou nem falando de depreciacao de software, q é algo contabil, estou falando de algo subjetivo mesmo..
    Aí é foda, tem uma guerra dessas maiorias de empresa de TI grande em kerer dominar o mundo e nem pagam dividendos ou pagam muito pouco..
    Como seu objetivo é crescimento de dividendos (e consequentemente viver de dividendos no futuro) e ja estar com muito peso em TI (devido ter uma empresa da area) realmente acho q é muito complicado ter empresas puramente de TI na carteira.. acho que IBM ainda tem uns certos diferenciais devido ter um portfolio de patentes mt grande e ser bem antiga, mas esse negocio de querer ficar na moda e pagar bilhoes e bilhoes na red hat acho complicado.
    E ai que contrasta muito com essas da area de ferrovia, que tem muita defensividade e relativamente pouco investimento para acompanhar as tecnologias

    • por ai mesmo o intangível do FB e dessas outras empresas de TI é gigantesco

      nelas vc precisa de calcular os indicadores pelo ebitda pq senão fica muito mascarado

      sobre a IBM ela é uma empresa bacana, mas a administração tem feito muita besteira nos últimos anos, tão tipo o Ballmer na era microsoft kkkkkk ou acertam isso ou corre o risco de virar outro Yahoo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here