Quanto pago de IPVA na Alemanha – Gastos e receitas: Set 20

3
1654

Vamos mostrar nosso balanço do mês a nível de gastos e receitas familiar. Também falarei quanto pago de IPVA na Alemanha, bom pra você ter uma idéia a nível de comparação com o Brasil dos custos para se ter um automóvel.

Meu patrimônio vinha numa ascendência o ano passado, até que em Dezembro de 2019 tive que vender meus FII. Depois teve outra queda forte em Março quando explodiu a Crise do Corona Vírus. Dê lá pra cá a coisa começou a recuperar e em Maio retomamos para a casa do milhão.

Já temos aí 7 meses consecutivos de crescimento no patrimônio
Já temos aí 7 meses consecutivos de crescimento no patrimônio

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer todo o resto acesse a nossa página de Orçamentos. Lá tenho mantido um histórico de todo nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.

Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.

Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.

Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

No mês passado tínhamos batido 65k de renda familiar e agora caímos 8% nesse mês.

Conseguimos aumentar em 33% a nossa receita comparando com o ano anterior, onde em setembro de 2019 fizemos 45k.

Nossa receita tem se mantido acima dos 50k desde o início do ano. Isso tem sido resultado das várias fontes de receita que tenho trabalhado. Estou com vários projetos engatilhados.

Taxa de poupança do mês: +51%

Nossa taxa de poupança foi boa, ainda mais considerando os gastos excessivos que tivemos esse mês. Apesar disso ainda está bem distante do nosso recorde em Abril de 2017 que chegamos a uma taxa de +75%.

Estou estocando uma grana na poupança lá 🇧🇷 e já avisei o Mestre que iremos usar essas reservas para evitar pegar empréstimos na construção da nova sede, mas pegando os orçamentos de construção já desistimos dessa possibilidade de construir sem recorrer a empréstimos.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado tínhamos 1.260k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.316k ou seja tivemos um aumento no patrimônio de +56 mil Reais.

Se você fizer um cálculo aí tivemos um aumento de 4,44% no mês. Tem alguns canalhas por aí que adoram espalhar mentiras sobre mim, então vamos tirar o crescimento do patrimônio por conta da nossa taxa de poupança.

Temos sem o aporte um crescimento de 2% ao mês, se isso repetir-se teremos quase 24% nos próximos 12 meses.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: +5k
  • 2ª semana: -25k
  • 3ª semana: +15k
  • 4ª semana: -43k
  • 5ª semana: +40k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Lembrando que até novembro de 2019 nosso patrimônio estava acima de 1 milhão, mas por conta da compra de um terreno para nova sede da empresa tivemos que desembolsar dinheiro, relembre no vídeo explicando porque tive que vender meus FII.

Despesas – Resumo

Conseguimos dar uma boa reduzida nos gastos, também mês passado acabei pagando muita coisa com viagem, tanto a turismo quanto a negócios.

Tati acabou gastando mais esse mês, ela vem queimando a grana que guardou durante seu trabalho na Amazon. Na utilidade tivemos uma aumento da conta de luz, hoje pagamos aqui de luz na Alemanha R$222 esse valor pode ser ajustado ano a ano, aqui explica como isso funciona aqui.

Laura e eu tivemos uma queda nos gastos. A Laura teve de maior gasto quase uns 400 reais que pago semestralmente para participar de um encontro de brasileiros que ocorre uma vez por mês, é bom ir lá que a Laura brinca com outras crianças em português. Já comigo o vilão foi a Tommy que gastei 780.

Não recorrentes

Tivemos a revisão do nosso Peugeot 😭 que ficou em 3,7k, carro francês é isso, manutenção cara em qualquer lugar do mundo. Também paguei aqui cerca de 263 reais de taxa de imposto, tipo um IPVA brasileiro.

A coisa que me anima a ter carro aqui que mesmo que você compre um carro caro você não irá pagar muito de imposto por ano. Agora experimenta comprar uma mercedes uma land ou algo do tipo no Brasil e vai morrer uma grana absurda só da IPVA.

Por sinal também paguei o IPVA do meu carro no brasil, 210,00 só pra efeito de comparação o meu carro na Alemanha é novo um Peugeot 2008 o meu no Brasil é uma Palio Weekend de 1998 e pago quase o mesmo valor.

Ainda veio alguns gastos de minha viagem a Portugal para esse mês, cerca de 3,3k em gastos basicamente com restaurantes. Por fim ainda gastei quase uns 800 reais com alguns utensílios para cozinha.

Conclusão

Nossa receita anual ultrapassou a marca do meio milhão, chegando a 604k e nossa despesa chegou a 1/3 do milhão, indo para 307k. Deixando-nos com uma taxa de poupança de +49% um pouco abaixo da nossa meta de viver com metade do que ganhamos.

Viver de Cristo

Estamos fazendo um estudo escatológico no blog Viver de Cristo. Analisamos as alianças bíblicas e agora começaremos a parte mais interessante, começar a entender o que virá a seguir nos acontecimentos futuros.

Começarmos nesse post introdutório no qual dou um resumo do que podemos esperar do plano de Deus para os homens, conforme descrito na Bíblia. A partir de agora a coisa começa a ficar realmente interessante.

O blog Viver de Cristo é um verdadeiro quebra cabeça. Estamos juntando as peças e daqui alguns anos, você verá como tudo está interligado desde os tempos passados e entenderão o que virá a seguir.

Previous articleBalanço comentado 2T20 – XD #42
Next articleA situação do KRG e o Lockdown – Dividendos Set 20

3 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here