iPhone: Aplicativo para controlar carteira de ações

46
2367

Já teve alguns leitores me questionando in private sobre o que eu uso algum aplicativo para controlar carteira de ações. Então resolvi fazer um post para ajudar aqueles que estão em busca de um bom aplicativo para controlar a carteira de ação.

Antes de começar a falar sobre o aplicativo só fazer uma observação, como eu disse em outros posts que a rentabilidade não tem utilidade, não quer dizer que o investidor não deve poder controlar o seus ganhos mas sim que isso não deve se tornar o objetivo principal de seus investimentos.

Eu até acho importante a nível de metas pessoais a pessoa ir acompanhando o quanto a carteira já lhe rendeu em valor, lógico que se você é uma pessoa que não consegue olhar a sua carteira de forma cética acho melhor nem se arriscar a fazer esse controle, se preocupe com os aportes antes de tudo e a rentabilidade é consequência da sua experiência no mercado, porque se você não tiver um bom preparo psicológico você acaba com o tempo se influenciando por aquilo e pode te levar a tomar alguma decisão baseada nas emoções.

Para controle oficial eu uso o Google Finances, nesse serviço do Google tem uma área exclusiva para controlar o portfólio e é bem completo e fácil de usar. Apesar de que eu acho o serviço meu abandonado pelo Google, ainda possui uma interface pouco trabalhada e eu valorizo muito aplicativos com design polido, além do fato de ter um grave problema de não possuir nenhum aplicativo oficial para celular, afinal nada melhor do que estando numa fila de banco ou em qualquer outro momento de monotonia durante o dia dar um cutucada no celular pra ver como anda as coisas na bolsa.

Uma alternativa ao GF seria o Yahoo Finance apesar da semelhança nas funcionalidades eu acabei optando pelo Google porque achei mais prático. Um recurso que eu acho fantástico no Google Finances é o fato dele já considerar os Splits, Bonificações e outros de forma que não há necessidade de lançar isso, ele já puxa essa informação automaticamente e só precisamos de fornecer o preço que compramos o resto fica por sua conta.

Bem a vantagem de Google e Yahoo é que apesar de não terem aplicativos oficiais existe uma gama considerável de aplicativos de terceiros para Android e IPhone que sincroniza a carteira com os serviços.

Durante um tempo naveguei e testei alguns desses aplicativos e depois de gastar uma grana, optei por esse aplicativo que considero o melhor app para controle de ações no iPhone.

certificados

Pra mim de longe foi a melhor opção. O aplicativo é bem completo e você consegue controlar suas ações da bolsa do Brasil e de Nova York (poucos fazem isso). Além do fato de ter um design muito atraente é possível informar o preço de comprar e ir acompanhando a rentabilidade e o quanto já ganhou em cada uma das carteiras.   Ele permite você criar diversos portfólios e mostra um agrupado em “Todas as carteiras”. Eu acabei dividindo em 3, ações de empresas brasileiras, FIIs, ações de empresas americanas. O legal que ele já converte as ações dos EUA para real de acordo com o dólar do dia. Como podem ver no lado esquerdo nenhuma novidade mostra a queda das minhas ações da BVMF já nos FIIs e ações de NYSE segue firme no positivo. No lado direito mostra o ganho total da minha carteira em cada uma das bolsas.  

carteira

Você consegue montar lista das empresas que esteja acompanhando ou de setores de forma que ele mostra o preço da empresa no momento e clicando sobre a mesma você pode visualizar as ultimas noticias sobre a empresa nos principais canais noticias sobre investimento. Abaixo uma das listas já prontas do aplicativo, no caso de empresas de rede social.  

lista

Dentro de cada empresa é possível ver os principais indicadores (ok muito voltado pra trade, mas fazer oq são eles que sustentam o sistema do gira gira), mostra fatos relacionados a empresa como balanços e dividendos, é possível ver um gráfico com a cotação da empresa em diversos períodos e ainda tem aqueles média móveis e alguns outros indicadores.  

detalhe acao

Na parte de Atividdades é possível acompanhar uma série de índices e maiores altas de preços, volumes e preços de commodities. Enfim pra finalizar o aplicativo é traduzido para o português e possui uma interface polida. Quanto a estabilidade não tive nenhum problema de travamento desde que adquiri o produto no inicio de 2014.  

atividades

Fica ai a dica deste aplicativo custa $9,99 na Apple Store o preço pode parecer um pouco fora da margem normal dos aplicativos mas vale cada centavo pago, espero que tenham gostado e se tiverem algum outro aplicativo para sugestão, deixa aí nos comentários.   Gostou do artigo? Então colabore, basta comprar o aplicativo utilizando o link abaixo que ajudará o blog a receber umas balas juquinhas:

iPhone
Previous articleNYSE: Fazendo uma analise setor de Restaurants
Next articleWalt Disney Co – DIS

46 COMMENTS

  1. Tem um que estou adorando, o nome é App Dividendos.me super completo! Melhor que trademap e kinvo.

  2. Baixei o app, achei super completo também, porém estou tendo dificuldade quando vou atualizar a posição da minha carteira, exemplo: fiz duas comoras de um ativo em datas diferentes – 300 e 600 ações. Depois de um tempo, vendi 700 ações desse mesmo ativo. Como registro essa venda no app pra ele me mostrar minha posição atualizada?

  3. Des da ultima atualização estou tendo problemas com a atualizacao das empresas nacionais. Voce esta tendo o mesmo problema ? Parece que ele nao identifica o codigo, mas quando eu vou la dentro da acao e clico p atualizar ela volta.

    Outra duvida, voce usa ele para colocar os dividendos tambem ? Nao achei lugar para lancar dividendos.

    • Pra mim esta funcionando normalmente, saiu uma atu ontem se não me engano

      Os dividendos controlo no bankitivity

  4. Olá Viver,

    Este aplicativo atualiza automaticamente os rendimentos de ações brasileiras e FII’s mês a mês??
    Pelo que entendi ele só não tem renda fixa, correto?

    • Vc importa do site da corretora os rendimentos

      O que ele atualiza automático é cotação pra calcular sua rentabilidade

      • Esta importação dos rendimentos dos FII’s e dividendos e JSCP das ações é feito de forma rápida?
        Eu gostaria de um app que mostrasse em formato de gráficos e relatórios o quanto recebi de rendimentos no período?
        Este o faz?

          • Olá Viver, bom dia!
            Como eu importo o extrato da minha corretora para o aplicativo? Estou com dificuldades de achar um tutorial de como usar. Por exemplo o valor da ação fica em $ e não em reais.

          • Olá Bruno

            Ele se comunica com algumas corretoras específicas, grande maioria americanas e eu não utilizo ele pra controlar as ações a ponto de bater o extrato. Só jogo nele meu pm e atualizo a cada nova compra as qtdes. Recomento utilizar o banktivity que seria melhor nesse caso de um controle mais fino.

  5. Olá tudo bem? Uso o YF para as ações e FIIs, mas sinto falta de um app no celular que, além desses produtos, permita que eu veja todo o meu portfólio, com meus TDs, Fundo Cambial, Fundo DI, LCA, LCI e CDB. Você conhece algum app mais completo neste sentido? Obrigado! Allan

    • ele pega as informações do site do google e do yahoo financies, acho que não deve ter tesouro direto lá, se tiver ele vai puxar

  6. No próprio rodapé da página no Google Finance tem um link “Report a Problem” : eu cliquei no link e descrevi o problema. Faça o mesmo e sugiro que todos que leiam este comentário também façam, pois quanto mais pessoas avisarem o problema: maior a chance do Google Finance corrigir o problema.

  7. vender ações depois da data de óbito, isso poderá ser considerado crime e dar processo criminal, infelizmente não é tão simples assim é a tributação é alta.
    Espero que vc não tenha problemas com isso, mas se tiver a solução nao será simples como imagina, como irá assinar o contrato de de câmbio para receber os dólares estando falecido? Esse dinheiro ficará nos EUA e será necessário fazer o processo secessorio lá e pagar os tributos. Agora não sei como é a tributação paraestrangeiros.

    • Pra ser sincero eu estou muito pouco preocupado como o herdeiro(a) vai transferir as ações como herança, resolver isso é o mínimo que ele precisa de fazer porque o mais difícil que é acumular o patrimônio eu já estou fazendo.

      Se tiver mais de um herdeiro deixa-se um testamento definindo o que fica com cada um e o mínimo que eles devem fazer é contratar um especialista em direito/tributarista para solucionar o caso, eu não quero me estressar com isso, acho que é sofrer antecipadamente.

      Agora posso te garantir uma coisa, mesmo que vc não deixe nada acertado pode ficar tranquilo que eles vão se virar pra pegar essa sua grana, já vi esses rolos em muitas famílias.

  8. Uma dúvida como é a tributação em caso de falecimento! Sei que o imposto sobre heranças nos EUA é muito superior ao do Brasil, chegando a até 40%, como está contornando isso, penso em investir lá , mais fico preocupado de vir a falecer e deixar minha família com um processo de herança por lá e ainda com uma bela mordida do leão.

    • Vende as ações, transfere o dinheiro pro brasil e problema resolvido sem dores de cabeça.

      Se tiver um valor considerável aí melhor contratar um consultor especializado, com uma pesquisa simples no google vc encontra empresas que atuam nos EUA para brasileiros e os preços não são nada absurdos, se não em engano uma consultoria fica entre 3 a 6k.

  9. Uso o Google Finance pq ele atualiza meu google Cards automaticamente.

    Para ações ele mostra o pagamento de dividendos, mas, para FII não! Como vc consegue visualiazar, no GF, quanto cada FII já rendeu a partir da data da sua ‘transaction’?

    Estou lendo seu blog e estou seriamente pensando em partir pras ações dos EUA também! Quando tiver mais dúvidas postarei em outros posts, por favor, responda! haha

    Abraços,

    • Olá Moto Investidor

      No meu está caindo os dividendos normalmente, inclusive para os FIIs de balcão os terminados em “B” da uma olhada

      FIIs Transactions Google

      Te dou total apoio e tenho certeza que não vai se arrepender o mercado americano é fascinante, você pode fazer um equilíbrio legal na diversificação algo como eu fiz 30% ações BR, 40% em FII e 30% ações USA mas daí claro vc define os pesos de acordo com o seu perfil.

      • Vou tentar criar um novo portfolio, para ver se meus FIIs sao atualizados!

        A principio vou investir 5000USD… vai dar mais ou menos 10% do meu patrimonio.
        Uma duvida: como vc faz (ou faria) para “sacar” o dinheiro para sua conta no BR? Tem mtas taxas envolvidas? Ja fez alguma vez?

        • Ótimo é um bom valor para começar. Poderia ser até menos pra você ir pegando o jeito e depois vai montando a carteira.

          Para retornar com o dinheiro basta preencher um formulário no site da corretora (se vc estiver na just2trade) e eles enviam a grana pra vc, bem parecido com o procedimento de envio pra fora e não paga imposto algum por isso, apenas declare tudo certinho no IR conforme tenho demonstrado nos artigos aqui do blog.

        • Isso não tem como resolver pois depende do Yahoo finance disponibilizar esses dados dos FIIs e Ações brasileiras, se vc adicionar ações americanas vai ver que ele carrega os dividendos normalmente, pq no yahoo finance está completo os dados dessas empresas

          • Na verdade estou falando do Google Finance. O interessante é que ele disponibiliza as informações do FII (Bolsa Brasileira) certinho até Novembro de 2014, lançando inclusive o pagamento dos dividendos: porém o Google Finance não lança nada de dividendos de Dezembro 2014 para frente. Alguém tem ideia do que pode ser?

          • Eu respondi pelo admin do wp ai não vi que estava respondendo em cima da duvida do google finance.

            Acho que teve uma mudança na estrutura de publicação da bovespa por isso parou de funcionar no Google Finance lembro que nessa mesma época o site do Bastter também não estava publicando os rendimentos do FII daí eles arrumaram lá internamente o algoritmo de importação, resta esperar a boa vontade do google pra fazer o mesmo.

  10. Não recomendo, você começa ficar escravo do mercado o tempo todo. Já passei por isto, hoje não tenho nem internet mais no celular, isto não é vida.

    • Olá Uó

      O negócio de cotação vicia mesmo, principalmente para aqueles que gostam de trade, valuation ou coisas do tipo, mas cada um tem seu perfil o importante é você se conhecer, saber até onde algo pode lhe ajudar ou atrapalhar.

      Eu parei de me preocupar com o preço da carteira no momento que passei a entender que o importante nos meus investimentos é o quanto eu aporto e não o quanto eu paguei em $ pelas ações, tanto que se abrir esse aplicativo 1 ou 2 vezes no mês é muito.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here