Viagem à Luxemburgo – Gastos e receitas: Fev 20

632

Com os gastos não recorrentes sobre controle, conseguimos continuar o trabalho nesse mês para recuperar nossa reserva de emergência. Ainda conseguimos fazer um passeio, fizemos uma viagem à Luxemburgo.

Tivemos ainda a explosão do Corona Vírus que acabou bagunçando um pouco nosso balanço na parte de alimentação. Compensou com um bom resultado, principalmente devido a um recorde de receita.

Vamos mostrar nesse post um resumo dos nossos gastos e receitas deste mês. Fazemos isso pois entendemos que os aportes são fundamentais para a chegar na Independência Financeira.

A idéia com isso não foi só orientar, no sentido de mostrar o caminho, mas servir de motivação. Tenho certeza que muitos aqui quando chegaram nesse canal, tinham a vida financeira bagunçada.

Observando a maneira como eu trato isso, foram ajustando os seus controles também. É esse tipo de mudança que nós queremos fazer.

Receitas

Companys é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.

Outras receitas são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.

Dividendos são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.

Poupança são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Tivemos um aumento nas nossas receitas. Nossa receita aumento em +9% sobre o mês anterior e +40% sobre o ano anteriorque teve receita de 38.7k.

Se no mês passado nossa receita chegou perto dos 50k esse mês conseguimos ultrapassar a marca. Chegamos a 53.9k sendo o mês com maior receita até o momento.

Taxa de poupança do mês: +67%

Segundo mês que nossa taxa de poupança está acima de 50%, não sei se conseguiremos um Hat Trick, até porque esse mês de Março o Joffrey estará visitando-nos e capaz de fazermos alguns passeios com ele.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado tínhamos 926k esse mês fechamos nosso patrimônio em 931k ou seja tivemos um aumento de 5k no patrimônio.

Lembrando que até novembro de 2019 nosso patrimônio estava acima de 1 milhão, mas por conta da compra de um terreno para nova sede da empresa tivemos que desembolsar dinheiro, relembre no vídeo explicando porque tive que vender meus FII.

Daí passamos Dezembro em viagem e não deu para economizar muito, Janeiro começamos a tentar recuperar nossa reserva de emergência e nosso patrimônio voltou a crescer. Estava indo tudo bem em boa parte de fevereiro, até o mercado acordar para o Corona Vírus.

Veja no gráfico que tínhamos retomado a marca dos 1 milhão de patrimônio no dia 5 de fevereiro, daí o mercado entrou em Bear e voltamos para baixo da meta 😰 dia 26.

Até achei que o resultado do meu Net Worth seria bem pior, mas até que conseguiu se segurar acima do fechamento do mês anterior.

Despesas – Resumo

Tivemos um gasto um pouco maior na alimentação, era para vir até menor do que o mês anterior, mas devido ao estoque de comida que fizemos a coisa deu uma estourada.

Parece-me que as cidades aqui na Alemanha não serão fechadas como ocorreu na Italia, mas por precaução já tinha estocado comida, até porque não dá pra prever o que irá acontecer. Nessas horas melhor previnir que remediar.

Tivemos uma redução de gastos na parte de utilidades, isso porque a companhia de luz de Duisburg devolveu 1,2k em janeiro que havíamos pago a mais, aqui explicamos como funciona isso por aqui na Alemanha.

Não recorrentes

Mês passado os não recorrentes tinha sido de 11k, esse mês deu uma boa caída, para 4,7k. Os principais gastos nessa categoria foram:

Educação, onde tivemos que pagar o semestre na faculdade da Tatiane. Algo em torno de 1,5k que basicamente é algumas taxas da faculdade e o vale ilimitado de transporte público aqui na Alemanha. Isso está explicado aqui em como funciona o transporte público na Alemanha.

Móveis foram o segundo vilão com 1,1k, sendo basicamente alguns utensílios de cozinha que compramos.

Em viagens gastamos R$690 que foi basicamente meus gastos com a viagem à Luxemburgo 🇱🇺 que correspondeu com R$182 no restaurante portuga e R$269 de presentes e lembranças que compramos lá no centrinho deles. O restante ficou por conta de gastos ainda no Brasil que foram pagos no cartão de credito.

A Alemanha tem uma vantagem geográfica de ficar bem no centro da Europa, o que permite que façamos vários passeios sem precisar de gastar muito com hospedagem. No caso da viagem à Luxemburgo gastamos só 2h de carro para chegar lá.

Com a viagem à Luxemburgo passa a ser o 21º a visitar, será que um dia chego nos 50º 🙏

É um país pequeno, sua população é menor que a de Düsseldorf, que é apenas uma cidade. Não é uma capital que você terá muitas coisas para visitar como uma Paris ou Londres, mas eu gostei da vibe da cidade.

Depois que fui descobrir que a maior comunidade de estrangeiros de Luxemburgo é de portugueses, e o português é a língua estrangeira mais falada (se contarmos que o inglês é default), talvez por isso vi várias pessoas falando português pelas ruas, parecia que estava em 🇵🇹 Portugal.

Conclusão

Esse mês de fevereiro foi bem proveitoso, conseguimos aumentar as receitas e reduzir as despesas o que elevou nossa taxa de poupança a níveis bem interessantes.

Nossa receita anual está em 103k e nossas despesas em 42k. Deixando-nos com uma taxa de poupança anual de quase 60%.

Viver de Cristo

Estamos fazendo um estudo escatológico no blog Viver de Cristo. Já analisamos as alianças bíblicas e agora estamos fazendo uma introdução no plano de Deus.

Nesse último post falamos sobre o plano de Deus para as eras, apresentamos resumidamente alguns aspectos de todo o plano de Deus e em seguida iniciamos uma pequena introdução do estudo do plano de Deus para a nossa era atual.

Onde estamos dentro de todo o plano de Deus e o que vem a seguir.

A coisa começa a ficar interessante agora, quando chegamos nas profecias que irão se concretizar nesse curto espaço de tempo.